quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

VOLTANDO AO LEÃO MORTO

Juízes 14: 5-9

1Sansão desceu a Timna e viu ali uma mulher do povo filisteu.
2Quando voltou para casa, disse a seu pai e a sua mãe: "Vi uma mulher filisteia em Timna; consigam essa mulher para ser minha esposa".
3Seu pai e sua mãe lhe perguntaram: "Será que não há mulher entre os seus parentes ou entre todo o seu povo? Você tem que ir aos filisteus incircuncisos para conseguir esposa?"
Sansão, porém, disse ao pai: "Consiga-a para mim. É ela que me agrada".
4Seus pais não sabiam que isso vinha do Senhor, que buscava ocasião contra os filisteus; pois naquela época eles dominavam Israel.
5Sansão foi para Timna com seu pai e sua mãe. Quando se aproximavam das vinhas de Timna, de repente um leão forte veio rugindo na direção dele.
6O Espírito do Senhor apossou-se de Sansão, e ele, sem nada nas mãos, rasgou o leão como se fosse um cabrito. Mas não contou nem ao pai nem à mãe o que fizera.
7Então foi conversar com a mulher de quem gostava.
8Algum tempo depois, quando voltou para casar-se com ela, Sansão saiu do caminho para olhar o cadáver do leão, e nele havia um enxame de abelhas e mel.
9Tirou o mel com as mãos e o foi comendo pelo caminho. Quando voltou aos seus pais, repartiu com eles o mel, e eles também comeram. Mas não lhes contou que tinha tirado o mel do cadáver do leão.
Ao ler a história de Sansão fiquei imaginando quantas vezes fazemos o mesmo, nos desviamos até o leão morto. Sansão foi consagrado desde o ventre para tirar o povo de Israel do domínio dos Filisteus, ele foi consagrado para ser Nazireu ( separado). Um Nazireu tinha que obedecer algumas coisas, ele não podia cortar o cabelo, não podia beber bebida forte e não podia tocar em nada morto. Sei que há vários caminhos a ser discutido na história de Sansão, mas eu queria falar sobre um em especial, o fato de ter feito algo que não podia, ter tocado em um animal morto.

Desceu, pois, Sansão com seu pai e com sua mãe a Timnate; e, chegando às vinhas de Timnate eis que um filho de leão, rugindo, lhe saiu ao encontro.

Então o Espírito do Senhor se apossou dele tão poderosamente que despedaçou o leão, como quem despedaça um cabrito, sem ter nada na sua mão; porém nem a seu pai nem a sua mãe deu a saber o que tinha feito.

E desceu, e falou àquela mulher, e ela agradou aos olhos de Sansão.

E depois de alguns dias voltou ele para tomá-la; e, apartando-se do caminho para ver o corpo do leão morto, eis que nele havia um enxame de abelhas com mel.

E tomou-o nas suas mãos, e foi andando e comendo dele; e foi a seu pai e a sua mãe, e deu-lhes do mel, e comeram; porém não lhes deu a saber que tomara o mel do corpo do leão.

Somos escolhidos por Deus, temos todas as instruções de como devemos agir por sermos servos dele, assim como Sansão sabia o que devia fazer, conhecemos nossas fraquezas e mesmo assim desafiamos o desejo da nossa carne e nos apartamos do caminho que Deus deseja, para irmos em direção as nossas limitações. Sansão sabia que o Leão estava morto porque foi ele mesmo que matou, ele também sabia que não deveria tocar em cadáveres, mesmo assim decidiu ir da uma espiadinha no animal morto, quantas vezes já fizemos isso? Pense por um instante ,Qual a sua limitação? Quantas vezes você foi a lugares em que sabia que haveria a presença de algo que te causasse fraqueza? O fato não é que tocar no Leão morto é pecado ou não, o fato é que Deus havia avisado a Sansão que ele não podia tocar em nada morto, as vezes pensamos: ahhhh isso não tem nada a ver, na bíblia não diz que é pecado, mas se a bíblia diz que não devemos escandalizar o nosso irmão e alguém é escandalizado por algo que você faz isso se tornará errado, querem ver um exemplo? Em I Coríntios 8:8-13 diz: “Ora a comida não nos faz agradáveis a Deus, porque, se comemos, nada temos de mais e, se não comemos, nada nos falta. Mas vede que essa liberdade não seja de alguma maneira escândalo para os fracos. Porque, se alguém te vir a ti, que tens ciência, sentado à mesa no templo dos ídolos, não será a consciência do que é fraco induzida a comer das coisas sacrificadas aos ídolos? E pela tua ciência perecerá o irmão fraco, pelo qual Cristo morreu. Ora, pecando assim contra os irmãos, e ferindo a sua fraca consciência, pecais contra Cristo. Por isso, se a comida escandalizar a meu irmão, nunca mais comerei carne, para que meu irmão não se escandalize”. Quantas vezes pensamos que somos fortes o suficiente para enfrentar aquilo que alimenta o desejo da nossa carne? Forte não é aquele que pensa ter domínio sobre sua carne e por isso enfrenta aquilo que a alimenta, Forte é aquele que deixa o espirito santo de Deus o dominar a ponto de não ir atrás daquilo que o afasta dos caminhos dele. Podemos ser forte tudo é uma questão de escolha, sei que vão ter ocasiões em que vamos errar, mas podemos clamar a Deus e pedir que ele nos traga de novo ao caminho, temos que vigiar e procurar fugir de tudo que nos afasta de Deus e sempre que nos afastarmos tenhamos consciência que enquanto há vida ainda há esperança, ainda há tempo de arrependimento e retorno. O Senhor nos abençoe muito



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deus te abençõe sempre !!