quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

A IRA .

Romanos 12.18-21
Se for possível, quanto estiver em vós, tende paz com todos os homens.
Não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar à ira, porque está escrito: Minha é a vingança; eu recompensarei, diz o Senhor.
Portanto, se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer; se tiver sede, dá-lhe de beber; porque, fazendo isto, amontoarás brasas de fogo sobre a sua cabeça.
Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem.
-Introdução:A ira é um sentimento ruim de indignação contra algo ou alguém que nos aborrece e a sentimos toda vez que lembramos ou vivenciamos um fato desagradável.
O que é ira? 
Quando a sentimos?
Vejamos algumas considerações Bíblicas sobre a ira:Gálatas 5:20 – é uma obra da carne.
Salmo 37:8 - devemos deixar a ira, que não é boa.
-Mateus 5:22 - não devemos nos irar contra o nosso irmão.
Provérbios 22:24 - precisamos evitar o iracundo para não receber influências.
Provérbios 15:1- a palavra dura provoca a ira, por isso é bom falarmos mansamente e quando ouvirmos uma palavra dura respondemos com brandura para desviar a ira de nós e do outro.
Eclesiastes 7:9 - não podemos nos apressar em nos irar.
Salmo 4:4 - irai-vos, mas não pequeis, pois muitas vezes temos razão em nos irar, mas como sabemos que é pecado devemos parar um pouco, pensar, acalmar e então agir para não ocorrer o risco de precipitar e pecar.
-Jonas 4:4 - é razoável a tua ira? Sempre que acontecer algo que pode nos provocar é bom primeiro perguntar a si mesmo: eu tenho razão em estar irado?
-Efésios 4: 26-31- independente de termos razão ou não é importante lembrar “irai-vos mas não pequeis” e que não se demore em passar a nossa ira para não darmos lugar ao diabo, e entristecemos o Espírito do Senhor, pecando com palavras.
-Provérbios 14:17 e 30:33 - o resultado da ira é o pecado.
Provérbios 19:19 - a ira sempre tem sua conseqüência e o seu castigo para podermos aprender a nos controlar.
1 Timóteo 2:8 - precisamos orar sem cessar e com ira não dá para orar a Deus corretamente.
Tiago 1: 19-21 - a ira do homem não opera justiça de Deus e não adianta querermos fazer justiça com as próprias mãos querendo resolver tudo sozinho que não estaremos fazendo o certo precisamos deixar tudo nas mãos de Deus.
Vejamos alguns exemplos de pessoas que se iraram:
Genesis 4:5- Caim se irou contra seu irmão Abel e o matou;
Números 20: 10 e 11 – Moisés se irou contra o povo de Israel justamente e pecou contra o Senhor;
1 Samuel 20: 30 e 31 – Saul se irou contra Jônatas e Davi tentando matara Davi por varias vezes.
Daniel 2: 12 e 133:19 – Nabucodonosor se irou contra os sábios da Babilônia e quis matá-los e também se irou contra Misael, Azarias e Ananias aumentando o fogo da fornalha.
Mateus 2:16 - Herodes se irou contra os reis magos e mandou matar todos os meninos de dois anos para baixo que havia na cidade de Belém, querendo matar o Messias.
Todos estes são exemplos desastrosos da ira e é exatamente assim que acontece conosco, primeiro nos iramos, depois pecamos e depois vemos as conseqüências.
Mateus 5:5 “Bem aventurados os mansos porque herdarão a terra”. Nós cristãos precisamos aprender mais de Jesus que é “manso e humilde de coração” (Mateus 11:29) se quisermos herdar esta terra para o senhor e conquistarmos a Canaã celestial.
Ore ao senhor e peça a Ele que te de um espírito de mansidão. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deus te abençõe sempre !!