segunda-feira, 31 de outubro de 2016

SÓ EU FIQUEI ?

"E Elias se chegou a todo o povo, e disse: Até quando coxeareis entre dois pensamentos? Se o Senhor é Deus, segui-o; mas se Baal, segui-o. O povo, porém, não lhe respondeu nada" (1 Reis 18.21).

Nos tempos do profeta Elias a fome assolava toda terra de Samaria e mesmo assim a busca de Deus era cada vez mais raro, e foi nesse período que o profeta Elias foi convocado a se apresentar ao rei Acabe, aquele que era marido de Jezabel, a sacerdotisa de baal. Tempos difíceis para os profetas do Senhor, pois a maioria deles foram assassinados pelo o casal idolatra. E agora Deus diz a Elias que fugia dos assassinos a se apresentar, mas quando servimos o Senhor, não tem argumento contra o imperativo da missão que recebemos. 

Você está sozinho?

O melhor é obedecer. E assim o profeta fez.


O desafio era enfrentar os quatrocentos e cinqüenta profetas de Baal, e os quatrocentos profetas de Asera, que comem da mesa de Jezabel.
(1 Reis, 18.19), o objetivo central desta questão consistia em chamar o povo ao arrependimento das idolatrias e revelar ao povo que Ele, O Senhor desejava sarar as suas terras, como diz em sua palavra: "... e se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face, e se desviar dos seus maus caminhos, então eu ouvirei do céu, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra." (2 Crônicas, 7.14) Querida igreja a nossa missão é chamar o povo para Deus desafiar os falsos profetas e seus lideres a um arrependimento, se for possivel, e com sobrenatural em nossas pregações, mas infelismente o profeta teve que fazer uso da espada, pois o nosso Deus não tem o culpado por inocente caso rejeite a sua Graça. E foi assim, foi dado aos profetas do mal a oportunidade de verem os seus erros e se retratarem dos seus maus caminhos diante de toda a Israel, mas como muitos em nossos dias não dão credito as nossas pregações, e por isto já estão condenados a morte pois "quando, porém, somos julgados pelo Senhor, somos corrigidos, para não sermos condenados com o mundo. (1 Co 11.32). Mas a assolação do pecado é tão avassaladora que nos sentimos sozinhos nas portas das cidades de Sodoma e Gomorra qual Ló sem poder entrar, semelhante a Elias em sua solidão disse...tenho sido muito zeloso pelo Senhor Deus dos exércitos; porque os filhos de Israel deixaram o teu pacto, derrubaram os teus altares, e mataram os teus profetas à espada; e eu, somente eu, fiquei, e buscam a minha vida para me tirarem." (1 Reis, 19.14). Embora você se sinta assim como muitos se sentiram, O nosso Deus jamais nos desamparar em nosso ministério de reconciliação entre o homem e Ele, e Ele nos conforta com estas palavras: " Todavia deixarei em Israel sete mil: todos os joelhos que não se dobraram a Baal, e toda boca que não o beijou." (1 Reis, 19.18) Amém. A necessidade de urgentemente levar as boas novas às almas sedentas é prioridade da igreja de Cristo, não há lugar para o medo como teve Elias, Pedro, Demas, Jornais, e até Paulo em certa ocasião teve que receber do Senhor exortação para continuar pregando aos tiranos; pois "de noite disse o Senhor em visão a Paulo: "Não temas, mas fala e não te cales;" (Atos, 18.9). Lembre-se que as últimas palavras aqui na terra que Jesus proferiu aos cristãos foram essas. "...Ide por todo o mundo, e pregai o evangelho a toda criatura. (Marcos, 16.15) faça isso e "...Não temais os que matam o corpo, e depois disso nada mais podem fazer. (Lucas, 12.4) garantiu Jesus. Que a paz de Deus esteja com todos. Amém!

domingo, 30 de outubro de 2016

FILME - OS DEZ MANDAMENTOS - INFANTIL



ADVERSIDADES.

Romanos 8.35-39
Que a Graça e Paz da parte de Jesus, o nosso Mestre, Salvador e Senhor de nossas vidas, sejam derramadas sobre suas vidas, de tal forma que tenham inundados vossos corações e mentes com a doce presença do Espírito Santo.

Há momentos que as lutas, dificuldades e adversidades nos atingem de tal forma, que até achamos e pensamos que vamos sucumbir da nossa fé! Porém, é o Senhor que está cuidando de cada um de nós, para fazer que, através dessas coisas nos aproximemos mais e mais da Sua gloriosa presença!

Você está passando por adversidades?


Nas horas de maiores dificuldades é que nos lembramos mais de Deus. Nas maiores lutas e nos dissabores da vida, é que nos sentimos pequenos e incapazes, daí reconhecemos a grandeza do Deus que um dia propusemos obedece-Lo e seguir.
Hoje em tempo de meditação e em busca da Presença do Pai querido, pude ouvir algo que Ele me disse a respeito: 

“as adversidades são como combustíveis que te trazem à minha presença"!

Comecei a pensar e senti essa realidade! Pude reconhecer que quando está correndo tudo bem na saúde, na vida, na família, nos negócios, nas finanças, na Igreja, me distancio um tanto de Deus, por achar que tenho tudo em segurança!
Reconheci o quanto sou fraco e necessitado de Deus!
Se isso tem acontecido também com você. Te convido a buscar a Deus em todo tempo, pois é recomendável que façamos isso sabendo que “todo tempo é tempo de buscar a Deus” (Oseias 10.12b).
"Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-O enquanto está perto” (Isaias 55.6).
Quando nós voltamos e buscamos a Deus Ele promete que nos ouve e respondera o nosso clamor.
"Clama a mim e responder-te-Ei, e anunciar-te-Ei coisas grandes e firmes que não sabes" (Jeremias 33.3).
 Não sei qual é o tamanho ou a quantidade dos "combustíveis" (lutas)que tens em sua vida, mas sei que temos um Deus poderosíssimo em quem podemos confiar e nos aproximar Dele, através da oração, na certeza de que transformara, as tristezas em alegrias; choro em risos; derrotas em vitórias, pois em Cristo somos mais que vencedores”! (Rom 8.37).

A CASA DE OBEDE - EDON.

“E assim ficou a arca de Deus com a família de Obede-Edom, três meses em sua casa e o Senhor abençoou a casa de Obede-Edom e tudo quanto tinha”.

I Crônicas 13.14

A ARCA – Outros nomes: Arca da Aliança, Arca do Testemunho, Arca do Senhor, Arca de Deus, Arca da Lei. A Arca era o objeto mais sagrado de culto em Israel – Era parte do mobiliário que Deus ordenou a Moisés para construir o tabernáculo. Representava a própria presença do Senhor diante do povo de Israel. 

Sua casa está aberta para Deus?


A Arca era uma caixa de baú feito de madeira de acácia coberta com ouro, dentro da arca existia uma urna que guardava as duas tábuas dos 10 mandamentos, um pote de ouro com maná e a vara de Arão. A arca ficava guardada no Santo dos Santos do Tabernáculo durante o êxodo e no lugar Santíssimo do Templo depois que Salomão o edificou.

TÁBUA DOS 10 MANDAMENTOS: 

aliança do Senhor com o homem.

POTE DE OURO COM MANÁ: 

o poder de Deus para sustento do servo

VARA DE ARÃO: 

operação do Espírito Santo efetuando o impossível (milagres, curas, libertações).

OBEDE-EDOM 

QUEM ERA? Homem da cidade de Gate, cidade da Filistéia (comumente guerreavam contra Israel), porém Obede-Edom era amigo de Davi e homem de confiança de Davi. Obede-Edom é tipo do homem que teme ao Senhor.
“O Senhor abençoou a casa de Obede-Edom e tudo quanto tinha”.
I Crônicas 13.14
A Arca esteve três meses na casa de Obede-Edom e o Senhor o abençoou porque ele amava a Arca (Presença do Senhor na sua vida).

Três meses 

Operação da Trindade para abençoar a vida do homem que o ama. Para Obede-Edom ter ganhado a confiança de Davi (REI), ele precisou demonstrar fidelidade ao Rei – (Aquele que é fiel ao Rei Senhor Jesus faz com que a Trindade (Pai, Filho e Espírito Santo) atuem para abençoar a sua casa e tudo quanto tem.


sexta-feira, 28 de outubro de 2016

QUANDO PERMANECEMOS NO CAMINHO, ALGO MUDA!

“E, passando Jesus, viu um homem cego de nascença.... Diziam-lhe, pois: Como se te abriram os olhos? Ele respondeu, e disse: O homem, chamado Jesus, fez lodo, e untou-me os olhos, e disse-me: Vai ao tanque de Siloé, e lava-te. Então fui, e lavei-me, e vi”.
João 9.1-11

Quando Jesus olha para alguém, os outros começam a notar essa pessoa também!
Você quer chamar a atenção dos outros? Chame a atenção do Espírito Santo e seja notado! O olhar dos homens não tem nada de especial, mas quando Jesus nos olha, outros passam a nos olhar, uns para admirar e outros para saberem porque atraímos a atenção de Deus!? Atraímos a atenção de Deus, porque Ele nos ama e anseio que tenhamos uma vida de aliança com Ele!

Você consegue perseverar ou desiste facilmente?

Quando você tem um problema, mas está no caminho de Jesus, Ele vai te tocar e te dar a cura! O olhar de Jesus, é para trazer mudança, quando Jesus olha para alguém, Ele olha para trazer alguma mudança! Jesus não perde tempo, quando Ele olha para alguma pessoa, ou território, é para conquista e cura! 


Esteja no lugar certo, no caminho de Jesus, porque quando você precisar, você vai sentir Ele passando e conseguirá obter ajuda! Não tem como estar no caminho de Jesus e Ele não te notar! Jesus está passando, procurando pessoas para poder ajudá-las, mas muitos não estão no lugar certo, muitos não estão no caminho de Jesus!
Quando Jesus passa e você não está no caminho, você fica sem seu milagre! Jesus está passando, esteja no caminho, esteja no lugar certo para que Ele possa te tocar! O toque de Jesus, cura, liberta e salva! Seja curado, liberto e salvo, permaneça no caminho! Por mais que você ainda não tenha visto Ele passar, fique no caminho, em breve você sentirá Ele passando!
Você tem que crer e permanecer!
Em Atos 1.4, Jesus pede que os discípulos permaneçam juntos, permaneçam juntos! Não é para andarmos sozinhos, mas para permanecermos, juntos! A unidade, atrai a presença de Deus! Logo mais à frente, em Atos 2, o Espírito Santo vem sobre os que estavam reunidos naquela casa, ou seja, o Espírito Santo veio sobre os que permaneceram! Permaneça! Deixa o Espírito Santo vir sobre você.
O melhor não está no caminho e somente ver Jesus passar, mas o interessante e o melhor a ser feito, é convidá-lo a habitar em você! Jesus procura corações vazios, para que Ele habite ali e preencha esse vazio. Deixa o Espírito Santo habitar em você! Creia, pois chegou o tempo de Deus pra sua vida!
Siga no caminho, permaneça, deixa Deus habitar em seu coração, seja a diferença, seja curado da cegueira espiritual que te coloca no caminho somente para buscar bênçãos, e permaneça no caminho, sedento pela presença de Deus. Ele nos chama pra caminhar mais de perto, Ele nos chama para permanecermos e Ele derramará do Seu Espírito sobre nós!

Esteja no caminho, deixa Jesus passar e te chamar pra andar com Ele. Não desista, prossiga para o alvo! O coração do Pai, é nosso alvo! 
Deus te abençoe!!! 

FILME - UMA PROVA DE FÉ.


OS SETE MILAGRES DE JESUS



quinta-feira, 27 de outubro de 2016

LIÇÕES DE MARTA E MARIA.

“E aconteceu que, indo eles de caminho, entrou numa aldeia; e certa mulher, por nome Marta, o recebeu em sua casa; E tinha está uma irmã chamada Maria, a qual, assentando-se também aos pés de Jesus, ouvia a sua palavra. Marta, porém, andava distraída em muitos serviços, e, aproximando-se, disse: Senhor, não se te dá de que minha irmã me deixe servir só? Dize-lhe, pois, que me ajude. E, respondendo Jesus, disse-lhe: Marta, Marta, estás ansiosa e afadigada com muitas coisas, mas uma só, é necessária; e Maria escolheu a boa parte, a qual não lhe será tirada”. Lucas 10.38-42



 O texto fala a respeito da visita do Senhor Jesus à casa de uma mulher cujo nome era Marta. Esta que por sua vez tinha uma irmã por nome Maria, que ao perceber a presença de Jesus não se afastava dele. Ao que lhe pediu Marta dizendo: Senhor, manda que minha irmã venha me ajudar nos trabalhos domésticos. Jesus replicou: Marta, Marta, estás ansiosa e afadigada com muitas coisas, porém sua irmã fez uma boa escolha. 


Marta andava distraída, ansiosa e afadigada com as coisas desta vida e isto não lhe deixava tempo para cuidar da sua vida com Deus.
 * Ansiosa - sem a paz que o Pai pode dar (1Pe 5.7 - ...lançando sobre ele toda nossa ansiedade).
 * Afadigada - sem o descanso que o Filho pode dar.
 * Distraída - sem comunhão com o Espírito Santo.
 * Aos pés - descansando no caminho da salvação, no projeto de Deus.

Muitas pessoas, assim como Marta, andam ansiosas, distraídas, afadigadas e sem tempo para sua vida com Deus.

Faça como Maria. Escolha hoje estar aos pés do Senhor Jesus, faça uma boa escolha.




DEUS ESTA CONTIGO !



O RETORNO DE JESUS - É REAL !!!


A OBRA DE DEUS, SOU EU.

“A PALAVRA do SENHOR, que veio a Jeremias, dizendo: Levanta-te, e desce à casa do oleiro, e lá te farei ouvir as minhas palavras. E desci à casa do oleiro, e eis que ele estava fazendo a sua obra sobre as rodas, Como o vaso, que ele fazia de barro, quebrou-se na mão do oleiro, tornou a fazer dele outro vaso, conforme o que pareceu bem aos olhos do oleiro fazer. Então veio a mim a palavra do SENHOR, dizendo: Não poderei eu fazer de vós como fez este oleiro, ó casa de Israel? diz o SENHOR. Eis que, como o barro na mão do oleiro, assim sois vós na minha mão, ó casa de Israel”(Jeremias 18.1-6).


 É um texto que todos, pelo menos uma vez na vida deveriam meditar. Texto esse que tem tudo a ver com o novo convertido e por que não com o crente experiente? Na verdade poucos querem se entregar nas mãos de Deus para serem quebrados e refeitos. 

A pergunta é, como devo fazer para ser refeito? 

A resposta é bem simples, seja obediente, aceite que Deus te direcione por onde ele quer que você ande.

"E os teus ouvidos ouvirão a palavra do que está por detrás de ti, dizendo: Este é o caminho, andai nele, sem vos desviardes nem para a direita nem para a esquerda" (Isaías 30.21) e assim que o crente desce até a casa do oleiro. Ah, antes que eu me esqueça, no céu não é lugar de conserto, no mundo nem pensar, então só nos resta o templo, a casa do Oleiro, onde ouvimos diariamente a palavra do Senhor.
Mas observando essa parábola que Deus levou até o profeta, em visão ou na prática Deus sabe, vimos que o barro é ainda maleável, e bem molhado, é assim que Deus trabalha em nossas vidas; as nossas lagrimas derramadas é um dos acessórios que o mestre usar para moldar o nosso ser, e segundo, a nossa vontade de estar parado nas mãos do criador, é assim que a nossa alma e o espírito ficam, em completa harmonia com nosso corpo, nas mãos do mestre.
Aleluia! É uma pena que muitos relutam para não serem refeitos. Na verdade Deus quer que sejamos vasos de honras, utensílios de valores dentro de sua casa, pois é, Ele é que mexe como quer, enche como desejar nos quatros cantos da sua olaria. Deus precisa de Obreiros aprovados pelas suas mãos. Amém?!

"Mas, como fomos aprovados de Deus para que o evangelho nos fosse confiado, assim falamos, não como para agradar aos homens, mas a Deus, que prova os nossos corações" 
(I Tessalonicenses 2.4).

terça-feira, 25 de outubro de 2016

VITORIAS NAS BATALHAS.

"Quando saíres à peleja contra os teus inimigos e vires cavalos e carros, e povo maior em número que tu, não os temeras, pois o Senhor teu Deus, que te fez sair da terra do Egito, está contigo".Deuteronômio 20.1


  Moisés trazia as últimas orientações para o povo de Deus, estava chegando o momento em que o povo enfrentaria grandes batalhas para entrar na Terra Prometida. Moisés iria partir para a Eternidade e Josué era seu sucessor, então começa a preparar o povo quanto as guerras que haveriam de enfrentar. Profeticamente vivemos o mesmo momento, estamos prestes a herdar a Eternidade e grandes guerras tem sido levantadas contra os servos, o Espírito Santo tem nos encorajado: Não Temas, Deus está contigo. 

Você está lutando?



“Quando saíres à peleja contra os teus inimigos e vires cavalos e carros...”

Na direção do Espírito, há um momento de sair para a peleja, de posse das armas (meios de graça) teremos vitórias. Como os cavalos são fortes e musculosos, o homem tem a sua força, mas quando confia em si mesmo vem a derrota, a força do servo vem do Senhor. Os carros, são as invenções do homem, sua razão e formas de resolver que parecem fáceis, mas o que busca o conhecimento dos Senhor é vitorioso.

“e povo maior em número que tu...”

Vencer um exército maior e mais numeroso humanamente é impossível, mas aquele que deposita sua confiança no Senhor e o busca não tem o que temer.

“não os temeras, pois o Senhor teu Deus, que te fez sair da terra do Egito, está contigo...”

Nas grandes ou pequenas lutas, você deve lembrar que Deus quer caminhar lado a lado demonstrando seu infinito poder, como libertou Israel da escravidão com Seu braço forte, Ele tem poder para operar um milagre àquele que Nele espera.
  O que crê e confia, obedece a revelação alcança a libertação, a cura, as portas são abertas e ainda mais, a Vida Eterna!

segunda-feira, 24 de outubro de 2016

O QUE QUERES QUE EU TE FAÇA?

Existe um poder na expressão "eu quero", que devemos entender para melhor usufruir deste direito espiritual. Deus em seu amor infinito, nos abençoa quando estamos dispostos a ser abençoados por Ele, por isso precisamos desejar e buscar sua bênção.

O que você quer?


Algumas passagens na bíblia de pessoas que quiseram e conseguiram as bênçãos que tanto buscavam:

1º ‘eu quero’ - esse foi de Jesus

“Descendo Jesus do monte veio um leproso e disse: Senhor se quiser podes me tornar limpo. E Jesus respondeu: eu quero, se limpo” (Mt 8.1-4).
Jesus quer te abençoar!

 2º eu quero - a mulher do fluxo de sangue

A mulher foi até Jesus com um propósito, dizendo: Eu quero ser curada, e foi curada (Mt 9.18-22).

3º eu quero - cura de dois cegos

Eles clamaram tem compaixão de nós (Mt 9.27-30). Eles queriam a cura, senão não gritariam vou pegar esses três como exemplo.
Eu quero, talvez pra você está tão longe que já esqueceu em quem confiar e fazer o pedido.
Simples assim. Seguiremos aos Deus todo poderoso, com fidelidade, confiança e não precisará pedir, pois ele nos perguntará:
Queres ser feliz?
Queres ter paz?
Queres ter sabedoria?
Queres ter amor?
E nós não hesitaríamos de dizer: Eu quero.


domingo, 23 de outubro de 2016

A FORMIGA, O COELHO, O GAFANHOTO E A ARANHA.

Pv 30.24-28 24

“Estas quatro coisas são das menores da terra, porém bem providas de sabedoria:
As formigas não são um povo forte; todavia no verão preparam a sua comida;
Os coelhos são um povo débil; e, contudo, põem a sua casa na rocha;
Os gafanhotos não têm rei; e, contudo todos saem, e em bandos se repartem;
A aranha se pendura com as mãos, e está nos palácios dos reis”.

 As criaturas são sábias por serem capazes de vencer sérias fraquezas, podendo viver triunfantes.

 O livro de Provérbios é uma literatura hebraica, escrito por Salomão rei de Israel filho do rei Davi. (A palavra provérbios na sua significância mais simples significa, certas ilustrações da vida tirada das coisas materiais (Pv 10.15; Pv 22.9). Não se encontra a frase “Assim diz o Senhor” neste livro. Todas as frases são da vida humana e são consideradas pelos autores. Salomão escreveu três mil provérbios. 


O PROPÓSITO: 
É dar sabedoria e entendimento quanto ao comportamento sábio, justiça, também que os simples sejam prudentes (Pv 1.4,5,7b).
AGUR: É o nome do escritor de Provérbios trinta, a sua identidade é desconhecida, é um nome de origem Árabe e significa “ajudador ou colecionador”. Seus comentários não são de um filosofo, mas de quem tem um olhar alerta e uma mente que pode perceber as coisas em sua volta, interpretando suas observações sobre a natureza e a humanidade. Provérbios trinta apresenta preciosas lições sobre a sabedoria existente na natureza.
O sábio escritor nos apresenta quatro coisas pequenas, mas providas (cheia) de sabedoria:

FORMIGA, COELHO, GAFANHOTO E A ARANHA, Pv 30.24-28. A sabedoria atribuída a essas pequeninas criaturas implica alguma unidade (semelhança) com a existência humana.

1 – AS FORMIGAS: (V.24) 
Ensinam provisão As formigas apesar de serem apresentadas como alguém sem força demonstram grande capacidade de industrializar, elas sabem que tem que se preparar para os meses de inverno, trabalhando arduamente nos meses produtivos visando ajuntar um estoque suficiente de alimentos em seus celeiros. Ao observarmos uma formiga aprendemos a lição da provisão, sortimento vasto, visão ampliada de planejamento para o futuro, nunca erra o caminho, não desiste da sua missão. Sendo assim a pessoa negligente é convocada a ir ter com a formiga. Pv 6.6; Pv 26.13-26.
A PREGUIÇA: A palavra preguiça é o contrário ao trabalho. O preguiçoso é a pessoa que:
A) Adia o começo daquilo que se deve ser feito (Pv 6.9,10).
B) Não termina o que foi iniciado (Pv12. 27).
C) É adepto da lei do menor esforço (Pv 20. 4).
A preguiça ou indolência (negligente, desleixado) é mais ainda tentadora na esfera espiritual do que na física. Deus nos exorta a procurar fazer cada vez mais firme a nossa vocação e eleição, porque fazendo assim nunca tropeçaremos 2ªPe 1.10; 2ªPe1.5-8.
Quem se torna cristão deve imediatamente evitar, ou seja, empregar com muito empenho, muita garra, coragem, com todo esforço para acrescentar a sua fé as sete qualidades nos citadas nos vv.5-9 Sem os nossos esforços as qualidades espirituais não iriam se desenvolver em nós. Como a formiga o cristão deve desenvolver as virtudes a fim de ser vitorioso e frutífero diante de Deus.
O versículo nove diz: “pondo nisto mesmo toda a diligência (zelo, cuidado ativo, rapidez). Demonstra que o crente deve estar empenhado, sem preguiça em seu crescimento espiritual. Depende de nós para termos abundância no dia da calamidade.

2 OS COELHOS: (V.26) ensinam vigilância
A) A sabedoria dos coelhos faz com que busquem abrigos bem protegidos. Sl 91.1
B) Eles se refugiam nas rochas a fim de se livrarem das garras dos animais ferozes Sl17.11,12; Sl62.2 ; Sl40.2; Sl 61.2b,
C) Sabem construir suas casas com materiais que não se destroem facilmente. Mt 7.24 Assim deve ser o cristão, deve se abrigar na sombra do Onipotente Sl 91.1.
A palavra” Altíssimo” diz que Ele é maior do que qualquer ameaça ou perigo que venha enfrentar. Onipotente..destaca o seu poder para enfrentar e destruir todo e qualquer inimigo. Deus é o teu escudo - Sl 18.2.

2.1 - PARA LIVRAR-SE DO INIMIGO: 1Pe 5.8- Sabemos que é Satanás que é o nosso inimigo e somente o homem que busca refúgio em Cristo esta liberto do poder de Satanás. Aqueles que estão sem Cristo estão acorrentados em cativeiro, cegos e sem proteção. Satanás é uma ameaça aos cristãos e procura destruí-los, especialmente por meio de sofrimento (enfermidades, desempregos, porfias, contendas, divisão etc..).

2.2 - COMO VENCER?
A) Através da nossa fé. Ap 12.11a; 1Jo 1.5b
B) Através da nossa luta espiritual. Ef 6.12
C) Através das nossas orações em Deus. Mt 6.13
D) Resistindo e ficando firme Ef 6.13; 1Jo 4.4 
E) Construindo na Rocha Mt 7.24. Suas casas são bem firmes com material resistente, uma vez mais digo que assim o cristão deve ser edificando a sua casa na rocha com o alicerce bem fundo, como a palmeira que o vento sopra sobre suas folhas ela inclina, se dobra, mas sua raiz é firme e não se abala.

3– OS GAFANHOTOS: (v27) ensinam união, cooperação mutua.
A) Os gafanhotos são pequenos e não tem rei (líder) e trabalham juntos. Ec 4.9-12- Melhor é serem dois do que um, porque tem melhor paga do seu trabalho... e se alguém prevalecer contra um, os dois lhes resistiram. Eles trabalham unidos e concretizam seus propósitos. Sl 133.1a
B) Voam em admirável ordem e cobrindo grandes distância e até oceanos sem olhar distância ou dificuldade, com o propósito de alcançar o objetivo. Sl 126.5,6
C) O tamanho é pequeno mas seu trabalho é imenso. Então trabalharemos em equipe para obtermos melhores resultado. Deus capacita a todos quanto se dispõe a trabalhar em seu Reino. O companheirismo tem sua vantagem, pois Deus não nos criou para vivermos isolados uns dos outros. Gn 2.18; Ec 4.12 E, se alguém prevalecer contra um, os dois lhe resistirão; e o cordão de três dobras não se quebra tão depressa.
Todos nós precisamos de amor, do apoio da família, dos amigos e irmãos na fé. At 2.42...e perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão e nas orações. Mas com tudo isso é insuficiente sem a comunhão com o Pai, Filho e o Espírito Santo. 1ªCo1.9 Fiel é Deus, pelo qual fostes chamados para a comunhão de seu filho Jesus Cristo nosso Senhor. 2ªCo13.13; 1ªJo1.3,6.

4- AS ARANHAS (v. 28) ensinam missão
A despeito de sua insignificância (despeito, desgosto).
A aranha pode ser encontrada nos palácios. Assim Deus tem levado os seu pequenos vasos (aos olhos humano) aos mais elevados patamares (lugares altos) da sociedade, afim de que anunciem o evangelho aos que se acham investidos de autoridade. Atos 9.15; Mc 13.9 e tantos outros nos nossos dias atuais. Grandes homens e mulheres têm pregado o evangelho a pessoas de alto nível da sociedade.

sábado, 22 de outubro de 2016

VENCENDO O INIMIGO COM A ARMADURA DE DEUS.

Efésios 6.11.18

Deus nos convoca ou conclama a engajar em seu exército, onde Ele é o general. E somos considerados como soldados e se somos soldados temos que estar prontos para guerrear a qualquer momento. Deve estar pronto para defender e atacar.
Defender” significa evitar que o inimigo faça ou marque ponto, significa prestar socorro, proteger a si ou a outro.
Atacar” significa investir, dar começo, iniciar, atuar, agir, investir, lançar-se violentamente e inesperado.
Em um quartel há uma inscrição, depois uma seleção, depois uma preparação. Então os soldados recebem instrução e se prepararam para a batalha, ele aprende a se defender do inimigo, a fazer acampamentos, aprende a atacar, aprende a sobreviver em meio as adversidades, aprende a usar as armas que são fornecidas a ele, e também as farda ou uniforme.

Ao escrever as cartas que ficaram registras na Bíblia Apostolo Paulo usou exemplo das às armas usadas pelos soldados romanos da época, para fazer comparação com as armas espirituais. Neste tempo as armas de guerra eram diferentes das armas de hoje. Não existia fuzil, metralhadoras, canhão, espingardas, revolver ou mísseis. 


ALERTA: O cristão está enganchado num conflito espiritual com o mal. No tempo presente o cristão está empenhado a lutar contra o mal mediante o poder do Espírito Santo.
“Porque, se viverdes segundo a carne, morrerá; mas, se pelo Espírito mortificardes as obras do corpo, vivereis. Lutar contra seus próprios desejos, “o eu”, contra as tentações, contra o príncipe das trevas. Enfim o crente está convidado a ser uma pessoa separada do mundo para Deus. Então vamos vestir o soldado para a guerra espiritual, e esta guerra é constante, o inimigo sempre estará tentando nos fazer cair em suas armadilhas” (Rm 8.13).
“Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes se opõem um ao outro, para que não façais o que quereis” (Gl 5.17).
“Porque não faço o bem que quero, mas o mal que não quero esse faço” (Rm 7.19).
E este combate continuará até que o crente venha a galgar a vida do povir. Os soldados de Jesus jamais deixam ser vencido
“Estais, pois, firmes na liberdade com que Cristo nos libertou, e não torneis a colocar-vos debaixo do jugo da servidão” (Gl 5.1).
Quando um exército perdia a batalha ou guerra estes eram levados cativos, servindo de escravos para o inimigo. Por isso devemos estar alerta defendendo e atacando.
“Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo” (Ef. 6.11).
Definições:
REVESTIR - Significa tornar a vestir, proteger, pondo ou aplicando determinado material como proteção.

ARMADURA – É um conjunto de peças usadas para a defesa como proteção direta ao corpo. Para que possais estar revestido contra as astutas ciladas (arapuca, armadilhas, ardis) do Diabo.
Quais são elas?
“Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar” (1 Pe 5.8).
Por isso precisamos estar revestidos. Nossa luta não é contra carne e nem sangue, ou seja, não é contra nosso parente, amigo, irmão, esposa, esposo, mãe, pai, filhos... É contra o inimigo de nossa alma.
“Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais” (Ef 6.12).

HOSTES ESPIRITUAIS - trata – se de Satanás e uma multidão de demônios.

PODERES DAS TREVAS – São os governantes espirituais do mundo
“Nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus. Que incitam ou induzem aos ímpios a se opões contra a vontade de Deus” (2 Co 4.4).
Constantemente atacam aos crentes – soldados (Dn 10.12).
“O campo é o mundo; e a boa semente são os filhos do reino; e o joio são os filhos do maligno” (Mt 13.38).
“Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiça”(Ef 6.14).

CINGIR OS LOMBOS - significa vestir com roupas bem justas para proteger. Era usada uma couraça, uma peça da armadura para a defesa das costa e peito.

COURAÇA DA JUSTIÇA - fala de verdade, ou virtude de dar a cada um o que é seu
“Por isso deixai a mentira, e falai a verdade cada um com o seu próximo; porque somos membros uns dos outros” (Ef 4.25).
“Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo” (Ef 4.15).
“E calçados os pés na preparação do evangelho da paz; Definição –Evangelho da paz” (Ef 6.15).
Quem está calçado com o evangelho da paz, onde passa ou vai fala de boas novas de salvação, leva notícias de alegria, não vai inimizade, não leva contendas, disputas, não levanta contentas entre o próximo, mas sim promove a paz.
“Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus” (Mt 5.9).
“Tomando sobretudo o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno” (Ef.6.16).

ESCUDO - Antiga arma de defesa, feita de couro (1 Rs 10.17a “Fez também trezentos escudos de ouro batido”) ou de metal, geralmente de forma circular ou oval, que os soldados, por meio de braçadeiras, prendiam num dos braços para se protegerem dos golpes de espada ou de lança (1Sm 17.45; 45 Davi, porém, disse ao filisteu: Tu vens a mim com espada, e com lança, e com escudo; porém eu venho a ti em nome do SENHOR dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem tens afrontado.).
O escudo também usado durante aos cercos, sendo muitos deles colocados juntos de forma a proteger as cabeças dos sitiadores contra os dardos e pedras. Era desonroso perder o escudo no combate, tal ato entre os gregos era castigado com pena de morte. Era motivo de orgulho para o guerreiro guardar brilhante o seu escudo. Quando não se usava estava sempre coberto sendo fracionado com azeite para livrar dos estragos do tempo. Os escudos de ouro eram muito usados para manifestação ostentosa (exibição luxuosa, depois da batalha).
Escudo da fé: “esta é a vitória que vence o mundo, a nossa fé” (1Jo 5.4a). A fé é descrita como escudo por isso o soldado jamais deve perder a fé a fé, pois é desonroso.
“Tomai também o capacete da salvação” (Ef 6.17a).

CAPACETE - Fala de proteção para nossa mente, e ouvidos. Era na forma de uma carapuça com peças que cobriam as orelhas e o pescoço, era de bronze ou metal amarelo.

ESPADA - Sua forma era variada às vezes curta e larga, às vezes reta ou com curva, às vezes de um só corte às vezes de dois. E sempre levada na cocha esquerda. A espada é a mais antiga arma de ataque mencionada na Bíblia. É muitas às vezes sinônimo de guerra (Sl 57.4), graça ou juízo (Ap 1.16).
“espada do Espírito, que é a palavra de Deus” (Ef 6.17b).
A palavra de Deus é a arma mais ofensiva (de ataque) do crente. Por esta razão Satanás fará de tudo para o crente desacreditar na palavra de Deus
“Orando no espírito” (Ef 6.18).
A oração não pode ser considerada apenas mais uma arma, parte da guerra, onde a vitória é alcançada com o agir de Deus. Deixar de orar diligentemente, com toda perseverança, sob todas as formas de oração em todo tempo é render-se ao inimigo e deixar de lutar
“Alegrai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, perseverai na oração” (Rm 12.12).
“Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças” (Fp 4.6).
“Perseverai em oração, velando nela com ação de graças” (Cl 4.2).

Orar é conversar com o seu General Jesus Cristo, soldado valente.