domingo, 31 de janeiro de 2016

SAINDO DA CAVERNA E SUBINDO O MONTE .

I Reis 19.9-18
E ali entrou numa caverna e passou ali a noite; e eis que a palavra do Senhor veio a ele, e lhe disse: Que fazes aqui Elias?
E ele disse: Tenho sido muito zeloso pelo Senhor Deus dos Exércitos, porque os filhos de Israel deixaram a tua aliança, derrubaram os teus altares, e mataram os teus profetas à espada, e só eu fiquei, e buscam a minha vida para ma tirarem.
E Deus lhe disse: Sai para fora, e põe-te neste monte perante o Senhor. E eis que passava o Senhor, como também um grande e forte vento que fendia os montes e quebrava as penhas diante do Senhor; porém o Senhor não estava no vento; e depois do vento um terremoto; também o Senhor não estava no terremoto;
E depois do terremoto um fogo; porém também o Senhor não estava no fogo; e depois do fogo uma voz mansa e delicada.
E sucedeu que, ouvindo-a Elias, envolveu o seu rosto na sua capa, e saiu para fora, e pôs-se à entrada da caverna; e eis que veio a ele uma voz, que dizia: Que fazes aqui, Elias?
E ele disse: Eu tenho sido em extremo zeloso pelo Senhor Deus dos Exércitos, porque os filhos de Israel deixaram a tua aliança, derrubaram os teus altares, e mataram os teus profetas à espada, e só eu fiquei; e buscam a minha vida para ma tirarem.
E o Senhor lhe disse: Vai, volta pelo teu caminho para o deserto de Damasco; e, chegando lá, unge a Hazael rei sobre a Síria.
Também a Jeú, filho de Ninsi, ungirás rei de Israel; e também a Eliseu, filho de Safate de Abel-Meolá, ungirás profeta em teu lugar.
E há de ser que o que escapar da espada de Hazael, matá-lo-á Jeú; e o que escapar da espada de Jeú, matá-lo-á Eliseu.
Também deixei ficar em Israel sete mil: todos os joelhos que não se dobraram a Baal, e toda a boca que não o beijou.

-Introdução: Há momentos em nossas vidas que queremos nos isolar. Ficar sozinhos e não ver ninguém. Também existem coisas que somente você sabe e mais ninguém. É um cantinho profundo de sua alma onde guarda seus segredos que não conta pra ninguém.
Esta é a caverna da alma humana. Onde jogamos nossas tristezas e erros para ninguém ver e de vez em quando fugimos para lá. Quando lá chegamos Deus se encontra conosco.
Olhe para Dentro de si. Onde é sua caverna?
Deus havia mandado Elias ir para o monte de Deus (v.8). Mas chegando lá ele entrou em uma caverna para ninguém ver ele, por que estava fugindo de Jezabel (v.2).
Elias estava em um momento de solidão e tristeza. Estava sofrendo de auto-compaixão. Achava que estava sozinho (v.10 e 14) e que todos eram contra ele. O Senhor perguntou a Elias duas vezes “Que fazes aqui Elias?” (v.9 e 13). E da mesma forma quando você entra na caverna Deus te pergunta “o quê você está fazendo aqui?”.
Por que Deus perguntou de novo a Elias? Creio que a resposta dele não tinha sido suficiente. Quando Deus nos pergunta algo sobre nossos pecados, não adianta ficar se justificando e colocando a culpa em outras pessoas.
O que você está fazendo na caverna?
Vamos refletir sobre as ordens que deus deu a Elias e saber o que fazer quando entramos na caverna:
1- Sai da caverna
v.11a “sai”
A primeira ordem que Deus dá para Elias é sair da caverna. Ali não era o lugar que Deus queria que ele estivesse. A caverna é um lugar de medo e covardia. Deus não quer seus servos escondidos e sim dispostos para lutar.
Quantas vezes em nossas vidas, na hora dos problemas em vez de avançarmos recuamos e nos escondemos. Esse não é o papel de um servo de Deus “Porque Deus não nos tem dado espírito de covardia, mas de poder, de amor e de moderação” (2 Timóteo 1.7).
Não fique curtindo depressão. Levante-se e saia desta caverna!
                        
2- Suba o montev.11b “põe-te neste monte perante o Senhor”
A presença de Deus o lugar onde devemos estar. Fora da presença de Deus não há felicidade nem paz.
Elias havia ido até ali para subir ao monte e se encontrar com Deus e não podia desanimar logo neste momento.
Elias viu um ‘forte vento’, depois um ‘terremoto’, logo em seguida ‘um fogo’ e o Senhor não estava em nenhum deles, mas quando surgiu um ‘cicio tranqüilo e suave’ [uma brisa leve] (v.11,12) Deus falou com Ele.
Às vezes queremos ter uma experiência com Deus que seja sobrenatural, mas o que Deus quer é ter um relacionamento conosco. Não fique procurando Deus em coisas grandes, procure nas pequenas e você achará.
O monte é o lugar de ter experiência com Deus. Você pode fazer de sua casa, da igreja ou qualquer lugar um monte de oração (Mateus 6.6).
Quando oramos deixamos este nível terreno e subimos às regiões celestiais (Efésios 1.3).
Suba o monte da oração, Deus quer falar com você!

3- Unge Meu escolhidov.15,16 “vai, volta o teu caminho para o deserto de Damasco e chegando lá unge a Hazael ... Jeú ... Eliseu”
Depois de sair da caverna e subir o monte, Deus mandou Elias voltar pelo caminho do deserto e ungir o novo rei da Síria, o novo rei de Israel e Eliseu para ser profeta em seu lugar. Isso significava que haveria uma mudança em tudo ao seu redor.
Ungir reis, sacerdotes e profetas era função de um grande profeta (I Samuel 16.12,13). Com isso Deus estava mandando Elias ir fazer o seu trabalho e não ficar questionando que está sozinho.
Deus nos usa para levantar pessoas para fazer a sua obra mesmo que pensemos que não tenha ninguém. As mudanças acontecem através de nós. Não podemos ficar parados esperando. Precisamos agir urgentemente.
Quando a unção de Deus está sobre nós Deus nos usa para contagiar outros com esta mesma unção (I João 2.27). Abençoe pessoas. Deus te ungiu para ministrar a bênção aos outros.
O Senhor te usará para ungir e levantar outras pessoas!
Pare de reclamar e reaja!
-CONCLUSÃO“também conservei em Israel sete mil, todos os joelhos que não se dobraram a Baal e toda boca que o não beijou” v.18
Você não está sozinho!
Elias disse para Deus que estava sozinho, por isso estava na caverna e o Senhor lhe respondeu que ele não estava só, pois Deus havia conservado sete mil pessoas que não dobraram seus joelhos e nem beijaram o ídolo Baal.
Por mais que vejamos o mundo corrompido “E, por se multiplicar a iniqüidade, o amor se esfriará de quase todos (Mateus 24.12) mesmo assim precisamos crer que “Assim, pois, também agora, no tempo de hoje, sobrevive um remanescente segundo a eleição da graça.” (Romanos 11.5).
Quando enfrentar crises, não fique na caverna. Saia e suba o monte de Deus. Seja um profeta e ajude o Senhor a levantar mais escolhidos. Você não ficará sozinho por que Jesus mesmo estará contigo (Mateus 28.20) e levantará outros (Mateus 19.29).

sábado, 30 de janeiro de 2016

CONCEITO DE FELICIDADE PARA JESUS .

Mateus 5.1-12
E Jesus, vendo a multidão, subiu a um monte, e, assentando-se, aproximaram-se dele os seus discípulos;
E, abrindo a sua boca, os ensinava, dizendo:
Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus;
Bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados;
Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra;
Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos;
Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia;
Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus;
Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus;
Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus;
Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa.
Exultai e alegrai-vos, porque é grande o vosso galardão nos céus; porque assim perseguiram os profetas que foram antes de vós.
-Introdução: Vivemos em um tempo em que o conceito de Felicidade está distorcido. Ser Feliz tem sido considerado baseando-se no que a pessoa tem, faz ou aparenta exteriormente. Contudo sabemos que Felicidade é um estado de espírito muito além de circunstâncias exteriores. Não estou dizendo que as situações externas não influenciem em sentimentos e emoções. Mas ser feliz supera o estar triste ou nervoso.
Jesus foi o maior exemplo de pessoa que não considera a felicidade baseada em fatores externos. Deixou os céus em glória e majestade, veio a este mundo cheio de dificuldades, nasceu em uma família pobre, viveu em um lugar humilde, trabalhou e lutou muito para sobreviver. Você acha que Jesus foi infeliz por isso? NÃO! Jesus viveu feliz aqui porque realizou o propósito de Deus para sua vinda.
Será que a conhecida TEOLOGIA DA PROSPERIDADE ensina sobre Felicidade?
Quem disse que ser feliz é ter tudo? É possível ser feliz e se contentar mesmo quando lhe falta alguma coisa. Se a nossa felicidade for refém do que acontece ao nosso redor nos tornamos muito vulneráveis. Por isso Jesus quis deixar para nós um conceito próprio Dele para o que é ser Feliz.
Bem-aventurança é ter ‘boa aventura’, viver bem cada momento se realizar apesar das desventuras que somos humanamente suscetíveis.
O que é ser feliz?
Vamos aprender com as palavras de Jesus nas Bem-aventuranças, o que é ser feliz em três condições que podemos definir em nossas vidas:


1- TEMPERAMENTO felizv.3-4
O temperamento de uma pessoa pode direcionar sua vida para a Felicidade ou afastar dela. Cada um tem um temperamento próprio e precisamos definir o temperamento para conviver com as pessoas. O temperamento demonstra a disposição da pessoa em viver bem. Por isso Jesus falou algumas características de temperamento que nos ajudam a ser feliz.
Jesus enumerou três características de temperamento que ajudam a ser feliz:
a)      HUMILDADE“Bem-aventurados os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus.” v.3
A humildade promove a felicidade porque a pessoa aprende a se contentar como que tem como testemunhou o apóstolo Paulo sobre sua felicidade dizendo “Tanto sei estar humilhado como também ser honrado; de tudo e em todas as circunstâncias, já tenho experiência, tanto de fartura como de fome; assim de abundância como de escassez” (Filipenses 4.12). Interessante que esta afirmação antecede a famosa frase“tudo posso naquele que me fortalece” (Filipenses 4.13). Ou seja, o apóstolo sabia viver bem em qualquer situação e o que acontecesse de bom ou ruim não interferia na sua condição de felicidade porque era humilde.
Quando a pessoa constrói um padrão de felicidade muito elevado, exigindo muitas condições, mais difícil se torna ser feliz. Mas quando é humilde aprende a aceitar o que vem e se contentar. A riqueza de quem é humilde consiste no Reino dos céus.
b)      SENSIBILIDADE: “Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados.” v.4
Esta afirmação parece contraditória. A tristeza e o choro podem fazer parte da felicidade? Uma pessoa feliz pode chorar e se entristecer? SIM! A prova maior disso é que Jesus chorou (João 11.35). O choro mostra um temperamento sensível.
Chorar é muito importante chorar para desabafar toda tristeza que houver no coração. O choro é um escape para a angústia. A felicidade vem quando somos consolados por Deus por isso não precisamos temer o choro que “pode durar uma noite, mas a alegria vem ao amanhecer” (Salmos 30.5).
c)      MANSIDÃO: “Bem-aventurados os mansos, porque herdarão a terra.” v.5
Mansidão é uma virtude que faz a pessoa ser feliz. Ser manso não significa comportamento apático, e sim saber controlar seus sentimentos e impulsos nas horas de nervosismo.
Jesus disse que precisamos aprender com Ele sobre mansidão (Mateus 11.29) que é um fruto do Espírito Santo (Gálatas 5.22) para a vida do crente.
Uma pessoa que se irrita facilmente perde muitas oportunidades que podem vir com o tempo. Já quem é manso tem condições de esperar, negociar e combinar com pessoas difíceis e sai sempre ganhando porque espera a sua vez. Isso que Jesus quis dizer ao declara que os mansos herdarão a terra.

Você tem sido Humilde? Tem Chorado? É Manso?
Aprenda a ser humilde, chore se preciso e seja manso para ser Feliz!

2- SENTIMENTOS felizesv.6-8
A vida é cheia de sentimentos. O que sentimos nos orienta desde o dia em que nascemos e sentimos o ar entrar pelas vias respiratórias pela primeira vez causando tamanha dor que provoca o choro abrindo mais ainda a respiração e exercitando o pulmão. Esse é primeiro sentimento ao nascer.
Jesus enumerou três sentimentos que nos fazem felizes por mais contraditório que pareça:
a)      JUSTIÇA: “Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão fartos” v.6
Sentimento de justiça é algo que não deve ser sentido em tom de arrogância e sim como inspiração em cada atitude da vida. Tudo o que fizermos deve ter como alvo o que é correto e bom para todas as pessoas. Por isso Jesus ensinou que “Tudo quanto, pois, quereis que os homens vos façam, assim fazei-o vós também a eles; porque esta é a Lei e os Profetas” (Mateus 7.12).
Cumprir o que é justo faz a pessoa ser feliz porque quem é correto com seus afazeres não tem de que se arrepender ou envergonhar. Jesus prometeu que os misericordiosos serão fartos principalmente porque tudo o que faz vai dar certo e receberá a justa recompensa do que semeou (Gálatas 6.7).
b)      MISERICÓRDIA: “Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia” v.7
Misericórdia tem a ver com colocar seu coração (cardia) na miséria do próximo. Ou seja, colocar-se em lugar de alguém.  Quando vemos pessoas que estão sofrendo verdadeiramente com problemas graves, como doenças, por exemplo, entendemos que somos felizes.
A misericórdia equilibra a justiça. Uma completa a outra. Justiça sem misericórdia se torna rigidez excessiva. Misericórdia sem justiça pode ser assistencialismo sem propósito.
Jesus prometeu que as pessoas que se colocarem no lugar dos outros para ajudar, do mesmo modo também vão alcançar misericórdia. Quem não tem dó do seu próximo não consegue ser feliz porque é egoísta demais para isso. A Felicidade é um dom que precisa ser compartilhado com quem sofre. Então quem é misericordioso é feliz por receber igual retribuição.
c)      PUREZA: “Bem-aventurados os limpos de coração, porque verão a Deus” v8
A pureza pode ser não sentir mal com o próximo. Não absorver coisas ruins ou interpretar mal as pessoas. A malícia é um veneno que estraga muitos relacionamentos.
Jesus prometeu que os limpos de coração “verão a Deus”, ou seja, ao invés de ver coisas negativas, contemplam a beleza da presença de Deus em suas vidas. Pessoas maliciosas não conseguem ver coisas boas, mas são ávidos em perceber um defeito por menor que seja.

Ter sentimentos felizes para Jesus, precisa de justiça, misericórdia e pureza.
Você tem buscado ser justo, misericordioso e puro?
Seja feliz fazendo o que é justo, compadeça das pessoas e seja puro de coração!

3- RELACIONAMENTOS felizes: v.9-12
Jesus ensinou sobre felicidade nos Relacionamentos, além de sentimentos e temperamento. O ser humano é relacional e precisa conviver com as pessoas à sua volta. Isso é um desafio que se constrói a cada dia do viver com o próximo. Estamos sempre aprendendo a compartilhar. Somos moldáveis e na convivência um com o outro nos transformamos. Dependendo da disposição pessoal de cada um, pode melhorar ou piorar.
Jesus citou alguns desafios para construir relacionamentos felizes:
a)    PACÍFICO: “Bem-aventurados os pacificadores, porque serão chamados filhos de Deus” v.9
Ser pacífico é ser um promotor da paz. Uma pessoa pacífica tenta apaziguar situações de conflito. Serve como um elo para unir pessoas ao invés de separar. Como precisamos de pessoas conciliadoras nos dias atuais!
Uma coisa que precisamos aprender como pacificadores é não se deixar levar pelos problema dos outros e só ajudar ou edificar sempre que tiver oportunidade.
Jesus prometeu que os pacificadores serão conhecidos como filhos de Deus. Esta é a maior felicidade que alguém pode ter. Como filhos do Rei devemos servir ao próximo apagando incêndios e acalmando tempestades.
b)      PERSEGUIDO: “Bem-aventurados os perseguidos por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus.” v.10
Embora isso também pareça contraditório, Jesus considera a perseguição como um sinal de felicidade. Como se diz no ditado ‘ninguém atira pedras numa árvore que não dá frutos’. Uma pessoa em destaque por sua felicidade certamente também atrai inveja e indisposição de pessoas que não se realizam e não se conformam com o sucesso alheio.
Jesus prometeu aos perseguidos que quando não conseguissem reconhecimento das pessoas, teriam o reconhecimento de Deus. A promessa de felicidade para quem sofre perseguição é ter o Reino dos Céus.
c)    INJURIADOS: “Bem-aventurados sois quando, por minha causa, vos injuriarem, e vos perseguirem, e, mentindo, disserem todo mal contra vós. Regozijai-vos e exultai, porque é grande o vosso galardão nos céus; pois assim perseguiram aos profetas que viveram antes de vós” v.11,12
Ser injuriado, também não impede a felicidade segundo o pensamento de Jesus. Injúria é uma acusação injusta e mentirosa, quando falam que você fez ou falou algo que não é verdade. Muitas vezes na vida passamos por isso e ficamos realmente injuriados.
Jesus deixa uma promessa lembrando dos profetas que tiveram a felicidade de ser usados por Deus num tempo que o Espírito Santo era privado da maioria por causa da lei. Jesus manda alegrar-nos mesmo assim. Para Jesus, o ser injuriado é motivo de alegria porque a pessoa tem a honra de se assemelhar aos grandes homens de Deus e ao próprio Mestre.
Quem crê em Jesus como se Advogado, sabe que não precisa temer a injúria ou mentira, porque no juízo final Deus nos julgará e fará justiça.

Jesus nos ensina a não deixar que problemas dos outros, nem mesmo perseguições ou injúrias impeça nossa felicidade.
Você tem sido pacificador? Tem enfrentado perseguição e injúria?
Seja pacífico como Filho de Deus, suporte perseguição e vença a injúria!

Você pode ser feliz!
-CONCLUSÃOI Coríntios 15.19 “Se a nossa esperança em Cristo se limita apenas a esta vida, somos os mais infelizes de todos os homens”
Jesus não disse que a vida feliz seria livre de problemas. Mas prometeu que venceríamos estes obstáculos para ser finalmente felizes.
Você acha que Jesus foi feliz aqui na terra? Com certeza! Contudo, Ele foi uma pessoa de temperamento humilde, manso e até chorou. Teve sentimentos de justiça misericórdia e pureza acima de todas as injustiças, individualismo e pecado ao seu redor. Relacionou-se com pessoas e foi o tempo todo pacificador suportando perseguições e injúrias. Mesmo assim Ele foi feliz porque não estava focado na circunstância ao se redor e sim na promessa de Deus.
Então o que é ser feliz para Jesus?
É ter um temperamento feliz:
         Ser humilde, buscando recompensa de Deus e não dos homens;
         Ser sensível, chorar confiando no consolo de Deus.
Ser manso, com paciência para conseguir tudo no tempo certo.
É ter sentimentos felizes:
            Justiça, não se conformando com o que está errado.
            Misericórdia, colocando-se na situação do próximo.
Pureza, não se deixando contaminar.
É ter Relacionamentos felizes:
Como pacificador diante de conflitos amenizando problemas.
Vencer a perseguição sabendo que Deus está vendo tudo.
Suportar injúria confiado de que isso nos assemelha a Jesus.

A Felicidade ensinada por Jesus supera as circunstâncias!

sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

O FIO DA FÉ

Josué 2.15-21

- Introdução: Os dois espias que entraram em Jericó se hospedaram na casa de Raabe, a prostituta (Josué 2.1), provavelmente este era também um lugar que abrigava forasteiros. Quando o propósito dos espias foi descoberto e o rei mandou procura-los, Raabe os escondeu e ajudou a fugir (Josué 2.2-7). Ela demonstra saber e acreditar no propósito de Deus através daqueles homens (Josué 2.8-11). Então propõe uma aliança em que os protegeria em troca de salvar sua família (Josué 2.12-14). Feito o acordo, Raabe os desceu por uma corda (v.15) e uma corda também seria o sinal do livramento de sua casa (v.18).
Como os espias e também Raabe estavam em perigo e foram salvos por um ‘fio de esperança’, assim também acontece com nossas vidas quando somos salvos por um pouco. Muitas pessoas estão sobrevivendo apenas por um fio que os faz acreditar que podem vencer.
Sua esperança está por um fio?


Vamos refletir sobre o fio de esperança ilustrando com as cordas usadas para salvar os espias e a família de Raabe:


1- O fio do AMOR: v.15 “ela, então, os fez descer por uma corda pela janela, porque a casa em que residia estava sobre o muro da cidade”.
Podemos comparar a corda usada por Raabe para descer os espias com o AMOR. A atitude de Raabe em salvar aqueles homens foi um ato de amor por sua família, por quem havia intercedido (v.12,13). O que ela desejava era preservar seus familiares no momento em que a cidade fosse invadida pelo povo de Israel e assim ela conseguiu livrar sua casa (Josué 6.22-25).
Embora Raabe fosse uma prostituta, sua família passou a fazer parte do povo de Deus e certamente ela também se tornou uma serva do Senhor2. Mais tarde se casou com Salmon filho de Calebe (I Crônicas 2.51), chegando a se tornar uma ascendente da linhagem real de Davi e do Senhor Jesus Cristo (Mateus 1.5).
Quando passar por momentos difíceis sustente sua vida através do amor de Deus. Não existe força mais poderosa que o amor que “tudo suporta” (I Coríntios 13). Se te faltarem forças, firme-se no amor que jamais acabará.
Segure-se no amor de Deus!
              
2- O fio da FÉ: v.21 E ela disse: Conforme às vossas palavras, assim seja. Então os despediu; e eles se foram; e ela atou o cordão de escarlata à janela”.
O sinal deixado para salvar a família de Raabe foi que um cordão vermelho fosse amarrado à mesma janela que havia descido os espias (v.18). Quando voltaram para derrotar a cidade, viram um cordão vermelho na janela e embora a corda não fosse a mesma, se lembraram de que por aquela janela foram salvos, então aquela casa também se salvaria.
Raabe precisou acreditar que aquele cordão seria o sinal necessário para a salvação de sua casa. Não esperou nem um momento para já atar o cordão na janela. Este ato de fé nunca foi esquecido se tornando também um exemplo a ser seguido (Tiago 2.25), pois “pela fé, Raabe, a meretriz, não pereceu com os incrédulos, acolhendo em paz os espias” (Hebreus 11.31). Ela também precisou exercer sua fé convencendo seus familiares de ficar em sua casa esperando a salvação (v.19).
Este fio escarlata simboliza a fé que sustenta e salva nossas famílias, por isso “crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e a tua casa” (Atos 16.31). Fé sustenta o lar no meio das tempestades (Mateus 7.24-27). Se você não tiver nada, nenhuma alternativa além da fé, então saiba que você pode tudo naquele que te fortalece (Filipenses 4.13).
Sustente-se através da Fé!

Segure o Fio da Esperança!
-CONCLUSÃO: I Coríntios 13.13 “agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três; porém o maior destes é o amor”.
Raabe foi a esperança de salvação dos espias e ela também recebeu deles a marca para salvar sua casa. Uma corda que os livrou também foi um sinal para livramento da família de Raabe.
A Esperança é o fio que liga a Fé e o Amor. A fé acredita no impossível e o amor faz perdoar o imperdoável. Já a esperança é a continuação da fé e a perseverança no amor. Por isso, quando tudo está quase se arrebentando, podemos nos sustentar por um fio de esperança. Há um ditado que diz que ‘a esperança é a última que morre’, mas o dito está incorreto porque a esperança nunca morre.
Segure firme no Fio da Esperança!

quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

A ESCOLHA DE DEUS .

João 15.16
 Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto em meu nome pedirdes ao Pai ele vo-lo conceda.

-Introdução: A vida é cheia de escolhas. Muitas vezes, quando vamos a uma loja comprar alguma coisa, nos deparamos com muitas variedades de produtos e ficamos em dificuldades de escolher. No mundo espiritual, muitas pessoas também se vêem assim, sem saber que religião ou que Deus escolher diante do ilimitado número de deuses e seitas que existem.
  Hoje veremos pela Palavra de Deus que não precisamos escolher um deus ou religião, por que nós já fomos escolhidos. Isso não é predestinação por que se fosse assim, um escolhido para o bem e outro para o mal seria injustiça da parte de Deus.
O que é ser escolhido por Deus?
Você já teve em sua vida a impressão de que o que está acontecendo é algo que Deus preparou para você? Veja por quê:


1- Ele nos escolheu primeiro“não fostes vós que me escolhestes a mim, pelo contrário, eu vos escolhi a vós outros”
A melhor escolha que podemos fazer é aceitar que fomos chamados e escolhidos por Deus (Mateus 22.14). Deus chamou o mundo todo, mas poucos aceitam a condição de escolhidos. Quando aceitamos a Jesus Cristo como Senhor e Salvador, estamos apenas reconhecendo esta escolha. 
Foi Ele quem nos amou primeiro (I João 4.19) e depois nós conhecemos este amor e passamos amá-Lo também. Ele já perdoou os nossos pecados antes de tudo e espera que aceitemos este perdão (Efésios 1.11,12).
2- Somos escolhidos para dar frutos“...e vos designei, para que vades e deis fruto”
O propósito de Deus nos ter marcado e escolhido é que falemos desta escolha para que outros saibam que foram chamados também. Não somos os únicos ‘escolhidos’, além de um privilégio isso é uma responsabilidade. É preciso ir (vades) para cumprir a missão de Deus para nós pois não fomos escolhidos à toa. (Mateus 28.20).
Além disso, precisamos ter os frutos do Espírito Santo em nossa vida (Gálatas 5.22). Isso é testemunho.
Como saber quem é escolhido por Deus? Jesus disse que pelos frutos se conhece a árvore (Mateus 7.16). E por que tantas pessoas têm saído de igrejas? Jesus disse que quem não produz fruto Ele corta (João 15.2,5 e 8).
Você tem dado frutos?
3- Somos escolhidos para permanecer“...e o vosso fruto permaneça”.
O que é de Deus permanece e prevalece! (Atos 5.34-39)
Como um fruto pode permanecer? Quando tiramos dentro dele a semente e o semeamos novamente em terra e este produz ainda mais fruto. Do mesmo modo devemos anunciar a Palavra de Deus como uma semente para que outros também produzam frutos.
Às vezes somos até acostumados a começar algo e não continuar. Uma pessoa só consegue perseverar se for baseado na Palavra. Pela minha própria vontade isso não é possível por que Jesus disse: sem mim nada podeis fazer! (João 15.5). É preciso confiança e dependência de Jesus para perseverar.
Você tem permanecido?
4- Ele nos escolheu para nos responder“...a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome Ele vo-lo conceda”.
 ‘Deus não faz nada que não seja em resposta à oração’. O objetivo de Deus ao nos escolher também é nos atender ouvindo nossas orações.
Por que então às vezes não recebemos resposta de orações? Por que Jesus também disse se permanecerdes em mim e as minhas palavras permanecerem em vós pedireis o que quiseres e vos será feito(João 15.7). É por que precisamos frutificar e permanecer na Palavra.
Você é um escolhido!
-CONCLUSÃO:
Deus é tão bom que nos escolhe, nos faz frutificar, permanecer e ainda ouve nossas orações.
Aceite esta escolha maravilhosa para sua vida e responda a Ele: Senhor, não fui eu que te escolhi, pelo contrário, o Senhor é que escolheu a mim e me designou para que eu vá e dê fruto e o meu fruto permaneça; a fim de que tudo que pedir ao Pai em Teu nome eu receba. Amém!

quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

FÉ PODEROSA .

Hebreus 11.23-29
Pela fé Moisés, já nascido, foi escondido três meses por seus pais, porque viram que era um menino formoso; e não temeram o mandamento do rei.
Pela fé Moisés, sendo já grande, recusou ser chamado filho da filha de Faraó,
Escolhendo antes ser maltratado com o povo de Deus, do que por um pouco de tempo ter o gozo do pecado;
Tendo por maiores riquezas o vitupério de Cristo do que os tesouros do Egito; porque tinha em vista a recompensa.
Pela fé deixou o Egito, não temendo a ira do rei; porque ficou firme, como vendo o invisível.
Pela fé celebrou a páscoa e a aspersão do sangue, para que o destruidor dos primogênitos lhes não tocasse.
Pela fé passaram o Mar Vermelho, como por terra seca; o que intentando os egípcios, se afogaram.

-Introdução: Este texto conta um pouco sobre a vida de Moisés e declara que tudo o que conseguiu foi ‘pela fé’. Moisés tinha uma fé poderosa. O segredo do poder estava em suas atitudes pautadas pela fé. Crer é muito mais que sentir ou pensar, é agir pela fé.
Talvez você tenha fé, mas não tem sentido ainda os efeitos poderosos que a fé pode causar. Para que a fé seja operante, deve ser proveniente da Palavra de Deus (Romanos 10.17), depois proclamada em palavras (Marcos 11.23) e cumprida em ações porque a fé, sem obras, é morta” (Tiago 2.26).
Não faça nada ‘pela sua capacidade’ ou ‘pela sua vontade’ ou qualquer outra motivação, mas tudo o que fizer, faça-o tão somente ‘pela fé’ e será bem sucedido em todo tempo. 
Como exercer o poder da fé?
Vamos aprender com o exemplo de Moisés sobre como exercer a fé de maneira poderosa:
1- A fé não tem medo de arriscarv.23
Moisés tinha duas opções em sua vida: continuar vivendo comodamente no palácio ou obedecer a Deus ao se aventurar pelo deserto com um povo escravo. Enquanto Moisés não tomou a decisão de abrir mão de tudo para viver na dependência de Deus, tudo deu errado em sua vida. Mas quando resolveu seguir a vontade de Deus, as coisas começaram a fluir e maravilhas aconteceram.
Muitas vezes desejamos algo e ficamos esperando acontecer. Contudo, pela fé não podemos ter medo de tentar. A fé produz a confiança de que tudo dará certo porque “a fé é a certeza de coisas que se esperam e a convicção de fatos que não se veem” (Hebreus 11.1). Quem tem fé sabe dos riscos que corre, entretanto tem coragem de porque está confiado em Deus e não em si mesmo.
Você tem medo de arriscar pela fé?
A fé não vê dificuldades e sim as possibilidades!
                       
2- A fé renuncia o pecadov.24,25
Moisés não se acomodou ao palácio pensando que poderia aproveitar a oportunidade de estar junto ao faraó para ajudar Deus a libertar seu povo. Moisés não poderia continuar a ser como um dos egípcios e ajudar o povo de Israel. Deveria abrir mão de tudo em prol daquilo que acreditava. Lutou contra o pecado do povo todo o tempo porque sabia que servia a um Deus Santo.
Para viver pela fé é preciso deixar tudo o que é do mundo porque ninguém pode servir a dois senhores; porque, ou há de odiar um e amar o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro” (Marcos 6.24). Antes de tomar nossas decisões, precisamos aprender a fazer tudo ‘pela fé’ para não errar, pois “tudo o que não provém da fé é pecado” (Romanos 14.22). O pecado mata, melhor é viver pela fé.
Você tem coragem de renunciar pecados?
Viva pela fé e deixe o pecado a cada dia!

3- A fé visualiza o invisível: v.26,27
Moisés nunca tinha visto uma sarça se queimar como aquela que não se consumia e foi ali que ouviu a voz de Deus tendo um encontro com o Senhor. A partir dali se acostumou a ver coisas imprevisíveis e imaginar o invisível. Nunca havia visto a terra prometida, mas acreditava na sua existência como se já estivesse lá. Antes de ver acontecer cada uma das dez pragas, creu que aconteceriam. Sua fé era poderosa por acreditar naquilo que ainda não tinha visto, pois bem-aventurados os que não viram e creram” (João 20.29).
A fé poderosa contempla o galardão que vem de Deus. Este presente ou recompensa é muito maior que qualquer problema ou sacrifício, “visto que andamos por fé e não por vista” (II Coríntios 5.7). Enquanto não aprendemos a viver pela fé, as coisas não acontecem “pois sem fé é impossível agradar a Deus” (Hebreus 11.6). Porém, para quem vive pela fé “tudo é possível ao que crê” (Marcos 9.23).
Você consegue visualizar o invisível pela fé!
Feche os seus olhos e contemple o impossível através da fé!

4- A fé rompe barreiras: v.28,29
Pela fé Moisés atravessou o Mar Vermelho com o povo. Também teve fé para celebrar a páscoa passando o sangue do cordeiro sobre os portais das casas como sinal de perdão dos seus pecados e livramento da morte. As barreiras físicas e espirituais foram vencidas pela fé. Moisés se acostumou a vencer obstáculos em sua caminhada. Calor, frio, fome e diversas outras dificuldades foram enfrentadas através da fé.
Todas as dificuldades podem ser rompidas pela fé. Quem vive pela fé sabe que tem a chave para abrir portas fechadas. A fé serve como um escudo de proteção para quem crê (Efésios 6.16). Quando temos fé sabemos que a vitória é garantida, contudo mesmo assim é preciso lutar.
Você está passando por dificuldades?
Rompa as barreiras pela Fé!
Creia no poder da fé!
-CONCLUSÃO:
O milagre acontece na hora que temos fé. Muitas vezes oramos e nada acontece porque a nossa fé ainda não é suficiente. Então devemos continuar orando até crer plenamente. Enquanto oramos, alimentamos nossa fé.
Para viver pela fé é preciso não ter medo de arriscar, renunciar o pecado, visualizar o invisível e romper barreiras. Muito melhor do que viver por nossa vontade ou capacidade é viver pela fé.
Como está sua fé!
Viva pela fé no poder de Deus!

terça-feira, 26 de janeiro de 2016

VENCENDO O MEDO .

I João 4.18
 No amor não há temor, antes o perfeito amor lança fora o temor; porque o temor tem consigo a pena, e o que teme não é perfeito em amor.

 O medo está presente no dia a dia da maioria das pessoas. Existem vários níveis de medo, desde a noção de perigo diante de algum risco, até o complexo, pavor, fobia ou síndrome do pânico. O medo sempre é baseado num exagero ou numa mentira de satanás para aprisionar as pessoas. Por isso é preciso desmascarar estas mentiras com a verdade da Palavra de Deus, que liberta (João 8.32).
Alguns tipos de medo são:
     -Simples: medo de insetos, de chuva, do escuro, etc.;
     -Contextual: assaltos, acidente de trânsito, de uma doença, etc.;
     -Sentimental: decepção amorosa, lembranças do passado, do futuro, etc.;
     -Espiritual: da morte, de pessoas que já morreram, fantasmas, etc.;
O medo é algo natural ao ser vivo como senso de sobrevivência, mas não pode dominar a pessoa. Contudo, não nascemos com medo de coisas que não conhecemos. Na verdade, o medo é ensinado às crianças como uma forma de ameaça na tentativa de dominar seu comportamento. Por isso, o medo se torna uma doença que deve ser combatida e tratada antes que prejudique a pessoa.
Como vencer o medo?
Vamos aprender o que a Bíblia ensina para vencer o medo:
1- Confiando na Palavra de DeusIsaías 41.10
A Bíblia traz a expressão “não temas” 365 vezes, ou seja, uma para cada dia do ano. Toda vez que Deus se comunicava com seus servos pessoalmente ou por um anjo, iniciava sua conversa com esta expressão.
Grandes homens de Deus como Josué, basearam toda sua vida confiando na Palavra de Deus que ecoava em sua mente “não temas” (Josué 1.9) e por isso foi vitorioso em todas as suas batalhas.
Não ter medo é uma questão de confiar na Palavra de Deus que promete proteção, segurança e consolo. Uma pessoa sozinha tende a ter medo facilmente, mas se estiver bem acompanhada não teme. Por isso Jesus nos prometeu que “eis que estarei convosco todos os dias até a consumação dos séculos” (Mateus 28.20).
Você tem confiado na Palavra de Deus?
Confie nas promessas do Senhor para sua vida!
                              
2- Buscando a Deus em OraçãoII Reis 6.15-19
O profeta Eliseu orou por Geasi quando este ficou cheio de medo percebendo que estavam cercados de inimigos. Imediatamente Geasi enxergou um exército de Deus guardando sua vida e também Eliseu. Quando teve esta visão espiritual, Geasi perdeu todo o medo e passou a confiar em Deus.
Através da oração podemos pedir a Deus o discernimento espiritual para perceber a proteção garantida do Senhor sobre nossas vidas. Na oração sentimos a presença do Senhor mais perto de nós e o medo é vencido pela certeza de proteção do Senhor.
Você tem buscado a Deus em oração?
Ore a Deus e confie na Sua proteção!

3- Recebendo o Espírito Santo: João 20-19-22
Após sua ressurreição, quando Jesus surpreendeu seus discípulos com uma aparição surpresa, encontrou-os cheios de medo. Por isso, o Senhor Jesus disse duas vezes “paz seja convosco” e para fortalecer “soprou sobre eles e disse-lhes: Recebei o Espírito Santo” (v.22).  A alegria tomou o lugar do medo e a presença do Espírito Santo em suas vidas seria a garantia de que poderiam vencer o medo.
O medo surgiu junto com o pecado quando o homem abandonou a Deus, se escondendo de sua presença (Gênesis 3.8), mas quando a pessoa aceita a Jesus e recebe o Espírito Santo, não sente-se mais sozinho e tem a confiança que precisa para vencer o medo.
Você já recebeu o Espírito Santo?
O poder do Espírito Santo te protege do medo!

Você pode vencer o medo!
-CONCLUSÃOII Timóteo 1.7 “Porque Deus não nos tem dado espírito de covardia, mas de poder, de amor e de moderação
Alguns exemplos bíblicos de pessoas que venceram o medo são:
Isaque no momento que seria sacrificado por seu pai e foi livrado por Deus;
Elias venceu os profetas de Baal, fugiu de Jezabel e se escondeu na caverna;
Davi enfrentou o leão, o urso e derrotou o gigante em nome do Senhor;
Misael, Hananias e Azarias na fornalha de fogo com o quarto homem;
Daniel orou na cova dos leões e foi guardado por Deus.
O livro de Salmos traz algumas orações mostrando alguns fatos que um verdadeiro cristão não precisa temer:
         -Más notícias: Salmos 112.7
         -Fenômenos naturais: Salmos 46.2-3
         -De pessoas: Salmos 108.12,13
         -Inimigos ou perigos: Salmos 27.3
Para vencer o medo é preciso confiar na Palavra de Deus, buscar a Deus em oração e receber o Espírito Santo. Faça um propósito com Deus para vencer o medo e quando se deparar com aquilo que teme, enfrente com o “escudo da fé” (Efésios 6.16). Exercite sua fé lembrando-se de textos da Palavra de Deus, orando ao Senhor e pedindo que a presença do Espírito Santo revista sua vida de confiança.
Creia que Deus te ama e nada poderá te separar deste amor (Romanos 8.35-37), um amor tão perfeito e tão forte que “lança fora todo medo” (I João 4.18). A força do amor de Deus é muito maior do que qualquer medo.
O que você tem medo? Você quer vencer o medo?
O amor de Deus é perfeito e lança fora todo medo!