terça-feira, 8 de setembro de 2015

A DESOBEDIENCIA E SUAS CONSEQUENCIAS




ROMANOS 5 , 19

A palavra diz em Romanos 5:19 que pela desobediência de um só homem, muitos foram feitos pecadores. E em 1 Samuel 15:22 ouvimos Deus falar através do seu profeta: “Tem porventura o Senhor tanto prazer em holocaustos e sacrifícios, como que se obedeça à palavra do Senhor? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar”. Para quem foi essa palavra do profeta e por quê?
Essa palavra foi para o primeiro rei de Israel, alguém que começou sua história com Deus muito bem, mas que terminou mal. Deus disse a Saul: Fere a Amaleque e destrói tudo o que ela tiver, e não lhe perdoes; porém matarás desde o homem até a mulher, desde os meninos até os de peito, desde os bois até as ovelhas, e desde os camelos até aos jumentos. Porém, Saul ao invés de obedecer, destruiu o povo ao fio de espada, mas tomou vivo o rei dos amalequitas, Agague e também não destruiu ao melhor dos animais.
Saul foi desobediente à voz de Deus. Assim como Adão ele ouviu a voz de Deus, sabia que era Deus quem falava com ele, mas decidiu fazer sua própria rota. Quantos homens e mulheres têm desobedecido a Deus e sempre que desobedecemos a Deus trilhamos nosso próprio caminho. Saul era um homem de Deus o qual havia sido escolhido e ungido por Deus para ser rei sobre toda Israel, tinha um profeta que era boca de Deus e falava na sua vida e mesmo assim desobedeceu.
Saul representa todo àquele que tem revelação que conhece a palavra de Deus, mas a desobedece. Adão ouviu a voz de Deus, mas preferiu obedecer à voz da serpente. Que voz você esta ouvindo? Qual voz você está obedecendo?
Com certeza a mesma visitação que veio sobre a vida de Adão para que ele provasse do fruto proibido veio sobre Saul. O inimigo lançou na mente de Adão que ele podia comer do fruto, que aquele fruto lhe daria poder, revelação. O inimigo abriu os olhos de Adão para que ele visse a beleza do fruto e acreditasse que realmente não lhe faria mal. Na mente de Saul o inimigo disse que seria apenas umas vaquinhas e Deus não cobraria dele.
Quantos têm desobedecido à vontade de Deus por estarem assim como Adão e Saul ouvindo vozes contrárias as quais muitas vezes dizem “não tem nada a ver” quando Deus diz “tem a ver sim”.
Quantas pessoas estão olhando para a beleza do fruto. É Deus dizendo não e a pessoa dizendo “ah, Senhor, mas ele(a) é tão bonito(a) é carinhoso(a) meu cônjuge nem é, Senhor é só uma vez ninguém vai saber”.
Adão e Saul também foram enganados pelo próprio coração quando foram contaminados, quando decidiram ouvir a voz do inimigo. A palavra diz em Jeremias 17.9 que “o coração é mais enganoso do que todas as coisas e perverso quem o conhecerá?” O coração de ambos desejou o que Deus proibiu. Provérbios 4.23 diz: “sobre tudo o que se deve guardar guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida”. Enganasse quem confia no seu próprio coração. Por isso o salmista diz no Salmo 57.7 “firme está o meu coração, ó Deus o meu coração está firme”. E também diz no Salmo 119:11 “escondi a tua palavra em meu coração para eu não pecar contra ti”. O nosso coração precisa ser esconderijo da palavra do Senhor, não é um lugar de ira, rancor, mágoa, falta de perdão, pecado, desobediência, mas é onde devemos guardar a palavra de Deus.
Muitas são as consequências de uma vida de desobediência:
1-    Rejeição da parte de Deus: Deus rejeitou a Saul depois dessa atitude de desobediência, Deus retirou o seu Espírito, a sua unção que havia posto sobre Saul e a partir de então ele começou a ser atormentado por um espírito mal. (1 Samuel 16: 14)
2-    Morte espiritual: Romanos 6:23a diz “ porque o salário do pecado é a morte”. O pecado gera morte e desobediência é pecado.
3-    Morte física: Saul poderia ter vivido longos e prósperos anos com grandes vitórias, mas ao contrário em uma batalha com os filisteus vendo que para ele só havia a derrota lançou-se sobre sua própria espada e morreu. (1Samuel 31:4)
Deus nos chamou para a obediência. Todo aquele que obedece aos princípios de Deus atrai bênçãos sobre sua vida. Abraão ouviu a voz de Deus e imediatamente obedeceu e como consequência atraiu a atenção de Deus sobre sua vida. Que despertemos para obedecermos aos princípios do Senhor.                                             





 salmo de Hoje  

 Senhor, como se têm multiplicado os meus adversários! São muitos os que se levantam contra mim.
Muitos dizem da minha alma: Não há salvação para ele em Deus. (Selá.)
Porém tu, Senhor, és um escudo para mim, a minha glória, e o que exalta a minha cabeça.
Com a minha voz clamei ao Senhor, e ouviu-me desde o seu santo monte. (Selá.)
Eu me deitei e dormi; acordei, porque o Senhor me sustentou.
Não temerei dez milhares de pessoas que se puseram contra mim e me cercam.
Levanta-te, Senhor; salva-me, Deus meu; pois feriste a todos os meus inimigos nos queixos; quebraste os dentes aos ímpios.
A salvação vem do Senhor; sobre o teu povo seja a tua bênção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deus te abençõe sempre !!