terça-feira, 26 de abril de 2016

O TEMOR DO SENHOR .

Daniel 5.1-31
O rei Belsazar deu um grande banquete a mil dos seus senhores, e bebeu vinho na presença dos mil.
Havendo Belsazar provado o vinho, mandou trazer os vasos de ouro e de prata, que Nabucodonosor, seu pai, tinha tirado do templo que estava em Jerusalém, para que bebessem neles o rei, os seus príncipes, as suas mulheres e concubinas.
Então trouxeram os vasos de ouro, que foram tirados do templo da casa de Deus, que estava em Jerusalém, e beberam neles o rei, os seus príncipes, as suas mulheres e concubinas.
Beberam o vinho, e deram louvores aos deuses de ouro, de prata, de bronze, de ferro, de madeira, e de pedra.
Na mesma hora apareceram uns dedos de mão de homem, e escreviam, defronte do castiçal, na caiadura da parede do palácio real; e o rei via a parte da mão que estava escrevendo.
Mudou-se então o semblante do rei, e os seus pensamentos o turbaram; as juntas dos seus lombos se relaxaram, e os seus joelhos batiam um no outro.
E gritou o rei com força, que se introduzissem os astrólogos, os caldeus e os adivinhadores; e falou o rei, dizendo aos sábios de babilônia: Qualquer que ler este escrito, e me declarar a sua interpretação, será vestido de púrpura, e trará uma cadeia de ouro ao pescoço e, no reino, será o terceiro governante.
Então entraram todos os sábios do rei; mas não puderam ler o escrito, nem fazer saber ao rei a sua interpretação.
Então o rei Belsazar perturbou-se muito, e mudou-se-lhe o semblante; e os seus senhores estavam sobressaltados.
A rainha, por causa das palavras do rei e dos seus senhores, entrou na casa do banquete, e respondeu, dizendo: Ó rei, vive para sempre! Não te perturbem os teus pensamentos, nem se mude o teu semblante.
Há no teu reino um homem, no qual há o espírito dos deuses santos; e nos dias de teu pai se achou nele luz, e inteligência, e sabedoria, como a sabedoria dos deuses; e teu pai, o rei Nabucodonosor, sim, teu pai, o rei, o constituiu mestre dos magos, dos astrólogos, dos caldeus e dos adivinhadores;
Porquanto se achou neste Daniel um espírito excelente, e conhecimento, e entendimento, interpretando sonhos e explicando enigmas, e resolvendo dúvidas, ao qual o rei pôs o nome de Beltessazar. Chame-se, pois, agora Daniel, e ele dará a interpretação.
Então Daniel foi introduzido à presença do rei. Falou o rei, dizendo a Daniel: És tu aquele Daniel, um dos filhos dos cativos de Judá, que o rei, meu pai, trouxe de Judá?
Tenho ouvido dizer a teu respeito que o espírito dos deuses está em ti, e que em ti se acham a luz, e o entendimento e a excelente sabedoria.
Agora mesmo foram introduzidos à minha presença os sábios e os astrólogos, para lerem este escrito, e me fazerem saber a sua interpretação; mas não puderam dar a interpretação destas palavras.
Eu, porém, tenho ouvido dizer de ti que podes dar interpretação e resolver dúvidas. Agora, se puderes ler este escrito, e fazer-me saber a sua interpretação, serás vestido de púrpura, e terás cadeia de ouro ao pescoço e no reino serás o terceiro governante.
Então respondeu Daniel, e disse na presença do rei: As tuas dádivas fiquem contigo, e dá os teus prêmios a outro; contudo lerei ao rei o escrito, e far-lhe-ei saber a interpretação.
Ó rei! Deus, o Altíssimo, deu a Nabucodonosor, teu pai, o reino, e a grandeza, e a glória, e a majestade.
E por causa da grandeza, que lhe deu, todos os povos, nações e línguas tremiam e temiam diante dele; a quem queria matava, e a quem queria conservava em vida; e a quem queria engrandecia, e a quem queria abatia.
Mas quando o seu coração se exaltou, e o seu espírito se endureceu em soberba, foi derrubado do seu trono real, e passou dele a sua glória.
E foi tirado dentre os filhos dos homens, e o seu coração foi feito semelhante ao dos animais, e a sua morada foi com os jumentos monteses; fizeram-no comer a erva como os bois, e do orvalho do céu foi molhado o seu corpo, até que conheceu que Deus, o Altíssimo, tem domínio sobre o reino dos homens, e a quem quer constitui sobre ele.
E tu, Belsazar, que és seu filho, não humilhaste o teu coração, ainda que soubeste tudo isto.
E te levantaste contra o Senhor do céu, pois foram trazidos à tua presença os vasos da casa dele, e tu, os teus senhores, as tuas mulheres e as tuas concubinas, bebestes vinho neles; além disso, deste louvores aos deuses de prata, de ouro, de bronze, de ferro, de madeira e de pedra, que não vêem, não ouvem, nem sabem; mas a Deus, em cuja mão está a tua vida, e de quem são todos os teus caminhos, a ele não glorificaste.
Então dele foi enviada aquela parte da mão, que escreveu este escrito.
Este, pois, é o escrito que se escreveu: MENE, MENE, TEQUEL, UFARSIM.
Esta é a interpretação daquilo: MENE: Contou Deus o teu reino, e o acabou.
TEQUEL: Pesado foste na balança, e foste achado em falta.
PERES: Dividido foi o teu reino, e dado aos medos e aos persas.
Então mandou Belsazar que vestissem a Daniel de púrpura, e que lhe pusessem uma cadeia de ouro ao pescoço, e proclamassem a respeito dele que havia de ser o terceiro no governo do seu reino.
Naquela noite foi morto Belsazar, rei dos caldeus.
E Dario, o medo, ocupou o reino, sendo da idade de sessenta e dois anos.

-Introdução: Muitas pessoas pensam que estão servindo a Deus e se enganam porque não estão. A bíblia diz que devemos nos aproximar de Deus com reverência e santo temor (Hebreus 12.28). Temer é respeitar, tratar com educação e amor. O termo também pode ser interpretado como ter medo. No texto lido vemos duas pessoas: Daniel e Belsazar, um que temia e outro que não temia ao Senhor.
O que é temor de Deus?
Vejamos o que é o Temor de Deus:
I - Não servir a dois Senhores:
 v.2-4
O erro do rei Belsazar foi pegar os utensílios sagrados do templo e utilizar em sua festa pensando que poderia fazer isso adorando seus deuses ao mesmo tempo.
Jesus mesmo disse que “ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de aborrecer-se de um e amar ao outro, ou se devotará a um e desprezará ao outro. Não podeis servir a Deus e às riquezas (Mateus 6.24) isso significa trocar Deus por ídolos, prostituição, misticismo e superstições.
Se você tem dificuldade de vencer o pecado, clame o sangue de Jesus!
II - Respeitar a Deus: v.5-8
Quando apareceu a mão escrevendo na parede, o rei parou tudo para entender o mistério que sucedia. Até então não respeitava nada nem ninguém, mas agora estava disposto a descobrir a verdade. O ambiente irreverente se tornou em um momento de preocupação e respeito.
Respeito a Deus também implica em respeitar:
-O nome de Deus (Jesus, Trindade);
-A casa de Deus (Igreja e objetos do templo);
-As pessoas de Deus (ungidos);
Mesmo quando você não entender o que está acontecendo, pelo menos respeite!
III - Crer na manifestação do poder de Deus: v.9-10
Belsazar ficou sem entender nada porque não acreditava no poder de Deus. Contudo sua mãe acreditava no poder de Deus, porque conhecia a Daniel e já tinha visto a revelação de mistérios divinos através de seu dom de interpretação. Daniel só entendeu tudo porque era temente a Deus.
Quando acreditamos no poder de Deus passamos a temer sua manifestação sobrenatural sobre nós, sabendo que a qualquer momento Deus pode agir e que Ele está vendo tudo, então “ao Senhor dos Exércitos, a ele santificai: e seja Ele o vosso temor e seja ele o vosso assombro” (Isaías 8.13).
Nunca duvide do poder de Deus!
IV - Vencer o orgulho humano: v.17-23
Daniel era um homem humilde e não aceitou recompensa do rei. Daniel confrontou o rei dizendo-lhe que o que mais impedia Belsazar era seu orgulho pessoal e vaidade. Usava o poder que tinha para oprimir as pessoas.
A Palavra de Deus ensina que “ninguém, pois, oprima ao seu próximo; mas ter ás temor do teu Deus: porque Eu sou o Senhor, vosso Deus” (Levíticos 25.17). Muitas vezes precisamos ser confrontados para aprender a ser mais humilde. Deus envia seus profetas para nos ensinar a verdade e corrigir erros. Provações e lutas também são ferramentas que Deus usa para nos moldar.
Deixe Deus quebrar o seu orgulho!
V- Aproveite as oportunidades: v.24-30
 Deus deu a Belsazar uma oportunidade de governar e quando passou o tempo, passou a oportunidade para outro. Se naquele momento Belsazar tivesse aceitado o juízo de Deus e pedido misericórdia, teria recebido uma chance como seu avô Nabucodonosor.
Muitas pessoas estão colhendo o que plantaram e querem que Deus resolva seus problemas. Peça a misericórdia de Deus que Ele muda até mesmo seus juízos por amor a você. Nunca se ache muito sábio, pois “o temor do Senhor é o princípio da ciência: os loucos desprezam a sabedoria e a instrução” (Provérbios 1.7). Não esconda o talento que Deus te deu, aproveite mesmo que seja pouco Ele pode te dar mais depois.
Aproveite o tempo que Deus está te dando!
-ConclusãoEclesiastes 12.13 “De tudo o que se tem ouvido, a suma é: Teme a Deus e guarda os seus mandamentos; porque isto é o dever de todo homem”
Se Deus te falar que vai te medir e pesar, contar o teu tempo, o que será que Ele faria? Peça ao Senhor que o ensine a ter a Ele como Ele merece e a servi-lo de todo o seu coração. Então saia de cima do muro e não sirva a dois senhores. Respeite a Deus, seu nome poderoso e a casa Deus, bem como aos seus servos. Creia na manifestação do poder de Deus te mostrando sinais. Deixe sue orgulho ser quebrado por Deus e aproveite cada oportunidade que Deus te der.
Tudo que fizer tenha temor de Deus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deus te abençõe sempre !!