segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

ENTREGA TOTAL A PALAVRA .

Atos 18.5-11
E, quando Silas e Timóteo desceram da Macedônia, foi Paulo impulsionado no espírito, testificando aos judeus que Jesus era o Cristo.
Mas, resistindo e blasfemando eles, sacudiu as vestes, e disse-lhes: O vosso sangue seja sobre a vossa cabeça; eu estou limpo, e desde agora parto para os gentios.
E, saindo dali, entrou em casa de um homem chamado chamado Justo, que servia a Deus, e cuja casa estava junto da sinagoga.
E Crispo, principal da sinagoga, creu no Senhor com toda a sua casa; e muitos dos coríntios, ouvindo-o, creram e foram batizados.
E disse o Senhor em visão a Paulo: Não temas, mas fala, e não te cales;
Porque eu sou contigo, e ninguém lançará mão de ti para te fazer mal, pois tenho muito povo nesta cidade.
E ficou ali um ano e seis meses, ensinando entre eles a palavra de Deus.

-Introdução: O apóstolo Paulo foi para a macedônia por direção de Deus em uma visão (Atos 16.9). Mas quando passou pelas primeiras provas, teve medo até ver que Deus tinha um grande propósito para sua vida ali. Esta experiência serviu para que Paulo, mesmo já sendo um pregador do evangelho, se entregasse totalmente à Palavra de Deus.
Deus não quer nossa vida parcialmente, porque Jesus não entregou um pouco de sua vida por nós, se doou integralmente. Por isso a Palavra de Deus diz que “buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo coração (Jeremias 29.13). Muitas vezes precisamos passar por momentos de crise que nos levem a entregar-nos totalmente à Palavra.
Esta entrega total significa que você não quer somente bênçãos, mas está disposto a obedecer aos mandamentos, não quer apenas receber, mas está disposto a oferecer sua vida ao Senhor.
Você já se entregou totalmente à Palavra?
Com o exemplo de Paulo podemos aprender como se entregar totalmente à Palavra de Deus:
1- Testemunhov.5
Paulo começou sua entrega total ao testemunhar para todos que Jesus é o Cristo filho de Deus. Para ele, esta era uma tarefa difícil porque negava toda sua fé de até então. Mas Paulo não teve medo de assumir sua nova fé publicamente.
Não podemos ter vergonha de servir a Jesusporque, qualquer que de mim e das minhas palavras se envergonhar, dele se envergonhará o Filho do homem, quando vier na sua glória, e na do Pai e dos santos anjos” (Lucas 9.26). Não seja tímido em sua fé, assuma publicamente que você é um filho de Deus.
Ao assumir publicamente sua fé você se obriga a testemunhar o que diz. O testemunho de vida é a comprovação de que sua vida foi totalmente entregue à Palavra de Deus. A falta de testemunho cristão tem atrapalhado muitas vidas de vir para o caminho de Jesus. Por isso devemos ser praticantes da Palavra de Deus (Tiago 1.22).
Para se entregar totalmente à Palavra é necessário assumir sua identidade cristã.
Você tem dado testemunho de vida?
Assuma publicamente que é um discípulo de Jesus!
                              
2- Conversãov.6
Paulo sacudiu suas vestes dizendo que não queria nem mesmo uma poeirinha de lembrança do passado. Aquelas pessoas não queriam o evangelho para não abrir mão de sua religiosidade, então Paulo lançou sobre eles a responsabilidade desta decisão. Com este ato de sacudir as vestes, Paulo deixou os judeus e a lei para anunciar o evangelho aos gentios.
Converter é mudar de direção. Virar de costas para o mundo e voltar-se para Deus. Sacudir as vestes significa largar tudo que é do mundo. Quando você tem uma roupa nova, logo abandona as mais velhas, assim devemos fazer ao encontrar uma nova vida em Cristo e deixar tudo mais para trás. O mundo muitas vezes vem colocando uma poeirinha de pecado sobre nossas vidas para nos sujar, por isso é importante sacudir as vestes e manter-nos sempre limpos como aqueles que lavaram os seus vestidos e os branquearam no sangue do Cordeiro” (Apocalipse 7.14).
Para se entregar totalmente à Palavra é preciso se converter.
Você já se converteu verdadeiramente?
Sacuda suas vestes e deixe tudo que é do mundo!

3- Discipulado: v.7,8
Saindo da sinagoga Paulo entrou numa casa ao lado que pertencia a um homem chamado Tício, também conhecido por ser Justo e era temente a Deus. Naquela casa Paulo continuou seu ministério de pregação do evangelho e a Igreja cresceu. Até aquele momento não havia conseguido êxito porque estava pelejando com pessoas erradas.
Para se entregar totalmente à Palavra precisamos cuidar das companhias, com os ambientes que frequentamos e não perder tempo com coisas que não edificam, pois “as más conversações corrompem os bons costumes” (I Coríntios 15.33). Talvez você não consegue se entregar totalmente á Palavra porque se deixa influenciar por pessoas que não te abençoam.
O discipulado é uma estratégia de Jesus para nosso crescimento espiritual. Quando andamos com pessoas de Deus e aprendemos mais sobre Jesus, nossa vida espiritual é fortalecida até nos entregarmos totalmente à Palavra. Procure alguém que seja mais experiente espiritualmente para ser seu mentor no discipulado, procure aprender mais a cada dia e peça a Deus que levante pessoas para te ajudar. Talvez, como aconteceu com Paulo, as pessoas que vão te ajudar estão mais perto do que imagina, pois Deus levantou muitas pessoas para ajudar Paulo (Atos 18.10).
O discipulado começa quando você segue a Jesus como Senhor e Mestre. Continua quando caminha junto com outros discípulos aprendendo mais sobre a palavra. Além disso, também devemos fazer discípulos chamando outras pessoas para seguir ao Senhor ensinando-as sobre Jesus.
Você já faz parte do discipulado?
Seja um discípulo e faça discípulos seguindo a Jesus!

4- Pregaçãov.9
Deus mandou que Paulo pregasse a Palavra sem medo. Assim continuou pregando e vidas foram se convertendo ao Evangelho. Quando Paulo pregava maravilhas aconteciam confirmando o poder de sua mensagem e vidas se convertiam a Jesus. A dedicação de Paulo à pregação mostra sua entrega total à Palavra.
A pregação faz parte da vida do crente. Enquanto o ímpio se prende a novelas, reality shows e tantas outras coisas que não têm proveito algum para edificação da vida, o cristão tem “prazer na lei do Senhor e na sua lei medita de dia e de noite” (Salmo 1.2). O crente sabe que as coisas do mundo não podem ajudar nas horas difíceis, por isso busca fé na palavra de Deus, pois “a fé vem pelo ouvir e o ouvir pela pregação”(Romanos 10.17).
Além de ouvir pregações o crente precisa pregar. Quando pregamos, a Palavra ganha vida através de nossos lábios “pois a boca fala do que o coração está cheio” (Mateus 12.34). Tudo o que ouvimos sobre Jesus gera a fé em nosso coração e depois deve ser proclamado com nossos lábios porque palavra está junto de ti, na tua boca e no teu coração; esta é a palavra da fé, que pregamos” (Romanos 10.8). Pregar não é somente com o microfone diante da igreja e sim por onde for primeiramente com o testemunho e também com palavras em cada conversa.
Você gosta de ouvir pregações?
Não somente ouça, mas pregue a Palavra de Deus!

5- Perseverançav.11
Paulo pensava que em Corinto não haveria pessoas de Deus, por isso pensou em sair de lá, mas Deus lhe mostrou que precisava ficar lá o tempo necessário para colher os frutos. Ali em Corinto foi levantada a maior Igreja da Macedônia. Então Paulo ficou ali um ano e meio doutrinando a Igreja na Palavra sendo o suficiente para que a Igreja fosse fortalecida e preparada.
Uma planta tem o tempo certo de nascer, crescer e dar frutos ou flores. Do mesmo modo é a pregação do evangelho. Cada pessoa e cada Igreja tem um tempo de ser trabalhado. Não é fácil. Mas é preciso esperar e perseverar para ver os resultados. Creio que Jesus comparou muito a obra de Deus com o serviço do campo porque este exige paciência e dependência Divina para os resultados.
O automatismo e o imediatismo dos tempos pós-modernos onde acostumamos apertar botões e ver as coisas acontecendo têm colocado as pessoas mal acostumadas. Também estamos despreparados para lidar com o fato tempo. Nossa parte é obedecer a Deus e ser perseverante, o restante é Deus quem dá o resultado. Quando as coisas estiverem muito difíceis, espere mais um pouco e Deus agirá em seu favor.
Para se entregar totalmente à Palavra é preciso perseverança.
Você tem sido perseverante?
Permaneça na Palavra e Deus te recompensará!
Se entregue totalmente à Palavra de Deus!
-CONCLUSÃO:
Quando Paulo pensava que tudo estava dando errado é que tudo começou a dar certo. Desde que se entregou totalmente à Palavra de Deus, as coisas mudaram. Foi preciso passar por uma crise para chegar a esta decisão.
Talvez você também esteja passando por algo semelhante ao que houve com Paulo. Se as coisas estiverem dando errado pode ser um sinal de que você precisa se entregar totalmente à Palavra. Não basta ser crente de aparência ou nominalmente, é necessário ser totalmente submisso à vontade de Deus.
Para se entregar totalmente à Palavra é preciso:
         -cuidar do TESTEMUNHO;
         -buscar se CONVERTER;
         -ser DISCÍPULO;
         -ouvir e PREGAR;
         -ser PERSEVERANTE.
Você gostaria de se entregar totalmente à Palavra?
Não faça restrições em obedecer à vontade de Deus!

domingo, 28 de fevereiro de 2016

O SENHOR É MEU PASTOR .

O SENHOR é o meu pastor, nada me faltará.
Salmos 23:1
Talvez nenhum personagem do Antigo Testamento se identifique tanto conosco como Davi. Apesar de suas grandes qualidades – rei, escritor, poeta, líder militar, músico, etc – Davi era um homem como nós, de carne e osso. Ele falhou várias vezes na obediência à Lei de Deus, caiu em muitos pecados – e alguns gravíssimos – assim como nós.
Davi chorava muito pelas tragédias da sua família, pela morte dos seus valentes soldados e fiéis amigos; entrava em depressão diversas vezes frente a sua inabilidade; ficava muito tempo abatido, desencorajado e angustiado em meio as tribulações e perseguições de seus inimigos, exatamente como nós ficamos. Davi era, assim como nós somos, pecador! Era falho e limitado, como todo crente é.
No entanto, Davi foi um dos maiores vitoriosos das Escrituras, um verdadeiro herói da fé! E, nesse Salmo, o mais conhecido do mundo, Davi mostra a causa da sua grandeza: “O SENHOR é o meu pastor, nada me faltará”. Durante a trajetória de Davi, ele ilustra Deus como sendo seu pastor, cuidando bem de seu rebanho, assim como faz um fiel pastor de ovelhas. Desta maneira o Senhor conduziu, apascentou e consolou Davi por toda sua vida.
Quero lhe dizer, caro leitor, que Davi se foi, não está mais entre nós, morreu! Contudo, você está aqui para continuar a mesma caminhada iniciada por este grande santo. A boa notícia é que o Senhor também é seu pastor e tem consigo várias promessas. Uma das promessas é de guiar você neste mundo hostil, levar você às boas e verdes pastagens e então nutrir sua alma faminta; dar de beber a você neste deserto inóspito – águas tranquilas – dando paz a sua alma! Ele sempre te guiará pelas veredas da justiça por amor do Seu Nome! Refrigerará sua alma! E, quando vier o vale da sombra e da morte, não você não precisará temer porque a vara e o cajado d’Ele te consolarão, também te protegendo dos ataques do lobo feroz chamado Satanás.
Fique em paz, descanse nos cuidados deste fiel pastor que é Jesus, confie n’Ele! Mesmo nestes dias escuros e difíceis você está sob seus cuidados para todo o sempre, pois o Salmo se encerra desta forma: “Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na casa do Senhor por longos dias”.

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

HOMENS QUE DEUS MUDOU O NOME .

“O Espírito do SENHOR se apossará de ti, e profetizarás com eles e tu serás mudado em outro homem”I Samuel 10.6


-Introdução: O encontro com Deus marca a vida de uma pessoa para sempre. Torna-se uma nova criatura (II Coríntios 5.17) um filho de Deus (João 1.12). Para alguns personagens bíblicos esta mudança de vida foi simbolizada pela mudança do nome da pessoa. Ao receber um novo nome tem a garantia e a responsabilidade de ser uma pessoa diferente.
O nome é a forma como uma pessoa é chamada e se todas as vezes que alguém lhe pronunciar seu nome se lembrar da promessa de Deus com certeza nunca se esquecerá que foi nomeado para ser abençoado pelo Senhor. Esta mudança de nome é uma estratégia do Senhor para lembrar seus servos de que os abençoará.
Você quer mudar de vida?
Vamos aprender um pouco sobre os quatro homens que Deus mudou o nome:
1- Abrão > AbraãoGênesis 17.5
Abrão = pai grande ou pai elevado;
Abraão = pai de muitas nações ou povos;
O nome de Abrão que significa pai grande ou pai elevado, foi mudado para Abraão, profetizando que seria pai de muitas nações ou povos. Antes desta mudança, quando as pessoas chamavam Abrão de ‘pai elevado’ ele possivelmente sentia um incômodo porque não tinha filhos. Mas agora, sempre que alguém lhe chamasse Abraão aumentaria sua certeza de um dia ter muitos filhos.
Como uma propriedade que é registrada em nome de uma pessoa ou uma encomenda endereçada para o nome de alguém, assim são as promessas do Senhor para nós. Cada bênção da Bíblia pode ser colocada para seu nome, tomando posse da Palavra.
Se você é um servo de Deus saiba que há promessas do Senhor com seu nome!
                              
2- Jacó > IsraelGênesis 35.10; 32.28
Jacó = enganador ou trapaceiro, suplantador ou usurpador, literalmente “aquele que segura pelo calcanhar”.
Israel = príncipe de Deus, vencedor, que reina com Deus.
O nome de Jacó que significava trapaceiro foi mudado para Israel com sentido de príncipe de Deus. Antes Jacó tinha orgulho de ser um homem esperto, mas ao ter um encontro com Deus aprendeu que não tinha que tentar conseguir o que deseja por si mesmo, pois já tinha sido conquistado por Deus para ser um príncipe de seu povo.
Ao dar o nome de Israel, Deus estava lhe garantindo que seria um vencedor e que não precisava mais usar métodos humanos para vencer. Deus estaria lutando com ele todas as suas batalhas e lhe dando a vitória.
Se você é chamado como servo de Deus, saiba que é um Vencedor!

3- Simão > PedroMarcos 3.16
Simão = inconstante, aquele que ouve;
Pedro = rocha, pedra, firmeza;
O nome de Simão que significa ‘aquele que ouve’ com sentido de uma pessoa passiva e inconstante foi mudado para Pedro, indicando que deveria ser firme como uma rocha e ativo como um homem seguro e decidido. Jesus queria trabalhar o temperamento de Simão para o preparar para as lutas que enfrentaria.
Mais tarde Pedro usaria este termo cinco vezes em sua carta (I Pedro 2.4,5,6,7,8) ensinando o povo a ser “pedras vivas” a exemplo de Jesus que é a “a Pedra angular” ou “Pedra que vive”. Fazendo isso, Pedro estava assumindo para si o novo nome e nova personalidade que Jesus lhe deu.
Deus tem te chamado para transformar sua vida totalmente!

4- Saulo > PauloAtos 13.9
Saulo = o grande;
Paulo = o pequeno;
O nome de Saulo, que significa ‘o grande’ caracterizava seu temperamento como um homem exaltado e orgulhoso. Saulo estava acostumado com uma vida cheia de privilégios e ser atendido por todos como uma autoridade. Jesus chamou-o de Paulo, com sentido de ‘o pequeno’ para lhe ensinar a ser mais humilde.
Com o tempo, Paulo foi absorvendo esta característica ensinada por Jesus deixando suas vaidades e obstinação. Certa vez afirmou ser “o menor de todos os santos” (Efésios 3.8) mostrando que tinha aprendido a lição e ensinava seus discípulos a “não pense de si mesmo além do que convém; antes, pense com moderação” (Romanos 12.3).
Como servo de deus você é chamado para ser humilde!

Sua vida pode mudar!
-CONCLUSÃO:
Ao nascer de novo (João 3.7) nos tornamos uma nova criatura (II Coríntios 5.17) e devemos assumir nosso novo nome. Se antes você tinha um nome ruim na comunidade, seu nome é mudado para um “bom nome” (Provérbios 22.1).
Os discípulos de “Antioquia, foram os discípulos, pela primeira vez, chamados cristãos” (Atos 11.26) por sua conduta ser semelhante a Cristo ganharam este novo nome. Assim também devemos seguir o exemplo de Jesus para levarmos seu nome conosco.
A mudança na vida destes homens é uma prova de que qualquer pessoa pode mudar. Contudo quem muda o homem não é ele mesmo e sim o Senhor Deus que o criou é o único que pode mudar sua vida.
A Bíblia promete que quando chegarmos aos céus “gravarei também sobre ele o nome do meu Deus, o nome da cidade do meu Deus ... e o meu novo nome” (Apocalipse 3.12) além de uma “pedrinha escrito um nome novo, o qual ninguém conhece, exceto aquele que o recebe” (Apocalipse 2.17).
Você gostaria de receber um novo nome?
O mesmo Deus que te criou quer transformar seu viver!

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

RECONHECENDO A VOZ DE DEUS

Mateus 16.13-23

E, chegando Jesus às partes de Cesaréia de Filipe, interrogou os seus discípulos, dizendo: Quem dizem os homens ser o Filho do homem?
E eles disseram: Uns, João o Batista; outros, Elias; e outros, Jeremias, ou um dos profetas.
Disse-lhes ele: E vós, quem dizeis que eu sou?
E Simão Pedro, respondendo, disse: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo.
E Jesus, respondendo, disse-lhe: Bem-aventurado és tu, Simão Barjonas, porque to não revelou a carne e o sangue, mas meu Pai, que está nos céus.
Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela;
E eu te darei as chaves do reino dos céus; e tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus.
Então mandou aos seus discípulos que a ninguém dissessem que ele era Jesus o Cristo.
Desde então começou Jesus a mostrar aos seus discípulos que convinha ir a Jerusalém, e padecer muitas coisas dos anciãos, e dos principais dos sacerdotes, e dos escribas, e ser morto, e ressuscitar ao terceiro dia.
E Pedro, tomando-o de parte, começou a repreendê-lo, dizendo: Senhor, tem compaixão de ti; de modo nenhum te acontecerá isso.
Ele, porém, voltando-se, disse a Pedro: Para trás de mim, Satanás, que me serves de escândalo; porque não compreendes as coisas que são de Deus, mas só as que são dos homens.
-Introdução: 

Quando conhecemos a voz de uma pessoa, conseguimos reconhecer com poucas palavras. Existem pessoas que conseguem até imitar a voz de uma pessoa que conhece bem. Certamente a voz de Deus é inconfundível para quem O conhece.
Jesus sabia discernir a Voz do Pai e neste texto mostra a diferença prática da voz do homem, do diabo e a Voz de Deus.
Como reconhecer a voz de Deus?
Vamos ver com o exemplo de Jesus como reconhecer a Voz de Deus e saber quando é o homem ou o diabo que está falando:
1- A Voz do Homemv.13,14
Jesus perguntou aos discípulos o que os homens estavam falando a seu respeito e eles responderam conforme tinham ouvido nas ruas comparando o Mestre com grandes profetas como João Batista, Elias e Jeremias.
O homem muitas vezes fala coisas ‘boas’ a nosso respeito e somos tentados como os discípulos a pensar que estas palavras são de Deus, por que têm linguagem religiosa e falam coisas que nos agradam. Mesmo assim é preciso tomar cuidado para não confundir isso com a voz de Deus.
O ditado ‘a voz do povo é a voz de Deus’ é uma das maiores mentiras repetidas constantemente. A mesma multidão que gritou ‘Hosana!’ no domingo (Mateus 21.9), também gritou ‘Crucifica!’ na quinta-feira (Mateus 27.22).  Nem sempre quando todos estão falando bem de nós significa que Deus os está usando para falar conosco, pois “maldito o homem que confia no homem” (Jeremias 17.5).
Você já foi enganado pela voz do homem?
Não se iluda com bajulações das pessoas!
                             
2- A voz de Deusv.15-17
Jesus continuou perguntando aos discípulos o que eles achavam a seu respeito e Pedro foi inspirado por Deus para dizer quem é Jesus. Na mesma hora Jesus reconheceu que o Espírito Santo estava usando a boca de Pedro.
Quando Deus fala por meio de alguém sentimos algo sobrenatural “porque a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração” (Hebreus 4.12). Isso significa que quando é Deus que está falando, tanto quem ouve como quem fala (dois gumes) são penetrados profundamente pela voz de Deus.
Algumas características da voz de Deus são:
-Poder e Majestade (Salmos 29.4);
-Traz PAZ ao coração (I Reis 19.12).
-Contraria a vontade do homem para anunciar a Vontade de Deus (Juízes 6.11-39).
-Sempre está de acordo com a Palavra de Deus (Números 23.19).
Muitos cristãos não ouvem a Voz de Deus porque estão desatentos. Não é Deus que está em silêncio e sim às pessoas que não estão ouvindo por causa da surdez espiritual provocada pelo pecado e o tumulto de tantas coisas do mundo ao seu redor (Isaías 59.2).
Você já ouviu Deus falar com você?
Preste atenção e ouça a Voz de Deus!

3- A voz do diabov.21-23
Ainda no mesmo diálogo Jesus aproveita a inspiração recebida por Pedro para anunciar sua missão redentora que passaria pelo sofrimento e crucificação, revelando a vontade soberana de Deus. Neste momento Pedro chamou Jesus num canto e começou a inspirar autopiedade dizendo que Jesus não merecia nada daquilo. O Mestre reconheceu que neste momento Pedro estava sendo usado pelo demônio e o repreendeu imediatamente.
Engana-se quem pensa que o inimigo fala só coisas ruins porque “não é de admirar, porque o próprio Satanás se transforma em anjo de luz” (II Coríntios 11.14) e no fim nos tempos o inimigo tem feito tudo“para enganar, se possível, os próprios eleitos” (Marcos 13.22).
Uma forma do inimigo falar é colocando dúvidas no coração. A serpente enganou Eva com palavras mansas e sedutoras questionando as palavras de Deus. A voz de Deus traz confiança e certeza ao coração.
A autopiedade é uma grande forma de Satanás falar com as pessoas. Cuidado quando alguém disser ‘coitadinho de você’ e que ‘você não merece isso’, porque pode ser o inimigo te incitando a deixar a sua cruz. A verdadeira voz de Deus te desafia a suportar a cruz até o fim e perdoar todos que te ofenderem.
Você sabe quando o diabo tenta te enganar?
Não aceite dúvidas nem autopiedade que vem do inimigo!

Reconheça a Voz de Deus!
-CONCLUSÃO:
Infelizmente muitos cristãos hoje estão como Pedro que ora falam o que todo mundo tá dizendo, ora são usados por Deus e depois dão ouvidos ao diabo. Por isso é urgente reconhecer a voz de Deus que fala profundamente ao coração.
Você sabe discernir as vozes do homem, do diabo e a Voz de Deus?
Peça ao Senhor que te dê discernimento e que fale ao seu coração!

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

DISCERNIMENTO ESPIRITUAL .

Marcos 14.1-10
E dali a dois dias era a páscoa, e a festa dos pães ázimos; e os principais dos sacerdotes e os escribas buscavam como o prenderiam com dolo, e o matariam.
Mas eles diziam: Não na festa, para que porventura não se faça alvoroço entre o povo.
E, estando ele em betânia, assentado à mesa, em casa de Simão, o leproso, veio uma mulher, que trazia um vaso de alabastro, com ungüento de nardo puro, de muito preço, e quebrando o vaso, lho derramou sobre a cabeça.
E alguns houve que em si mesmos se indignaram, e disseram: Para que se fez este desperdício de ungüento?
Porque podia vender-se por mais de trezentos dinheiros, e dá-lo aos pobres. E bramavam contra ela.
Jesus, porém, disse: Deixai-a, por que a molestais? Ela fez-me boa obra.
Porque sempre tendes os pobres convosco, e podeis fazer-lhes bem, quando quiserdes; mas a mim nem sempre me tendes.
Esta fez o que podia; antecipou-se a ungir o meu corpo para a sepultura.
Em verdade vos digo que, em todas as partes do mundo onde este evangelho for pregado, também o que ela fez será contado para sua memória.
E Judas Iscariotes, um dos doze, foi ter com os principais dos sacerdotes para 
lho entregar. Jesus nos dá discernimento espiritual para sabermos viver.
Há três inimigo que enfrentamos na vida espiritual:
O mundo, o diabo e a carne.
Três dimensões da tentação em três áreas:
Física, Emocional e Espiritual
Como discernir espiritualmente?
Vejamos a diferença entre a ação do mundo, do diabo, do crente e de Jesus:
1- O que o mundo faz: v.1 e 2
O mundo arma armadilhasengano. Jesus mesmo disse que “os filhos das trevas são hábeis na sua geração” (Lucas 16.8 ).
O mundo aqui é representado pelos escribas. Os inimigos do mundo estavam tramando armadilhas contra Jesus pensando que Ele não sabia.
O Mundo também zomba, questiona, critica (v.4,5).
2- O que o diabo faz: v. 10,11
O inimigo oportuniza o mal, asocia situações para nos pegar de surpreza, mas “nós não lhe ignoramos os desígnos” (II Coríntios 11.14), pois sabemos seu querer “roubar, matar e destruir”.
O diabo usou Judas pensando que Jesus não sabia. Colocou tudo num plano preparado para pegar Jesus, mas Ele já sabia de tudo porque tem o discernimento do céu.
3- O que o crente faz: v.3
Mesmo que o mundo arme tudo e zombe e o inimigo projete o mal, o crente permanece nos pés de Jesus se humilhando diante d’Ele.
O crente é representado por Maria que mesmo sendo questionada não reagiu contra nada, apenas continuou a adorar ao Senhor.
Quando o mundo te perseguir, não faça nada, apenas esteja aos pés de Jesus!
O Senhor nos ensinou a ser “ser símplices como as pombas e prudentes como as serpentes”(Mateus 10.16).
4- O que Jesus faz: v.6-9
Jesus entrou na casa da mulher sem preconceito contra ela, aceitou sua oferta, a defendeu e disse que todos irão se lembrar dela sempre.
Além de entrar em nossa casa e em nossas vidas sem preconceito algum, Ele também nos defende quando o mundo e o diabo nas atacam, aceita nossa oferta de louvor e se lembra de nós para sempre.
Jesus apaga todos os nossos pecados (Isaías 43.25). Jesus disse que aquele que for a Ele não lançaria fora (João 6.37).
Peça discernimento a Deus!
-CONCLUSÃO:
Para cada situação Deus nos dá o escape e a sabedoria necessária para vencer. Busque a orientação do espírito Santo para te ensinar todas as coisas (João 14.16).

terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

UMA MESA NO DESERTO .

Salmos 78.19
 E falaram contra Deus, e disseram: Acaso pode Deus preparar nos uma mesa no deserto?

-Introdução: Quando o povo de Deus caminhava no deserto em direção a Canaã, perguntaram várias vezes se seria possível Deus fazer uma mesa no meio do deserto. Por diversas vezes Deus preparou não apenas uma mesa, mas um banquete para eles em meio ao deserto.
O que é um deserto? É um lugar onde não tem nada nem ninguém. Quando nos sentimos sozinhos, pensamos que estamos em meio a um deserto.
Você já se sentiu sozinho como se estive num deserto? Já passou por desertos?
Saiba que o deserto não é lugar de morar, mas pode ser um lugar de passagem temporária. Seu lugar não é no deserto. Você passa por ele e adiante vem a vitória.
É possível ter uma mesa no deserto?
Sim. É possível! Vamos refletir nas palavras deste Salmo e compreender como Deus nos prepara uma mesa no deserto:
1- Abrigo da nuvemSalmos 78.14
O povo de Deus era protegido pelo Senhor que os acompanhava com uma nuvem chamada Shequinah representando a Glória de Deus.
Esta nuvem durante o dia era sombra contra o calor forte do deserto e durante a noite tinha aparência de fogo iluminando e aquecendo o povo contra o frio e escuridão do deserto.
Quando passamos pelos desertos da vida, pelo sol escaldante, o frieza e escuridão, a presença do Senhor nos acompanha. Ainda que você passe “pelo vale da sombra da morte” (Salmos 23.4) não tenha medo por que “de dia não te molestará o sol nem de noite a lua” (Salmos 121.6).
Quando está sozinho você sente queimar ou esfriar seu coração?
A glória do Senhor te protegerá!
                        
2- Água da rocha: Salmos 78.15,16
Quando o povo de Deus caminhava pelo deserto sentiram sede e clamaram a Deus que mandou Moisés tocar na rocha de onde fluiu água abundante (Números 20.8). Também encontraram águas amargas e Deus transformou em água doce (Êxodo 15.23-25).
O calor do deserto nos faz sentir muita sede. É nesse momento que Jesus, a Água da Vida (João 4.14) pode nos saciar plenamente.
Se você tem sede, Jesus te diz: “Se alguém tem sede, venha a mim e beba. Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva” (João 7.37,38).
Se você passar por um deserto, lembre-se que o Senhor promete que se um servo de Deus“passando pelo vale árido, faz dele um manancial; de bênçãos o cobre a primeira chuva” (Salmos 84.6). Você pode até passar por um deserto, mas será transformado em um manancial de bênçãos.
Você tem sentido sede? Está insatisfeito?
Jesus é a Água da Vida e quer te saciar!

3- Alimento do céuSalmos 78.24-27
Além do abrigo do calor e frio e também a água para saciar a sede no deserto, Deus proveu para seu povo o alimento. Eles comiam pela manhã pão que chovia do céu, conhecido como Maná e à tarde vinham as codornas que apanhavam para comer sua carne. Pão no café e carne no jantar. Seu cardápio estava completo.
Deus sempre nos supre com alimento: “Fui moço e já, agora, sou velho, porém jamais vi o justo desamparado, nem a sua descendência a mendigar o pão” (Salmos 37.25).
No meio do deserto Jesus multiplicou pães duas vezes (Mateus 16.9,10). Cinco pães para cinco mil pessoas (Mateus 14.17-21) e sete pães para 4 mil pessoas (Mateus 17.36-38).
Jesus é o Pão da Vida. Ele disse: “Eu sou o pão vivo que desceu do céu; se alguém dele comer, viverá eternamente; e o pão que eu darei pela vida do mundo é a minha carne” (João 6.51).
Vivemos em dias que se cumpre a profecia: “Eis que vêm dias, diz o SENHOR Deus, em que enviarei fome sobre a terra, não de pão, nem sede de água, mas de ouvir as palavras do SENHOR.” (Amós 8.11).
Neste deserto no mundo, onde nada satisfaz o ser humano, só Jesus pode alimentar plenamente sua vida.
Você tem sentido falta de alguma coisa?
Jesus Cristo é o único que pode te satisfazer!

Deus te prepara uma mesa no deserto!
-CONCLUSÃOSalmos 23.5 “Preparas-me uma mesa na presença dos meus adversários, unges-me a cabeça com óleo e o meu cálice transborda”
Jesus esteve no deserto por quarenta dias e noites. Ali enfrentou o sol quente, frio, fome, sede e solidão. O inimigo e suas feras o tentaram. Depois de tudo isso “eis que vieram anjos e o serviram” (Mateus 4.11).
Tudo isso Jesus passou para nos ensinar que passamos por desertos, mas depois temos a vitória. Jesus enfrentou o deserto para nos fortalecer. Ele sofreu por você para te ensinar que não estará sozinho.
Quanto estiver se sentindo num deserto, lembre-se que a Presença do Senhor é como um abrigo para você te protegendo do calor e do frio. Jesus te sacia com água da vida. Deus faz fluir água da rocha e chover pão e carne do céu! O Senhor te sustenta.

ATITUDES MISSIONARIAS DE JESUS .

Marcos 7.31-37

-Introduçãoas palavras de Jesus são ensinamentos de como podemos fazer missão, mas os seus gestos nos ensinam como nos comportar e expressar verdadeiramente amor pelas vidas e pela obra de Deus.
Jesus foi o maior de todos missionários. Veio direto dos céus enviado por Deus com a missão de nos salvar.

Como Jesus fazia missão?

Vamos aprender como Jesus fazia sua missão:

1- Tocar: v.32 “suplicaram que lhe pusessem as mãos” v.33 “tocou”

Vivemos em um mundo de frieza, as pessoas são distantes umas das outras, você nem sabe o nome do seu vizinho. Pessoas são discriminadas por problemas físicos: ex. mutilados do garimpo.
A exemplo de Jesus devemos nos aproximar das pessoas sem medo. Jesus podia curar a quilômetros de distância (servo do centurião) mas gostava de tocar as pessoas.
Precisamos tocar as pessoas com a unção de Deus!

2- Olhar: v. 34 “erguendo os olhos”

É como se você olhasse para que os outros olhassem também. Linguagem corporal. Jesus olhava para as pessoas e olhava para Deus mostrando para as pessoas para quem devem olhar.
Erguer os olhos significa:
-Receber a promessa de Deus (Abraão, contou as estrelas)
-Vida de oração: (Moisés, seu rosto brilhava);
-Pedir a direção de Deus (Neemias, orou para falar ao rei);
-Clamar a intervenção de Deus (José no fundo do poço e Daniel na cova).
-Ver uma transformação (Nabucodonozor, olhou para o céu e foi curado);
-Enxergar seu campo missionário (Pedro na tempestade olhou para Jesus e no terraço viu uma nova possibilidade);
Missionário tem que olhar para frente, pra cima pro alto e ver a ceara que é grande e já branqueja (João 4.35) e ver os caminhos de Deus que são mais altos que os nossos (Isaías 55.8,9).
Muitas pessoas só olham para cima quando estão no fundo do poço!
Erga os olhos para Deus! Não adianta tocar sem olhar para Deus porque não acontece nada.

3- Comoção: v.34 “suspirou”

Jesus era sensível! Sinta alguma coisa. O sentimento nos faz agir com verdade e poder.
Você pode suspirar, gritar, chorar... só não pode ficar insensível.
Quando Jesus tocou aquele homem e viu sua situação, Ele ergueu os olhos pro céu e viu o milagre de Deus, algo se mexeu dentro dEle, Ele sentiu poder e falou: Éfata.
“A fé atua pelo amor!” Gálatas 5.6 quando amamos recebemos poder. A força do poder é o amor!
Na cruz Jesus deu o maior de todos os suspiros, inspirando todos os nossos pecados e expirando a salvação para todo aquele que crê. Esse suspiro foi uma expressão de amor.

Faça missão como Jesus!

-CONCLUSÃO”Ai de mim se não pregar o evangelho!” I Coríntios 9.16

REFLITA: Como posso ter meu coração preparado para fazer a missão? Você já ganhou uma vida pra Jesus? Quais atitudes posso ter para ganhar vidas como Jesus? Como posso fazer isso na prática?
Faça como Jesus:
Toque...
Olhe para as pessoas e para Deus...
Suspire, sinta amor!
Então você verá milagres acontecendo através de sua vida na Missão do Reino de Deus.