quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

RECONHECENDO A VOZ DE DEUS

Mateus 16.13-23

E, chegando Jesus às partes de Cesaréia de Filipe, interrogou os seus discípulos, dizendo: Quem dizem os homens ser o Filho do homem?
E eles disseram: Uns, João o Batista; outros, Elias; e outros, Jeremias, ou um dos profetas.
Disse-lhes ele: E vós, quem dizeis que eu sou?
E Simão Pedro, respondendo, disse: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo.
E Jesus, respondendo, disse-lhe: Bem-aventurado és tu, Simão Barjonas, porque to não revelou a carne e o sangue, mas meu Pai, que está nos céus.
Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela;
E eu te darei as chaves do reino dos céus; e tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus.
Então mandou aos seus discípulos que a ninguém dissessem que ele era Jesus o Cristo.
Desde então começou Jesus a mostrar aos seus discípulos que convinha ir a Jerusalém, e padecer muitas coisas dos anciãos, e dos principais dos sacerdotes, e dos escribas, e ser morto, e ressuscitar ao terceiro dia.
E Pedro, tomando-o de parte, começou a repreendê-lo, dizendo: Senhor, tem compaixão de ti; de modo nenhum te acontecerá isso.
Ele, porém, voltando-se, disse a Pedro: Para trás de mim, Satanás, que me serves de escândalo; porque não compreendes as coisas que são de Deus, mas só as que são dos homens.
-Introdução: 

Quando conhecemos a voz de uma pessoa, conseguimos reconhecer com poucas palavras. Existem pessoas que conseguem até imitar a voz de uma pessoa que conhece bem. Certamente a voz de Deus é inconfundível para quem O conhece.
Jesus sabia discernir a Voz do Pai e neste texto mostra a diferença prática da voz do homem, do diabo e a Voz de Deus.
Como reconhecer a voz de Deus?
Vamos ver com o exemplo de Jesus como reconhecer a Voz de Deus e saber quando é o homem ou o diabo que está falando:
1- A Voz do Homemv.13,14
Jesus perguntou aos discípulos o que os homens estavam falando a seu respeito e eles responderam conforme tinham ouvido nas ruas comparando o Mestre com grandes profetas como João Batista, Elias e Jeremias.
O homem muitas vezes fala coisas ‘boas’ a nosso respeito e somos tentados como os discípulos a pensar que estas palavras são de Deus, por que têm linguagem religiosa e falam coisas que nos agradam. Mesmo assim é preciso tomar cuidado para não confundir isso com a voz de Deus.
O ditado ‘a voz do povo é a voz de Deus’ é uma das maiores mentiras repetidas constantemente. A mesma multidão que gritou ‘Hosana!’ no domingo (Mateus 21.9), também gritou ‘Crucifica!’ na quinta-feira (Mateus 27.22).  Nem sempre quando todos estão falando bem de nós significa que Deus os está usando para falar conosco, pois “maldito o homem que confia no homem” (Jeremias 17.5).
Você já foi enganado pela voz do homem?
Não se iluda com bajulações das pessoas!
                             
2- A voz de Deusv.15-17
Jesus continuou perguntando aos discípulos o que eles achavam a seu respeito e Pedro foi inspirado por Deus para dizer quem é Jesus. Na mesma hora Jesus reconheceu que o Espírito Santo estava usando a boca de Pedro.
Quando Deus fala por meio de alguém sentimos algo sobrenatural “porque a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração” (Hebreus 4.12). Isso significa que quando é Deus que está falando, tanto quem ouve como quem fala (dois gumes) são penetrados profundamente pela voz de Deus.
Algumas características da voz de Deus são:
-Poder e Majestade (Salmos 29.4);
-Traz PAZ ao coração (I Reis 19.12).
-Contraria a vontade do homem para anunciar a Vontade de Deus (Juízes 6.11-39).
-Sempre está de acordo com a Palavra de Deus (Números 23.19).
Muitos cristãos não ouvem a Voz de Deus porque estão desatentos. Não é Deus que está em silêncio e sim às pessoas que não estão ouvindo por causa da surdez espiritual provocada pelo pecado e o tumulto de tantas coisas do mundo ao seu redor (Isaías 59.2).
Você já ouviu Deus falar com você?
Preste atenção e ouça a Voz de Deus!

3- A voz do diabov.21-23
Ainda no mesmo diálogo Jesus aproveita a inspiração recebida por Pedro para anunciar sua missão redentora que passaria pelo sofrimento e crucificação, revelando a vontade soberana de Deus. Neste momento Pedro chamou Jesus num canto e começou a inspirar autopiedade dizendo que Jesus não merecia nada daquilo. O Mestre reconheceu que neste momento Pedro estava sendo usado pelo demônio e o repreendeu imediatamente.
Engana-se quem pensa que o inimigo fala só coisas ruins porque “não é de admirar, porque o próprio Satanás se transforma em anjo de luz” (II Coríntios 11.14) e no fim nos tempos o inimigo tem feito tudo“para enganar, se possível, os próprios eleitos” (Marcos 13.22).
Uma forma do inimigo falar é colocando dúvidas no coração. A serpente enganou Eva com palavras mansas e sedutoras questionando as palavras de Deus. A voz de Deus traz confiança e certeza ao coração.
A autopiedade é uma grande forma de Satanás falar com as pessoas. Cuidado quando alguém disser ‘coitadinho de você’ e que ‘você não merece isso’, porque pode ser o inimigo te incitando a deixar a sua cruz. A verdadeira voz de Deus te desafia a suportar a cruz até o fim e perdoar todos que te ofenderem.
Você sabe quando o diabo tenta te enganar?
Não aceite dúvidas nem autopiedade que vem do inimigo!

Reconheça a Voz de Deus!
-CONCLUSÃO:
Infelizmente muitos cristãos hoje estão como Pedro que ora falam o que todo mundo tá dizendo, ora são usados por Deus e depois dão ouvidos ao diabo. Por isso é urgente reconhecer a voz de Deus que fala profundamente ao coração.
Você sabe discernir as vozes do homem, do diabo e a Voz de Deus?
Peça ao Senhor que te dê discernimento e que fale ao seu coração!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deus te abençõe sempre !!