segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

AGUA DA ROCHA

Números 20.2-11
E não havia água para a congregação; então se reuniram contra Moisés e contra Arão.
E o povo contendeu com Moisés, dizendo: Quem dera tivéssemos perecido quando pereceram nossos irmãos perante o Senhor!
E por que trouxestes a congregação do Senhor a este deserto, para que morramos aqui, nós e os nossos animais?
E por que nos fizestes subir do Egito, para nos trazer a este lugar mau? lugar onde não há semente, nem de figos, nem de vides, nem de romãs, nem tem água para beber.
Então Moisés e Arão se foram de diante do povo à porta da tenda da congregação, e se lançaram sobre os seus rostos; e a glória do Senhor lhes apareceu.
E o Senhor falou a Moisés dizendo:
Toma a vara, e ajunta a congregação, tu e Arão, teu irmão, e falai à rocha, perante os seus olhos, e dará a sua água; assim lhes tirarás água da rocha, e darás a beber à congregação e aos seus animais.
Então Moisés tomou a vara de diante do Senhor, como lhe tinha ordenado.
E Moisés e Arão reuniram a congregação diante da rocha, e Moisés disse-lhes: Ouvi agora, rebeldes, porventura tiraremos água desta rocha para vós?
Então Moisés levantou a sua mão, e feriu a rocha duas vezes com a sua vara, e saiu muita água; e bebeu a congregação e os seus animais.

-Introdução: Após uma longa caminhada fugindo do faraó, “não havia água para o povo” (v.2). Este fato fez todos se desesperarem pensando que morreriam ali.
Mesmo depois de ver tantos milagres e livramentos do Senhor para seu povo desde o Egito até a abertura do mar vermelho, a presença de Deus na nuvem e na coluna de fogo, a chuva de maná do céu e a glória do Senhor sobre o monte Sinai, o povo parecia não se acostumar com a provisão Divina e sempre duvidava e se rebelava contra Moisés (Êxodo 17 narra a mesma história).
deserto significa a solidão, secura e falta de vida. A sede significa nossas carências emocionais, físicas e espirituais. Nós também muitas vezes somos como este povo. Estamos num deserto e passamos às vezes por secas demoradas. A diferença está em nossa atitude diante do problema.
O que fazer quando estiver sedento?
Vamos refletir sobre as reações do povo, de Moisés e Arão e do Senhor Deus neste fato e entender o que fazer quando passamos por desertos e sede:
1- O povo MURMUROU
v.3-5
A reação imediata do povo foi reclamar e fazer contenda contra Moisés e Arão que eram os líderes do povo. Todos sabiam que não adiantava murmurar. Fazendo isso estariam apenas se cansando mais e gastando a energia que faltava.
Esta é uma reação muito comum quando passamos por problemas. Reclamar é algo quase natural do ser humano. MAS NÃO RESOLVE O PROBLEMA!
Ás vezes nos sentimos como Moisés e Arão, parece que todo mundo está vindo sobre nós para exigir algo. Na verdade isso acontece por que estas pessoas estão sedentas. Por isso as pessoas reclamam, por que têm sede. Necessidades de atenção,carinho, amor, paz e principalmente a necessidade maior do ser humano que é de Deus para salvá-los dessa secura dos desertos da vida.
Jesus passou por um deserto e lá suportou sede por quarenta dias e não murmurou em momento algum (Mateus 4.1-11). Se até Cristo enfrentou desertos, por que não devemos nós enfrentar também? A palavra de Deus diz que o justo “passando pelo vale árido faz dele um manancial” (Salmos 84.6).
 Quando passar pelos desertos desta vida aprenda uma coisa: NÃO RECLAME. “Bom é aguardar a salvação do Senhor e isso em silêncio” (Lamentações 3.26) há momentos que é “tempo de estar calado” (Eclesiastes 3.7). Ore mais. Passe mais tempo com Senhor. Você não está sozinho. Está com Deus. Apenas CREIA que Deus irá intervir e espere a provisão do Senhor.
                        
2- Moisés e Arão oraramv.6
Moisés e Arão não apenas oraram como saíram da presença do povo para se retirar daquela situação de conflito, foram para a tenda de oração e se humilharam diante de Deus quando “se lançaram sobre o seu rosto”.
Há momentos que para orar é preciso se retirar um pouco e se humilhar diante de Deus. Eles se jogaram no chão diante de Deus para implorar sua solução para o problema.
Em situações em que não sabemos o que fazer a melhor reação é essa: “põe a tua boca no pó, talvez ainda haja esperança” (Lamentações 3.29).
O resultado foi que “a glória do Senhor lhes apareceu” (v.6). A SHEKINAH é a própria presença de Deus esteve com eles. Se eles ficassem chorando e se achando coitados, isso não aconteceria. O inimigo muitas vezes quer que nos sintamos como coitados, cheios de auto-piedade por que sabe que isso nos provoca revolta e não nos permite orar.
Quando estiver passando por desertos e sentir sede, se lance aos pés do Senhor que ele te mostrará a Sua Glória! Deus só mostra sua Glória para quem se rende aos seus pés.

3- Deus mandou tocar na rochav.7-8
Ali não havia água, mas tinha uma grande pedra.
Mais uma vez o Senhor surpreendeu o povo com sua misericórdia. Ele mandou Moisés pegar a mesma vara que se transformou em cobra, transformou água em sangue no Egito e abriu o mar vermelho e agora devia tocar na rocha. Da rocha saiu água!
O que representa essa rocha? A pedra significa as situações rígidas da vida, pessoas enrijecidas em sua fé, ‘cabeças dura’ e corações de pedra. Mesmo que for a situação mais dura ou pessoa mais difícil que seja, lembre-se: Deus faz brotar água da rocha!
Jesus disse: “aquele que crê em mim, do seu interior fluirão rios de águas vivas” (João 7.38). Isso significa que você não terá sede. Toda vez que algo te faltar você sempre terá a água viva que é Jesus.

Deus faz fluir água da rocha!

-CONCLUSÃOLamentações 3.21-29
O texto de Lamentações ensina justamente o que devemos fazer em situações de sede nos desertos da vida. Não reclamar (v.26, 27 e 29), lembrar das bênçãos recebidas do Senhor (v.21, 22) e se humilhar diante do Senhor em oração (v.29).
Creia que o Senhor pode fazer fluir em sua vida água para saciar sua sede mesmo em meio aos desertos da vida e que as situações rígidas serão oportunidades para vencer. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deus te abençõe sempre !!