I Tessalonicenses 5.12-22
E rogamo-vos, irmãos, que reconheçais os que trabalham entre vós e que presidem sobre vós no Senhor, e vos admoestam;
E que os tenhais em grande estima e amor, por causa da sua obra. Tende paz entre vós.
Rogamo-vos, também, irmãos, que admoesteis os desordeiros, consoleis os de pouco ânimo, sustenteis os fracos, e sejais pacientes para com todos.
Vede que ninguém dê a outrem mal por mal, mas segui sempre o bem, tanto uns para com os outros, como para com todos.
Regozijai-vos sempre.
Orai sem cessar.
Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco.
Não extingais o Espírito.
Não desprezeis as profecias.
Examinai tudo. Retende o bem.
Abstende-vos de toda a aparência do mal.
E que os tenhais em grande estima e amor, por causa da sua obra. Tende paz entre vós.
Rogamo-vos, também, irmãos, que admoesteis os desordeiros, consoleis os de pouco ânimo, sustenteis os fracos, e sejais pacientes para com todos.
Vede que ninguém dê a outrem mal por mal, mas segui sempre o bem, tanto uns para com os outros, como para com todos.
Regozijai-vos sempre.
Orai sem cessar.
Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco.
Não extingais o Espírito.
Não desprezeis as profecias.
Examinai tudo. Retende o bem.
Abstende-vos de toda a aparência do mal.
O que é a Perfeição Cristã?
Viver em santidade na presença de Deus, buscar ser semelhante a Jesus, o único perfeito (Hebreus 7.28). Jesus é o nosso modelo de santidade, por isso, devemos andar como Jesus andou, sentir o que Ele sentiu e viver como Ele viveu. Ele mesmo nos disse “Sede vós perfeitos como perfeito é o vosso PAI CELESTE” (Mateus 5.48).
Este estudo é baseado no livro Perfeição Cristã*, de João Wesley, um avivalista que mais pregou sobre a necessidade de santificação. O texto apresenta suas respostas para pessoas que desejavam alcançar a santidade.
É possível alguém alcançar a Perfeição Cristã?
Vejamos algumas características de quem busca ser perfeito:
1- Desejo de se Purificar: Romanos 7.19“Porque não faço o bem que prefiro, mas o mal que não quero, esse faço”
Um grande problema na santificação é a luta contra a vontade da carne. A primeira coisa que a pessoa precisa par se santificar é ter vontade de mudar. Essa mudança de mentalidade (metanóia) precisa se tornar mais forte do que o desejo de pecar. O pecado passa a gerar frustração ao invés de prazer e a santificação traz alívio ao invés de peso.
Quando você deseja se purificar, experimenta a manifestação da Graça Justificadora, que nos perdoa, pois “a si mesmo se purifica todo o que nele tem esta esperança, assim como ele é puro” (I João 3.3) e também da Graça Santificadora, que nos limpa “segundo é santo aquele que vos chamou, tornai-vos santos também vós mesmos em todo o vosso procedimento” (I Pedro 1.15). À medida que nos aproximamos do Deus Santo, somos purificados à suma “imagem e semelhança”(Gênesis 1.27).
Você quer mesmo santificar sua vida?
Deseje a santidade do mais profundo coração!
2- Buscar Libertação: Hebreus 12.1 “desembaraçando-nos de todo peso e do pecado que tenazmente nos assedia, corramos, com perseverança, a carreira que nos está proposta”
O pecado é como um laço que embaraça a vida da pessoa até estar completamente presa. Quem deseja santidade deve reconhecer que necessita de Cristo, que é o padrão de vida santa. O conhecimento da Palavra de Deus (João 8.32) presença do Espírito liberta de todo pecado (Romanos 8.1-3).
A busca de libertação deve ser um esforço constante (Mateus 11.12). O desgosto pelo pecado precisa chegar ao ponto de detestar todo mal até libertar-se dele.
Você tem buscado a libertação de todo pecado?
Livre-se de tudo o que prende sua vida no pecado!
3- Conversão contínua: Filipenses 3.13,14 “quanto a mim, não julgo havê-lo alcançado; mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão, prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus”
A conversão é uma mudança. Virar-se para Deus e deixar o mundo. Contudo, o mundo, a carne e diabo são insistentes e todos os dias é necessário virar as costas para eles e voltar-se para Deus. Então é necessário um exercício de mudanças a cada dia até alcançar o ponto da perfeição.
Para experimentar a conversão é necessário entender e aceitar a vontade de Deus e deixar a sua própria vontade (Mateus 6.10 e 26.42). Converter é negar a si mesmo, dizendo não para seus próprios desejos (Mateus 16.24) até vencer as vontades da carne.
Você tem buscado se converter a cada dia?
Continue esta mudança em sua vida todos os dias!
4- Livrar-se de pensamentos e palavras más: Romanos 12.2 “não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus”
Quando nos santificamos, procuramos alcançar vontade de Deus, “pois esta é a vontade de Deus: a vossa santificação” (I Tessalonicenses 4.3). A mudança mais importante é a mentalidade. Você precisa estar convencido de que precisa mudar para começar esta luta.
Para mudar a mentalidade é necessário sempre renovar a mente com novas informações e conhecimento que edifique, ocupando lugar de coisas inúteis. Um bom exercício é ocupar a cabeça com coisas úteis como louvor, por exemplo, experimente quando te vier um mau pensamento, comece a meditar na letra de um louvor, ocupando a mente (Filipenses 4.8).
Para manter a mente renovada é preciso vigilância contra coisas fúteis como a maledicência que vem apenas preencher espaço com pecado e sujeira. O pecado de falar mal invalida a religião e quem controla a sua língua é perfeito (Tiago 1.26 e 3.2).
Quando a mente é renovada passamos a ter mais tranquilidade e firmeza em Deus (Salmos 108.1) deixando toda ansiedade e recebendo uma paz que às vezes nem entendemos, mas que nos guarda e protege de todo sentimento ruim (Filipenses 4.6,7).
Você tem buscado renovar sua mente?
Alimente-se apenas com coisas que te edificam!
5- Concentrar-se na oração e leitura bíblica: II Coríntios 10.5 “levando cativo todo pensamento à obediência de Cristo”
Pra João Wesley era muito importante conseguir ser livre de distrações na oração e na leitura da bíblia. Precisamos aproveitar bem os momentos de orar e ler a Bíblia e nos concentrar o máximo possível. Atualmente somos muito cercados de coisas que tomam nossa atenção como celular, internet, TV, etc.
A vida devocional é indispensável para alcançar a santificação. Jesus disse que pela Palavra é que somos santificados (João 17.17). Através das Escrituras, passamos a ter mais intimidade com Deus.
Como Daniel que orava três vezes ao dia, precisamos nos disciplinar para ter um momento a sós com Deus (Mateus 6.5-8). Reserve um local e hora especial e livre de distrações. Com o tempo sua intimidade com Deus aumentará e você conseguirá se desapegar de muitas coisas do mundo.
Você tem um momento de estar a sós com Deus?
Concentre-se o máximo possível em sua vida de oração!
6- Buscar orientação do Espírito Santo: João 14.26 “o Espírito Santo, a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo o que vos tenho dito”
O Espírito Santo, que é Deus presente conosco, nos ensina todas as coisas e por isso precisamos buscar sua orientação de Deus para não errar e “andai no Espírito e jamais satisfareis à concupiscência da carne” (Gálatas 5.16). A oração deve vir antes de nossas decisões para que tudo corra bem. Quando deixamos de orar primeiro, as coisas dão erradas e temos que orar depois pedindo a misericórdia de Deus para concertar.
Também através da comunhão com os irmãos, o Espírito Santo usa alguém para nos orientar e somos aperfeiçoados na unidade da Igreja onde um fortalece o outro (João 17.23). A voz do Espírito Santo fala em nosso coração “quando te desviares para a direita e quando te desviares para a esquerda, os teus ouvidos ouvirão atrás de ti uma palavra, dizendo: Este é o caminho, andai por ele” (Isaías 30.21).
Você tem buscado a direção do Espírito Santo?
Ande no espírito para vencer as vontades da carne!
7- Fugir da tentação: João 8.11 “vai e não peques mais”
Jesus perdoou a mulher adúltera, mas lhe deu um comando para ir e não pecar mais, ou seja, a partir de então, deveria lutar contra o pecado e fugir de toda tentação. Aquela mulher deve ter sofrido muito até conseguir vencer o preconceito externo e o pecado em seu interior. Por isso, sempre oramos pedindo que Deus “não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal” (Mateus 6.13).
O homem natural deseja o que a carne quer, mas quando se torna espiritual passa a entender e desejar as coisas espirituais (leia II Coríntios 4.7-10 e 16-18). O Espírito Santo entra em nossa vida nos dando uma nova tendência de não querer mais errar (leia Romanos 8.6,10,14,15 e 16).
Não podemos brincar com o pecado. Do diabo não precisamos fugir, porque se o resistimos, ele é que foge de nós (Tiago 4.7), mas quanto ao pecado, é preciso fugir dele (I Coríntios 6.18). A tentação não vem de Deus e sim do próprio homem (Tiago 1.13,14) e sempre temos como vencer, pois “não vos sobreveio tentação que não fosse humana; mas Deus é fiel e não permitirá que sejais tentados além das vossas forças; pelo contrário, juntamente com a tentação, vos proverá livramento, de sorte que a possais suportar” (I Coríntios 10.13). Então é importante fortalecer o espírito, estando pronto para vencer a carne que é fraca, com muita vigilância e oração (Marcos 14.38).
Você tem fugido da tentação?
Evite tudo o que te leva ao pecado!
Deus quer aperfeiçoar a sua vida!
-CONCLUSÃO:
Não há nada de errado em querer ser perfeito. Se quisermos ser perfeitos e não errar, precisamos fazer tudo com amor que é o “vinculo da perfeição” (Colossenses 3.14) porque o amor é perfeito ( I Coríntios 13.10). O grande objetivo de ser um cristão é alcançar a perfeição cristã, vivendo uma vida disciplinada para crescer na graça e no conhecimento de Deus a cada dia.
Se o nosso Senhor Deus, na pessoa de Senhor Jesus (único perfeito) nos disse para sermos perfeitos é porque é possível. Deus não nos manda fazermos nada que é impossível porque Ele é o Deus do impossível e nós afirmamos “tudo posso naquele que me fortalece” (Filipenses 4.13). Precisamos lutar para viver o melhor possível e almejar a perfeição cristã.
O Senhor chamou Abrão e lhe disse: “anda na minha presença e sê perfeito” (Gênesis 17.1). Deus nos chama para vivermos com Ele e sermos perfeitos seguindo o seu exemplo de santidade. Então não podemos nos conformar com a hipótese do pecado, embora sejamos pecadores, precisamos lutar contra o pecado e “abstende-vos de toda forma de mal“ (I Tessalonicenses 5.22).
‘não há lugar para o mau numa alma cheia de Deus’. Através de suas pregações
Estes são alguns conselhos para quem deseja a santificação:
1- Deseje se purificar
2- Busque a libertação
3- Conversão contínua
4- Livre-se de pensamentos e palavras más
5- Concentre-se na oração e leitura bíblica
6- Busque orientação do Espírito Santo
7- Fuja da tentação
Você tem vontade de aperfeiçoar sua vida?
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deus te abençõe sempre !!