“Desperta, ó tu que dormes,
levanta-te de entre os mortos, e Cristo te iluminará”
Efésios 5.14
-Introdução: A revolução social que aconteceu no Brasil, no mês de junho de 2013 acordou o povo brasileiro que estava dormindo enquanto a inflação voltava e o povo se distraía com os preparativos da copa. De repente o povo acordou e bradou pelas ruas que deseja justiça dizendo que não estamos mais “deitado eternamente em berço esplêndido”.
Vivemos em um tempo em que o comodismo e o conforto são tão almejados pelas pessoas que até mesmo as igrejas estão buscando isso. As pessoas querem ir a uma Igreja onde tenha um bom templo, com ar condicionado, poltronas confortáveis, boa música e uma palavra agradável.
Você está dormindo espiritualmente?
Vamos analisar as palavras do texto, comparando com a Parábola das 10 Virgens em Mateus 25.1-13
1- DESPERTA: “desperta, ó tu que dormes” v.14ª
Na Bíblia o sono muitas vezes é comparado com a morte (Salmos 13.3; I Tessalonicenses 4.13-15). Muitas pessoas pensam que estão vivas, mas estão dormindo espiritualmente e morrerão se não acordarem a tempo.
O primeiro erro das virgens néscias foi dormir. Como poderiam dormir se estavam próximas de se casar e esperavam seu noivo? Mas elas dormiram (Mateus 25.5).
Alguns exemplos bíblicos de pessoas que foram despertadas:
-Ester que estava despercebida de que seu povo pereceria, então Modecai lhe despertou (Ester 4.13,14).
-Marta também estava dormindo espiritualmente embora parecesse bem acordada, mas Jesus a despertou para ouvir suas palavras (Lucas 10.40,41).
-Jonas dormia no barco em meio à tempestade que ele mesmo havia provocado e foi acordado pelos marinheiros (Jonas 1.5).
-Pedro, Tiago e João dormiam quando Jesus pediu que orassem e vigiassem com Ele no Getsêmani (Marcos 14.37).
O inimigo quer que a Igreja adormeça espiritualmente para pensar que está viva, mas fraca e sem forças para trabalhar. Por isso a Igreja precisa acordar.
Você está vivendo em sonolência espiritual?
Acorde enquanto há tempo!
2- LEVANTA: “levanta-te de entre os mortos” v.14b
2- LEVANTA: “levanta-te de entre os mortos” v.14b
As virgens néscias haviam se deitado e levantaram tarde demais, porque já era meia noite e não tiveram tempo de preparar suas lâmpadas (Mateus 25.6,7).
Alguns exemplos bíblicos de pessoas que Deus mandou levantar foram:
-Daniel se prostrava diante da revelação de Deus e o Senhor o mandava levantar (Daniel 10.11).
-A filha de Jairo que Jesus ressuscitou e mandou levantar (Marcos 5.41).
-Daniel se prostrava diante da revelação de Deus e o Senhor o mandava levantar (Daniel 10.11).
-A filha de Jairo que Jesus ressuscitou e mandou levantar (Marcos 5.41).
-O paralítico que Jesus mandou levantar e tomar o leito (Marcos 2.11) para começar a andar e trabalhar ao mesmo tempo.
-Bartimeu, o cego que queria ver Jesus deu um salto quando Jesus o mandou levantar que até perdeu a sua capa (Marcos 10.49,50).
Muitas pessoas estão dormindo sentadas porque começaram a andar no conselho dos ímpios, pararam no caminho dos pecadores e sentaram na roda dos escarnecedores (Salmos 1.1).
Não adianta acordar e ficar deitado do mesmo jeito. É preciso levantar para provar que está acordado. Uma das formas de conseguir ficar acordado muito tempo é ficando em pé. A primeira coisa que fazemos para dormir é deitar.
Você está deitado espiritualmente?
Levante-se porque o Senhor te chama!
3- ILUMINA: “Cristo te iluminará” v.14c
A luz incomoda quem está nas trevas. Jesus disse que nós somos “a luz do mundo” (Mateus 5.14) porque Ele é a luz verdadeira que nos ilumina (João 8.12). Somos como as estrelas que não têm luz própria, mas refletem a luz do sol.
As virgens néscias ficaram no escuro porque não tinham preparado o azeite necessário para iluminar sua caminhada e quando foram ver já era tarde demais (Mateus 25.8-10)
Algumas pessoas da Bíblia que receberam uma luz foram:
-Paulo no caminho de Damasco que era cego espiritual e viu uma grande luz que depois abriu os seus olhos (Atos 9.1-10).
-Pedro quando estava preso e a Igreja orava por ele, uma luz veio no meio das trevas do calabouço (Atos 12.7).
-O carcereiro que prendeu Paulo e Silas, pediu uma luz e então desejou ser salvo (Atos 16.29).
A luz do dia demonstra que é tempo de trabalhar, pois “é necessário que façamos as obras daquele que me enviou, enquanto é dia; a noite vem, quando ninguém pode trabalhar” (João 9.4). Então é tempo de mostrarmos a nossa luz para aqueles que estão em trevas e escuridão do pecado. Por isso não podemos esconder a nossa luz (Mateus 5.15).
Sua vida tem sido luz?
Ilumine a vida de quem está em trevas!
Acorde, levante e ilumine!
-CONCLUSÃO:
É muito difícil acordar uma pessoa que não quer ser despertada. Mas quando a pessoa sabe que precisa levantar apenas um toque é necessário para isso. Não durma espiritualmente, procure ficar de pé para não adormecer e mantenha forte a sua luz.
Haverá um tempo em que as almas que estão se perdendo no mundo acordarão e buscarão sedentas pela presença de Deus em nossas igrejas. Neste momento a Igreja precisa estar preparada e bem acordada para cuidar destas vidas.
Você está bem acordado?
Levante e ilumine as vidas!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deus te abençõe sempre !!