sábado, 16 de abril de 2016

PONTO DE VISTA DA FÉ .

João 1.43-51


-Introdução: ‘Cada ponto de vista é visto de um ponto diferente’. Para ver o que é espiritual é preciso estar em uma posição de fé, pois “se creres verás a glória de Deus” (João 11.40). Mas existem situações em que a pessoa é envolta em tantas dificuldades que não consegue visualizar a esperança que se aproxima até que alguém lhe aponte a direção para abrir seus olhos, pois “o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque lhe são loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente (I Coríntios 2.14).
Natanael era um homem de bem, mas estava em um momento difícil de sua vida. Suas palavras de desânimo (v.46) e sua postura ao abrigar-se debaixo da figueira demonstram que estava desanimado (v.48). Este texto da Palavra de Deus destaca várias vezes o verbo ‘ver’, no passado, presente e futuro. Parece que o autor [evangelista João] se preocupou em mostrar a necessidade da visão espiritual.
Você consegue ver espiritualmente?
A partir dos tempos verbais aprendemos como é a visão espiritual na vida de uma pessoa antes, durante e depois que conhece a Jesus:



1- Visão do Passado“Jesus viu Natanael” v.47 “eu te vi” v.48 e 50
Antes de conhecer a Jesus, a visão do passado de uma pessoa é cheia de dúvidas e escuridão. Não se consegue ver esperanças ou possibilidades. Para ver espiritualmente é preciso olhar avante e para o alto, nunca para baixo ou para traz. Por isso Jesus disse que“ninguém que, tendo posto a mão no arado, olha para trás é apto para o reino de Deus” (Lucas 9.62).
Jesus viu Natanael antes de Filipe lhe chamar. Isso é confirmado três vezes (v.47, 48 e 50) mostrando que Jesus estava mesmo olhando para Natanael. O amor de Jesus é tão grande que Ele “não dormita, nem dorme”(Salmos 121.4) para cuidar de nós. Antes de você encontrar Jesus ele já estava olhando para você então não olhe para seu passado e sim para a nova vida que Jesus tem pra você.
Quem não conhece a Jesus, revive seu passado o tempo todo não conseguindo se livras de lembranças que perturbam suas memórias. Somente quanto tem um encontro com Jesus é que seus pecados são perdoados e“tudo se fez novo” (II Coríntios 5.17).
Seu passado te persegue?
Siga em frente e não olhe para traz!

2 – Visão do Presente“achamos” v.45 “vem e vê” v.46
A partir do momento que alguém se encontra com Jesus, passa a ver tudo de modo diferente. A luz de Deus brilha no coração e os olhos espirituais são abertos. Até então não conseguia ver o que acontecia ‘debaixo de seu nariz’ sendo enganado pelas ilusões do mundo.
Filipe disse para Natanael que achou Jesus e o convidou para ver quem era. Como o grande filósofo que gritou ‘eureka’ quando descobriu o que procurava, esta é a alegria de quem se encontra com Jesus Cristo e passa a viver “por fé e não por vista” (II Coríntios 5.7).
Certamente você já ouviu alguém que diz que ‘não sei o que está acontecendo comigo’, isso porque não consegue ter uma visão do presente. Somente quando Jesus entra na vida da pessoa, então consegue viver cada momento cheio de paz e alegria na presença de Deus. Tudo o que acontece não é mais motivo de desespero, pois percebe a companhia do Senhor sabendo que não está sozinho.
Você consegue ver o que está acontecendo com você?
Procure Jesus que Ele vai te abrir os olhos!

3- Visão do Futuro: “maiores coisas verás” v.50 e 51 “vereis o céu aberto”
O futuro é cheio de possibilidades. Basta acreditar. Mas para quem não conhece a Jesus, o futuro é cheio de dúvidas e medo. Contudo a esperança enche sua vida e “iluminados os olhos do vosso coração, para saberdes qual é a esperança do seu chamamento, qual a riqueza da glória” (Efésios 1.18). Pela fé é possível imaginar o futuro e sonhar na presença de Deus.
Jesus disse para Natanael que ele ainda veria muitas coisas através de sua fé, tanto na vida terrena como nos céus. A vida de Natanael mudou a partir daquele encontro. A tristeza deu lugar à esperança. Agora confiava na promessa de Jesus. Nem parecia mais aquele homem que não queria ver quem era Jesus. Passou a acreditar e ‘pagar para ver’ através de sua fé.
Olhe para o futuro com esperança e peça a Jesus que te mostre a sua vontade porque “nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o amam” (I Coríntios 2.9). Sonhe, planeje e veja o que Deus tem para você através da fé.
Como você vê o seu futuro?
Deus tem coisas grandes para sua vida!
Visualize pela fé!
Até encontrar com Jesus, Natanael tinha um ponto de vista obscuro, sem conseguir visualizar a esperança. As decepções do passado pesavam em sua mente, os problemas do presente ofuscavam sua visão e nem conseguia pensar no futuro. Depois de seu encontro com Jesus, seu passado foi perdoado, o presente abençoado e o futuro cheio de promessas de Deus.
   Deus tem a eternidade para sua vida, então você não é refém do passado, nem dos problemas presentes ou dúvidas quanto ao futuro. Se você não consegue nem olhar para si mesmo, olhe para Jesus que te contempla com amor e te abre os olhos da fé.
O seu passado é apagado pelo sangue de Jesus.
Seu presente é abençoado pela presença do Senhor.
O futuro é de muita paz para quem tem fé!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deus te abençõe sempre !!