domingo, 31 de julho de 2016

A RENOVAÇÃO DA AGUIA .

Isaías 40.31
 Mas os que esperam no Senhor renovarão as forças, subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; caminharão, e não se fatigarão.

 A tradição antiga acreditava que a águia mantinha toda sua beleza e força porque tinha a capacidade de se renovar. Por isso Isaías diz que precisamos nos renovar à semelhança da águia. 
   A águia é umas das mais belas aves que vive 70 anos aproximadamente, mas aos 40 passa por uma difícil decisão: morrer ou se renovar de forma dolorosa.
Você já sentiu que precisa renovar suas forças? Há momentos em nossas vidas que não dá pra continuar como estamos, precisamos de uma renovação completa.
Como renovar minha vida?

Vamos comparar o processo de renovação da águia com a renovação de nossa vida:



1- Pára tudo e tira tempo para se renovar
Depois que toma esta decisão, renovar-se é prioridade. Assim a águia se renova buscando tempo e lugar para si diante de Deus.
O psicólogo Augusto Cury argumenta que a geração moderna sobre de SPA – Síndrome do Pensamento Acelerado. As pessoas são ativistas, mecânicas e não conseguem ficar paradas. Por isso muitas decisões são tomadas sem pensar.
Tempo é uma questão de prioridade. Se você quiser renovar sua vida precisa tirar tempo para isso. Deixe tudo o que está te ocupando desnecessariamente.
Você está disposto a dedicar tempo para sua restauração?
A prioridade em sua vida é sua restauração!

2- Sobe a um alto monte para estar só
Durante o processo de renovação a águia fica solitária na mais alta montanha onde está protegida e pode descansar passando pelo tratamento.
Precisamos estar acima dos problemas, ir mais alto para perto do Senhor e louvar o seu nome com Jesus ensinou “orarás a teu Pai em secreto” (Mateus 6.7).
O próprio Senhor Jesus se retirava para o monte a fim de orar a Deus sozinho e renovar sua vida de comunhão com o Pai. No alto do monte Ele foi transfigurado em glória (Marcos 9.1-8).
O monte significa um lugar acima dos principados e potestades (Efésios 6.12). Quando estiver num vale de lutas e tribulações, suba ao alto monte da oração para estar acima dos problemas na presença do Senhor e do alto, nas regiões celestiais (Efésios 1.3) contemplar as bênçãos como solução.
Você tem se retirado para oração e santificação?
Só você pode consagrar sua vida na presença de Deus!

3- SACRIFÍCIO: quebra o bico, arranca as unhas e retira as penas
A águia está envelhecida, com o bico gasto, unhas rachadas e penas desgastadas. Para se renovar precisa quebrar o bico, arrancar as unhas e penas para que nasçam tudo de novo.
Para se renovar é preciso sacrificar algo. Assim como a águia precisamos renovar nossos lábios, nossas mãos e nossa cobertura espiritual. Retirar tudo que está velho em nossa vida. Isso certamente é dolorido. Mas entre a dor do fim iminente e a dor de um processo de cura, este é a melhor opção.
Muitas vezes somos como uma criança que não quer deixar passar remédio na ferida por que vai arder. É preciso enfrentar a dor do tratamento para ser restaurado.
Como Jesus não achou difícil dispor de sua glória para suportar a cruz, sabendo do poder da ressurreição,  “tenho por certo que os sofrimentos do tempo presente não podem ser comparados com a glória a ser revelada em nós” (Romanos 8.18).
Você está disposto a sacrificar algo em prol de sua vitória?
Abra mão do que for preciso para receber sua bênção!

4- Espera pacientemente
A águia tem que esperar isolada por 150 dias até o processo de restauração seja completo. Durante este período não é vista por ninguém. Fica sem caçar esperando sua renovação.
Precisamos evitar o imediatismo. Estamos acostumados com coisas automáticas e muitas vezes pensamos que tudo deve ser assim. A vida é como um rio que em alguns trechos corre caudalosamente e em outros escorre rapidamente não adiantando querer apressar ou represar.
Deus em seu infinito poder teria condições de criar tudo em uma única palavra, de uma só vez, mas preferiu fazer aos poucos, gastando sete dias num processo equilibrado. Se tivesse feito tudo de uma vez seria uma grande desordem. Por isso primeiro criou a água e depois os peixes, primeiro a terra e depois as plantas, assim cada coisa na hora e forma correta.
Tudo tem o seu tempo certo (Eclesiastes 3.1-8) e o tempo da renovação é imprescindível se queremos continuar.
Você está disposto a esperar o tempo necessário para seu tratamento?
Tenha paciência, Deus está cuidando de você!

5- Sobe acima das tempestades
Quando enfrenta uma tempestade, a águia sobrevoa acima das nuvens onde pode ver o sol e ficar livre de perigo. Ao passar a tempestade a águia volta para seu abrigo.
Assim também devemos buscar mais a Deus quando passamos por provações e junto do Senhor ter a proteção. Nada adianta ficar exposto à tempestade tentando enfrentá-la. É melhor esperar passar e depois continuar. Proteja-se durante as lutas, pois “O que habita no esconderijo do Altíssimo e descansa à sombra do Onipotente” (Salmos 91.1).
Quando enfrentar situações de conflito e tiver vontade de fugir, saia um pouco para descansar a cabeça, ore a Deus e assim estará acima das tempestades. Como Moisés quando subiu o monte, ao voltar o seu rosto brilhava (Êxodo 34.35) deste modo você terá forças para continuar de maneira equilibrada e correta sem precipitações.
Você prefere ficar no meio do tumulto ou sobrevoar acima das tempestades?
Suba acima da tribulação na presença do Senhor!
Deixe Deus renovar sua vida!
-CONCLUSÃOSalmos 103.5 "a tua mocidade se renova como a da águia"
Após este tempo de renovação, a águia está preparada para viver mais trinta anos com força e vigor de sua juventude. Se não estivesse disposta a vencer todo este tempo doloroso, sua vida chegaria ao fim precocemente.
Peça ao Senhor para renovar sua vida como a águia. Aceite passar pelos processos necessários para sua restauração. Pare e tire tempo para você, reflita sozinho sobre sua vida, dedique-se à oração e santificação, sacrifique o que for preciso, abra mão do que é desnecessário, seja paciente e saia da mediocridade subindo acima das tempestades de problemas na presença de Deus.
Sua vida será renovada pelo Senhor!

sábado, 30 de julho de 2016

OS INIMIGOS DA CRUZ

-Tema: VIDA CRISTÃ
“Pois muitos andam entre nós, dos quais, repetidas vezes, eu vos dizia e, agora, vos digo, até chorando, que são inimigos da cruz de Cristo”.
Filipenses 3.18

-Introdução: Um cristianismo sem cruz não é cristão. Jesus não evitou a cruz nem tentou amenizar o seu sofrimento. Cristo enfrentou até o fim a dura crucificação. Como cristãos precisamos fazer como diz o hino “levarei eu também minha cruz”.
Jesus disse que “se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-me” (Mateus 16.24). Então para ser cristão é necessário crucificar-se com Cristo porque “os que são de Cristo Jesus crucificaram a carne, com as suas paixões e concupiscências” (Gálatas 5.24). Todo e qualquer ensinamento que nega este princípio não é cristão. Por isso Jesus repreendeu Satanás quando através de Pedro intentou que Jesus não passasse pela cruz (Marcos 8.33).
Quem são os inimigos da cruz?
Vamos aprender sobre algumas coisas que são opostas à doutrina da cruz:


1- MundanismoTiago 4.4 “Infiéis, não compreendeis que a amizade do mundo é inimiga de Deus? Aquele, pois, que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus”.
A primeira coisa que nos faz evitar a cruz é o mundanismo. A amizade do mundo é estar na “roda dos escarnecedores” (Salmo 1.1), que são pessoas que gostam apenas de conversas que não edificam. Mas quando deixamos as coisas do mundo, estamos sendo crucificados.
O mundo sempre vai te dizer para deixar a sua cruz achando-a pesada demais para carregar. Mas o cristão deve deixar o mundo e seguir para a cruz. Mesmo sendo dolorosa é o único “Caminho” (João 14.6) que leva a Deus.
Deixe o mundo e siga para a Cruz!
              
2- CarnalidadeRomanos 8.7 “Por isso, o pendor da carne é inimizade contra Deus, pois não está sujeito à lei de Deus, nem mesmo pode estar”.
A segunda coisa que traz inimizade com a cruz de Cristo é a carnalidade. Quando a pessoa vive apenas para seus prazeres, não se dispõe a enfrentar as dificuldades, “portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus (Romanos 8.8). Mas a carne não nos conduz para coisas boas (Romanos 8.6).
Quando resistimos às vontades da carne, estamos nos crucificando. Deus nos deu os frutos do Espírito para superar qualquer obra da carne (Gálatas 5.19-23). Quando vivemos espiritualmente conseguimos vencer as tentações (Marcos 14.38).
Deixe a carne e leve a sua cruz!

3- IncredulidadeRomanos 11.28 “Quanto ao evangelho, são eles inimigos por vossa causa; quanto, porém, à eleição, amados por causa dos patriarcas”.
Este texto está falando do povo de Israel (Romanos 11.25-27) que não acreditava que Jesus era o Messias. Os judeus não acreditaram em Jesus por isso o condenaram à morte de cruz. Um condenado à crucificação não era considerado digno de crédito, mas pela fé sabemos que Jesus é o Filho de Deus que tomou o nosso lugar naquela cruz. Então a cruz é o nosso, o seu e o meu lugar.
A falta de fé é outro inimigo da cruz. Somente pela fé podemos acreditar em alguém que morreu na cruz. O inimigo de nossas almas que semeia a incredulidade nos corações (Mateus 13.25). Por isso toda forma de descrença na Palavra de Deus é uma inimizade à cruz. Somente pela fé podemos levar a nossa cruz.
Deixe a incredulidade e tome a sua cruz!

4- EgoísmoII Timóteo 3.1-4 “Sabe, porém, isto: nos últimos dias, sobrevirão tempos difíceis, pois os homens serão egoístas, avarentos, jactanciosos, arrogantes, blasfemadores, desobedientes aos pais, ingratos, irreverentes, desafeiçoados, implacáveis, caluniadores, sem domínio de si, cruéis, inimigos do bem, traidores, atrevidos, enfatuados, mais amigos dos prazeres que amigos de Deus”.
Outro inimigo da cruz é o egoísmo. Jesus disse que o maior mandamento é o amor a Deus e ao próximo (Marcos 12.30,31). O amor revela a presença e personalidade de Deus (I João 4.8). O que segurou Jesus naquela cruz não foram os pregos e sim o Amor de Deus por nós. Jesus não morreu de dor, tétano, hemorragia, ou qualquer outro motivo, pois Jesus morreu de tanto amor.
No mundo de hoje é muito raro encontrar pessoas que não sejam egoístas. O individualismo e a competição são ensinados às pessoas como meta de realização. Uma pessoa egoísta não aceita perder para o outro. Quando abrimos mão de algo para nosso próximo estamos crucificando nossa carne.
Deixe o egoísmo e leve a sua cruz!

5- IgnorânciaColossenses 1.20-22 “e que, havendo feito a paz pelo sangue da sua cruz, por meio dele, reconciliasse consigo mesmo todas as coisas, quer sobre a terra, quer nos céus. E a vós outros também que, outrora, éreis estranhos e inimigos no entendimento pelas vossas obras malignas, agora, porém, vos reconciliou no corpo da sua carne, mediante a sua morte, para apresentar-vos perante ele santos, inculpáveis e irrepreensíveis”.
Outra coisa que é inimiga da cruz é a ignorância. Muitas pessoas fazem o que não agrada a Deus porque não sabem como fazer a vontade do Senhor. Mas quando conhecemos a verdade somos libertos (João 8.32) e quanto ao passado sabemos que “não levou Deus em conta os tempos da ignorância” (Atos 17.30). Quanto mais conhecemos a Palavra, mais descobrimos que precisamos nos crucificar.
A falta de preparo tem levado muitos cristãos a viver em ignorância espiritual. Não levam sua cruz porque não sabem como fazer. Não aprendem o evangelho da crucificação. Por isso precisamos renovar nossa mente e apresentar nosso corpo como “sacrifício vivo, santo e agradável a Deus” para conhecer a sua vontade que é “perfeita, boa e agradável” (Romanos 12.1,2).
Deixe a ignorância e tome sua cruz!

Não deixe a sua cruz!
-CONCLUSÃOEfésios 2.16 “e reconciliasse ambos em um só corpo com Deus, por intermédio da cruz, destruindo por ela a inimizade”.
Enquanto a inimizade é uma característica satânica, o amor é o caráter de Deus. Através da cruz toda inimizade foi vencida e agora podemos vier em comunhão com o Senhor.
A cruz foi a ferramenta usada por Deus na morte de Jesus para nos salvar. Mas ainda é útil para a crucificação de todos que desejam seguir a Cristo. Ser crucificado significa ser açoitado, ter mãos e pés presos, cabeça com espinhos e muita dor reconhecendo-se condenado.
A cruz que falamos aqui não é um objeto minúsculo pendurado ao pescoço em forma de amuleto. A cruz é maior que o crucificado, algo muito forte e difícil de carregar. Muitas vezes passamos por situações dolorosas que servem para nos crucificar e purificar. Parece um sacrifício, mas vale a pena suportar a cruz.
Deixe tudo, só não largue sua cruz!

quinta-feira, 28 de julho de 2016

NASCIDO PARA LUTAR

-Tema: MOTIVACIONAL
“E os filhos lutavam no ventre dela; então ela disse: Por que estou eu assim? E foi consultar ao Senhor”
Gênesis 25.22

-Introdução: A vida de Jacó foi marcada por lutas desde o ventre de sua mãe, quando ali lutava com seu irmão (Gênesis 25.20-27). Rebeca não sabia que estava grávida de gêmeos, mas sentia que havia um combate em seu ventre e como não tinha um médico, “foi consultar ao Senhor” e Deus lhe disse que haviam duas nações em seu ventre (Gênesis 25.23).
Talvez você também tem uma vida marcada por lutas em toda sua história e parece que você nasceu para lutar. Tudo o que faz é marcado por combates e perseguições e nada é fácil pra você. Esta palavra é para sua vida, lutador/a e guerreiro/a.

Você nasceu para lutar?

Vamos refletir sobre as lutas na vida aprendendo com o exemplo de Jacó:

1- Lutas na família:

Gênesis 27.41 “Esaú, pois, odiava a Jacó por causa da bênção com que seu pai o tinha abençoado, e disse consigo: Vêm chegando os dias de luto por meu pai; então hei de matar Jacó, meu irmão”.
A família de Isaque e Rebeca tinha muitas lutas e estava dividida porque o pai preferia Esaú e a mãe gostava mais de Jacó (Gênesis 25.28). Também havia uma disputa entre os irmãos por causa de suas diferenças e também pelo direito da primogenitura (Gênesis 25.29-34). Rebeca não gostava das esposas de Esaú (Gênesis 26.34,35). Jacó enganou seu pai Isaque com ajuda da mãe Rebeca e tomou o direito da primogenitura de seu irmão Esaú (Gênesis 27.1-42). Com isso Jacó teve que fugir de seu irmão Esaú que o odiava e a família ficou dividida por muito tempo (Gênesis 27.43-45).
Quando Jacó se casou também teve lutas para conseguir se casar com Raquel e trabalhou quatorze anos por ela (Gênesis 31.41). Seus filhos odiavam ao irmão José e lhe venderam como escravo (Gênesis 37.28).
Quando enfrentamos lutas na família precisamos pedir a Deus que nos dê sabedoria para reedificar nosso lar (Mateus 7.24-27). Não podemos aceitar divisão na família porque as consequências são desastrosas (Mateus 12.25). Lute a favor da união de sua família e não contra seus familiares (Mateus 10.36).
Você tem enfrentado lutas na família?
Nas lutas familiares a família precisa vencer unida!

2- Lutas no trabalho:

Gênesis 31.41 “Estive vinte anos em tua casa; catorze anos te servi por tuas duas filhas, e seis anos por teu rebanho; dez vezes mudaste o meu salário”.
Jacó era pastor de ovelhas (Gênesis 25.27) e quando foi morar com seu sogro Labão, fez um trato de ficar com a parte do rebanho malhada e então Deus fazia com que se aumentasse mais os nascimentos de ovelhas malhadas. Jacó tinha sabedoria e colocava o rebanho diante de galhos onde as sombras serviam de camuflagem para as ovelhas malhadas (Gênesis 30.37).
Mas seu sogro mudou o trato dez vezes, mas “Quando ele dizia assim: Os salpicados serão o teu salário; então todo o rebanho dava salpicados. E quando ele dizia assim: Os listrados serão o teu salário, então todo o rebanho dava listrados” (Gênesis 31.8). Jacó era abençoado porque era dizimista e tinha uma aliança com Deus (Gênesis 28.22).
Se você enfrenta lutas no trabalho e vida profissional, peça ao Senhor que abra as portas para sua vida, mas para isso é preciso que seja fiel a Deus como dizimista (Malaquias 3.10). Quando honramos a Deus com nossas primícias, o Senhor também nos dá abundância (Provérbios 3.9). Tudo isso deve ser feito por fé e amor ao Senhor, com gratidão e nunca como troca ou barganha.
Você está passando por lutas no trabalho?
Seja fiel a Deus e o Senhor te ajudará!

3- Lutas espirituais:

Gênesis 32.24 “Jacó, porém, ficou só; e lutava com ele um homem até o romper do dia”.
Uma cena que marcou a vida foi quando resolveu retornar ao encontro de sua família, especialmente para se reconciliar com seu irmão Esaú. No meio do caminho, quando passou na parte rasa do rio Jordão, local chamado ‘vau de Jaboque’ se encontrou com um anjo do Senhor que o detinha, mas Jacó estava determinado a seguir e lutou pedindo a bênção Divina (Gênesis 32.26).
A partir deste momento Jacó aprendeu a lutar com Deus e pedir a ajuda do Senhor para tudo em sua vida. Se tornou um verdadeiro homem de fé marcado pelo seus encontro com o Senhor.
Também enfrentamos lutas espirituais em nossas vidas. Lutamos com poderes invisíveis (Efésios 6.12), mas quando aprendemos a lutar com a ajuda de Deus, temos a certeza da vitória porque passamos alutar com as armas e a maneira correta (II Coríntios 10.3,4). Antes, quando lutávamos na carne, combatíamos com as pessoas e não contra o mal que os aflige. Hoje podemos vencer tudo com o poder que vem de Deus.
Você está lutando espiritualmente?
Não lute na carne, mas no Espírito!

Não desista de lutar!

-CONCLUSÃOGênesis 32.28 “Então disse: Não te chamarás mais Jacó, mas Israel; porque tens lutado com Deus e com os homens e tens prevalecido”.
Deus falou com Jacó que seu nome seria mudado para Israel que significa príncipe de Deus ou ‘aquele que reina com Deus’1. Este nome marcou sua vida para se tornar um vencedor.
Se você é um lutador e guerreiro, saiba que Deus tem vitória pra você e te faz um príncipe ou princesa para ser “mais que vencedores por meio daquele que nos amou” (Romanos 8.37).

Deus tem vitória pra sua vida!

terça-feira, 26 de julho de 2016

O TEMPO DIVINO

-Tema: VIDA CRISTÃ
Atos 1.7

-Introdução: O tempo é algo relativo. As vinte e quatro horas de um dia, por exemplo, podem passar lentamente ou muito rápido, de acordo com a ocupação que você tem ou dependendo do que estiver sentindo. Um minuto de dor parece que nunca vai terminar. Já uma hora de risos passam rápido demais.
Quando os discípulos perguntaram a Jesus sobre o tempo do cumprimento das profecias messiânicas, o Mestre usou duas expressões: CHRONOS1, que é o tempo cronológico humano e KAIROS2, que é o tempo oportuno que só Deus conhece. Com isso aprendemos que existe um tempo conhecido e outro que pertence a Deus.

Como entender o tempo?

Vamos refletir a melhor forma de entender o tempo ‘de’, ‘com’ e ‘para’ Deus:


1- O Tempo de Deus:

Colossenses 4.5 Portai-vos com sabedoria para com os que são de fora; aproveitai as oportunidades”.
A palavra traduzida como ‘oportunidade’ é a mesma KAIROS que também significa ‘tempo oportuno’. Deus nos dá oportunidades todos os dias renovando sua misericórdia sobre nós a cada manhã (Lamentações 3.22,23).
Deus tem um tempo para cada um de nós e sabe tudo sobre nossas vidas (Salmo 139.16). Não podemos mudar nada a respeito do tempo de Deus (Mateus 6.27). O que podemos fazer é aceitar o tempo de Deus para nossas vidas e receber o melhor do Senhor no seu devido tempo, porque “tudo fez deus formoso no seu devido tempo” (Eclesiastes 3.11).
Aproveite o tempo que Deus tem te dado!

2- O Tempo com Deus:

Efésios 5.16 “remindo o tempo, porque os dias são maus”.
Deus é eterno sobre o tempo humano (II Pedro 3.8). Por isso precisamos passar mais tempo na presença do Senhor, se queremos viver a eternidade com Deus.
Passar tempo com Deus é se entregar ao Senhor buscando a sua presença “enquanto se pode achar” (Isaías 55.6) e se humilhar rendendo-se aos pés de Deus (I Pedro 5.6).
Cada minuto que passamos diante do Senhor, sozinhos com Deus em oração (Mateus 6.6), nos faz viver o temo de Deus para nossas vidas, pois devemos “orai sem cessar” (I Tessalonicenses 5.17).
Passe mais tempo na presença de Deus!

3- O Tempo para Deus:

II Coríntios 6.2 porque ele diz: Eu te ouvi no tempo da oportunidade e te socorri no dia da salvação; eis, agora, o tempo sobremodo oportuno, eis, agora, o dia da salvação”.
Não podemos deixar o tempo passar ou ficar olhando para o passado, nem pensando só no futuro. Hoje é o tempo de Deus para nossas vidas. Gastamos muito tempo com nossos afazeres, lazer e muitas coisas que nem percebemos o tempo passar.
Dedicar tempo para Deus deixar de viver para nós mesmo e fazer a vontade do Senhor “para que, no tempo que vos resta na carne, já não vivais de acordo com as paixões dos homens, mas segundo a vontade de Deus” (I Pedro 4.2). Quando servimos ao Senhor trabalhando em sua obra, passamos um tempo precioso diante de Deus.
Gaste mais tempo para Deus!

Deus tem um novo tempo pra você!

-CONCLUSÃO:
Efésios 1.10 de fazer convergir nele, na dispensação da plenitude dos tempos, todas as coisas, tanto as do céu como as da terra”.
Mude a direção de seu tempo. Ao invés de passar seu tempo somente com coisas ou consigo mesmo, além das pessoas, aprenda conhecer o tempo ‘de’, ‘com’ e ‘para’ Deus.
Não perca seu tempo, mas entregue cada segundo de sua vida nas Mãos do Senhor que te dará uma vida abundante (João 10.10).

Deus é o Senhor do Tempo!

segunda-feira, 25 de julho de 2016

OS REMADORES DE DEUS

-Tema: MISSÃO
“Porque nós somos cooperadores de Deus” e “Que os homens nos considerem, pois, como ministros de Cristo” I Coríntios 3.9 e 4.1

- Introdução: Os cooperadores eram os remadores de navios. Quando o apóstolo Paulo usa esta expressão está pensando nas galeras de homens que ficavam no andar debaixo do navio remando para que chegue ao seu destino.
Paulo cita uma lista de seus cooperadores: Prisca, Áquila (Romanos 16.3), Marcos, Aristarco, Demas, Lucas (Filemom 1.24), Jesus chamado Justo (Colossenses 4.11) e Clemente (Filipenses 4.3). Estas pessoas eram simples companheiros de luta do apóstolo.
No barco da Igreja não somos capitães porque nosso comandante é Cristo. Também não somos hóspedes ou simples viajantes. Nossa missão é remar e levar o barco da Igreja adiante até o fim.

Você está trabalhando na obra de Deus?

Vamos aprender com o exemplo dos remadores:


1- Sincronia:

III João 1.8 “Portanto aos tais devemos acolher, para que sejamos cooperadores da verdade”.
A primeira lição que aprendemos com os remadores é sobre Sincronia.
A palavra cooperadores é sunergos que significa colaboradores. A expressão deu origem ao termo sinergia que indica uma organização, apoio e aproximação.
Os remadores tinham que saber a hora certa de remar no ritmo certo. Precisavam trabalhar unidos e sincronizados. Havia um dirigente que batia um tambor marcando o ritmo que os remadores deveriam remar.
Na obra de Deus precisamos aprender a remar junto com nosso irmão e respeitar o ritmo do nosso próximo. Não podemos pensar que vamos conseguir chegar ao destino sozinhos. É preciso união e mútua colaboração.
Aprenda a remar com o seu irmão!


2- Força:

Filipenses 4.3 “E peço também a ti, meu verdadeiro companheiro, que as ajudes, porque trabalharam comigo no evangelho, e com Clemente, e com os outros meus cooperadores, cujos nomes estão no livro da vida”.
A segunda lição que aprendemos com os remadores é sobre Força. Os homens escolhidos para remar em um navio deviam ser fortes. Eles também sabiam que não eram capazes de levar um barco sozinhos. Sua força provinha de sua união.
Paulo chama seus colaboradores para o apoiar no trabalho missionário. Pede a seus amigos um apoio para o serviço cristão. A recompensa de um remador vem de Deus e não do homem.
Como os remadores que deviam que precisavam colocar toda sua força no remo, também devemos remar com mais vontade para fazer a obra de Deus (Mateus 11.12). Não seja fraco! Se esforce mais um pouco e conte com ajuda de seus companheiros na obra de Deus.
Se esforce e faça o melhor para Deus!

3- Submissão:

II Coríntios 1.24 “não que tenhamos domínio sobre a vossa fé, mas somos cooperadores de vosso gozo; pois pela fé estais firmados”.
A terceira lição que aprendemos com os remadores é sobre Submissão.
A palavra usada para os ministros é huperetes que são especificamente os remadores do último porão de um navio (I Coríntios 4.1). Estes homens ficavam na parte inferior dos navios remando até a morte, sem luz, sem água e sob o chicote de um carrasco ouvindo o ritmo de um tambor.
Os remadores deviam ser submissos e obedecer o comando. Eram pessoas condenadas e escravos. Pessoas anônimas que poderiam morrer sem ninguém ficar sabendo. Não tinham nenhuma esperança a não ser remar e sonhar em ver a luz do dia para poder se alimentar novamente.
Quando falamos que somos “ministros da palavra” (Lucas 1.2), devemos lembrar que na verdade somos apenas remadores. Precisamos ser mais submissos a nossos líderes e principalmente a Deus.
Seja submisso a sua liderança!

Não pare de remar!

-CONCLUSÃO:
Colossenses 4.11 “...os meus cooperadores no reino de Deus; os quais têm sido para mim uma consolação”.
Somos apenas remadores! Mas o barco precisa de cada um de nós. Antes tínhamos sido condenados pelo pecado (Romanos 6.23), mas agora temos uma missão de levar a Palavra de Deus para todos que precisam de salvação.
Se você está desanimado na obra de Deus, volte a remar e aprenda a seguir o ritmo da Sincronia com seus irmãos. Peça a Deus que te dê forças para continuar e não desista.  O barco da Igreja não pode parar.
Continue remando!

sábado, 23 de julho de 2016

OS SONHOS NA BIBLIA

-Tema: SONHOS
Jeremias 23.28

- Introdução: A Bíblia relata sobre sonhos de treze personagens. Alguns tiveram mais sonhos e outros apenas uma vez. Podemos estudar estes relatos para entender um pouco mais sobre o que são os sonhos e como Deus se revela através deles.
Estudaremos agora apenas sobre passagens onde aparece a expressão ‘sonho’ por se tratar de revelações enquanto a pessoa está dormindo. Não abordaremos neste momento sobre textos sobre visões, que acontecem quando a pessoa está consciente ou acordada.

Você entende o que sonha?

Vamos estudar os sonhos que são relatados na Bíblia:


1- O sonho de Abimeleque: Gênesis 20.3-6

Abimeleque foi avisado claramente por Deus que havia sido enganado por Abraão quando este disse que Sara era sua irmã, ocultando o fato de ser sua esposa.
O propósito deste sonho foi alertar sobre o pecado e dar livramento das suas consequências.

2- Os sonhos de Jacó: Gênesis 28.12 e 31.10,11

1° - Sonho da escadaJacó sonhou com uma escada da terra ao céu e anjos subindo e descendo. A partir de então passou a ter um relacionamento com Deus (Gênesis 28.17-22). O propósito deste sonho era trazer despertamento espiritual para Jacó.
2° - Sonho do rebanhoquando Labão tentava trapacear Jacó, Deus mostrou para ele o que seu sogro fazia e lhe mandou de volta para sua terra (Gênesis 31.12,13). Com este sonho Deus mostrou a Jacó que dirigia a sua vida e lhe sustentava em todas as suas necessidades.

3- O sonho de Labão: Gênesis 31.24

Quando Jacó fugiu com as sua família, levando as duas filhas de Labão e todo o rebanho que havia adquirido, o seu sogro quis ir ao seu encontro e por isso Deus lhe visitou em sonho e lhe disse para não fazer mal a Jacó. Labão obedeceu à visão de Deus e apenas se despediu de suas filhas (Gênesis 31.25-29). O propósito deste sonho foi trazer livramento da morte a Jacó e a labão de sujar suas mãos com sangue.

4- Os sonhos de José: Gênesis 37.5-10

José tinha sonhos e o dom de interpretá-los. Dois sonhos marcaram sua vida:
1° - Sonho dos feixes de trigoJosé sonhou que os feixes de trigo de seus irmãos se inclinavam diante do feixe de trigo dele (Gênesis 37.5-8).
2° - Sonho do sol, a lua e as estrelasJosé sonhou que o sol, que representava seu pai, a lua representando sua mãe e onze estrelas, que seriam seus irmãos se encurvavam diante dele (Gênesis 37.9,10).
Estes sonhos foram a marca da vida de José e ele se lembrou deles quando se cumpriram (Gênesis 42.9). O propósito destes sonhos era direcionar a vida de José e lhe dar esperança quando passasse por perseguições (Gênesis 37.20).

5- Os sonhos do copeiro e do padeiro: Gênesis 40.5-8

O padeiro e o copeiro de faraó foram presos por suspeitas de traição ao rei (Gênesis 40.1-3) e ficaram na mesma prisão que José. Ali os dois tiveram sonhos:
1° - Sonho do copeiro: o copeiro sonhou com um pé de uvas brotando três galhos com flores que frutificaram cachos de uvas (Gênesis 40.9-13). José interpretou que o copeiro seria libertado em três dias e viveria.
2° - Sonho do padeiro: o padeiro sonhou com três cestos de pão sobre sua cabeça e com aves que comiam sobre ele (Gênesis 40.16-19). José interpretou que em três dias o padeiro seria condenado e morto.
O propósito destes sonhos era fazer justiça ao copeiro que foi acusado injustamente e preparar José para seu dom de interpretar sonhos e visões de forma que viesse a ser conhecido pelo faraó posteriormente (Gênesis 41.12).

6- Os sonhos do Faraó: Gênesis 41.1-8

O faraó teve dois sonhos onde um foi a continuação e confirmação do outro.
1° - Sonho das sete vacas: o faraó sonhou primeiro com sete vacas magras saindo do rio Nilo e devorando outras sete vacas gordas (Gênesis 41.1-4).
2° - Sonho das sete espigas: depois o faraó sonhou que de uma só haste saíam sete espigas feias e sete boas, sendo que as feias devoraram as boas (Gênesis 41.5-7).
O copeiro real se lembrou de que José interpretou seu sonho e do padeiro (Gênesis 41.11,12). O faraó mandou chamar José e contou para ele o sonho (Gênesis 41.15-24). José interpretou o sonho do faraó (Gênesis 41.25-32).
O propósito destes sonhos de faraó foi levantar José para governar o Egito e mostrar o poder de provisão de Deus.

7- O sonho do midianita: Juízes 7.13-15

Quando Gideão foi espiar a terra dos midianitas, inimigos do povo de Deus, Gideão ouviu um homem contando seu sonho em que via um pão de cevada derrubando a tenda do comandante do exército midianita e derrotando-o. O outro homem que ouvia o relato do sonho logo entendeu o significado que seria a respeito de Gideão vencendo o exército midianita. Gideão ouviu este sonho e sua interpretação. Este foi um sinal de Deus para sua vida.
O propósito deste sonho foi dar um sinal para Gideão de que seria vencedor em suas batalhas. Quando Deus quer, o Senhor mostra até para o ímpio e usa quem quiser para nos revelar sua vontade.

8- O sonho de Salomão: I Reis 3.5-15

O rei Salomão teve um sonho onde ouviu Deus lhe falar. No sonho Deus lhe disse que poderia pedir o que desejasse. Salomão pediu a Deus sabedoria. Este pedido agradou ao Senhor que lhe concedeu o pedido.
O objetivo deste sonho foi estabelecer o reinado de Salomão e dinastia de Davi sobre o trono de Israel. Um tempo de paz seria fruto da sabedoria no reino de Salomão.

9- Os sonhos de Nabucodonosor: Daniel 2.1-9; 26-45 e 4.5-19

O rei Nabucodonosor teve dois sonhos muito fortes, um com a estátua e outro com uma árvore.
1° - Sonho da estátua: em sonho o rei Nabucodonosor viu uma estátua que tinha cabeça de ouro, braços de prata, cintura de bronze e pernas de ferro com os pés em ferro misturado com barro. No sonho uma pedra acerta os pés da estátua e a destrói (Daniel 2.1-9). Esta visão mostrava que ele era a cabeça de ouro e após viriam outros reinos representando os metais. A partir do grande Império Babilônico, outros reinos dominariam o mundo civilizado de sua época até que o Reino de Deus se estabelece sobre a terra (Daniel 2.26-45).
2° - Sonho da árvore: o rei Nabucodonosor também sonhou com uma árvore onde se abrigavam toda sorte de aves e animais à sua sombra. Esta árvore seria cortada e o seu tronco seria preso em correntes por sete anos (Daniel 4.5-19). O cumprimento deste sonho veio sobre a pessoa do rei que se tornou como um animal por sete anos até que se humilhou diante de Deus.
Os dois sonhos se referem à pessoa do rei Nabucodonosor e ao seu reino com sentido profético para as nações e para o mundo. As lições de seus sonhos se baseiam principalmente sobre humildade e submissão a Deus.

10- O sonho de Daniel: Daniel 7.1

O profeta Daniel, quando já era idoso teve um sonho profético sobre o futuro das nações. Ele visualiza em seu sonho quatro animais saindo do mar: um leão, um urso, um leopardo e uma besta (Daniel 7.1-28). Estes animais representavam quatro reis de quatro impérios.
O propósito deste sonho foi completar o sonho da estátua que teve o rei Nabucodonosor (Daniel 2.1-9 e 26-45). Deus revelou o seu propósito para a humidade através do profeta Daniel. Esta é uma revelação apocalíptica.

11- Os sonhos de José: Mateus 1.20 e 2.13, 19 e 22

José, pai adotivo de Jesus, quando soube que Maria estaria grávida, sonhou quatro vezes:
1° - Sonho: um anjo diz para se casar com Maria (Mateus 1.20);
2° - Sonho: um anjo diz para José fugir para o Egito (Mateus 2.13);
3° - Sonho: um anjo manda José voltar para Israel (Mateus 2.19).
4° - Sonho: José é orientado a ir para a Galiléia (Mateus 2.22).
Os sonhos que José teve tiveram objetivo de orientar a família que abrigaria o Filho de Deus. A vida de José foi um exemplo de servo de Deus que seguia as ordens do Senhor disposto a fazer tudo que agradasse ao seu Deus.

12- O sonho dos magos: Mateus 2.1

Os reis magos foram orientados pelo rei Herodes que encontrassem o Messias e voltassem para lhe contar onde estaria o Rei dos judeus. Mas os magos sonharam ao mesmo tempo ou talvez um deles tenha sonhado e compreendeu que não deveriam retornar a Herodes.
O propósito deste sonho foi mostrar que nada nem ninguém podem impedir os planos de Deus. Os magos temiam a Deus e por isso obedeciam a direção do Senhor. Reconheciam que existe um Rei superior a todos os reis da terra.

13- O sonho da mulher de Pilatos: Mateus 27.19

Durante o julgamento de Jesus por Pilatos, a esposa deste lhe procurou pedindo que não fizesse nenhum mal a Jesus e o defendeu dizendo que sabia ser uma pessoa justa. Ela disse que tinha sonhado com Jesus e sofreu por ele em sonho.
O propósito deste sonho foi mostrar para Herodes um sinal do poder de Deus. A sua própria esposa era uma mulher temente a Deus e creu em Jesus. Herodes teve a oportunidade de não ser o responsável pela condenação de Jesus.

Deus se revela através de sonhos!

-CONCLUSÃO:
As experiências dos personagens bíblicos e seus sonhos são um exemplo para nossa inspiração e entendimento dos sonhos que temos. Baseado na forma e contexto em que sonhamos podemos comprar com o que aprendemos na Bíblia e entender o significado.
Os sonhos revelados por Deus não são para um misticismo ou para anunciar desgraças. Quando Deus mostra alguma coisa é porque tem um propósito maior do que o interesse humano.
Quando sonhamos e sentimos ser um sonho espiritual precisamos buscar a Deus em oração pedindo o entendimento e conferir com o estudo da Bíblia para confirmar ser vindo de Deus.

ENCHE O TEU VASO DE AZEITE E VEM

-Tema: UNÇÃO
I Samuel 16.1

-Introdução: Quando parece que existe algo impedindo sua vida espiritual é o momento de uma decisão e uma mudança que te retorne ao progresso que Deus tem para você.
Algumas traduções traduzem por ‘chifre’ (ARA*) e outras trazem a expressão ‘vaso’ (ARC**) para se referir ao recipiente onde estaria o azeite da unção. Muitas vezes o chifre era usado para guardar líquidos (Gênesis 22.13) e outras um vaso de barro (I Reis 22.11).
O rei Saul tinha sido ungido por Deus para governar o povo do Senhor, mas abandonou a sua fé e perdeu sua unção (I Samuel 15.11 e 26). Por isso seria preciso buscar a unção do Senhor para um novo rei.
Deus quer fortalecer sua vida com a unção que te abençoa e te levanta para vencer. Não permita que Saul tire a bênção reservada para sua vida.

O que é Saul na sua vida?

Vamos meditar sobre o que aconteceu com Saul e sobre a unção de Deus:


1- O que te atrasa e impede de crescer

v.1ª “Disse o SENHOR a Samuel: Até quando terás pena de Saul”.
Quando o profeta Samuel repreendeu Saul por causa de seu pecado (I Samuel 15.22), aconteceu que “virando-se Samuel para se ir, Saul o segurou pela orla do manto, e este se rasgou. Então, Samuel lhe disse: O SENHOR rasgou, hoje, de ti o reino de Israel e o deu ao teu próximo, que é melhor do que tu” (I Samuel 15.27,28), foi por isso que Deus disse que não deveria ter pena de Saul.
Saul quis segurar o profeta Samuel e sua veste rasgou de forma que o profeta disse que também seria rasgado dele o reino que perderia a partir de então (I 15.28). Então Saul representa tudo o que te atrasa em sua vida espiritual. Todo impedimento como pecado ou problemas que travam seu crescimento.
Não deixe que nada, nem ninguém, te segure ou atrase a sua vida espiritual. Deus quer que você seja totalmente livre de todo engano (João 8.32). Deus quer rasgar de sua vida “desembaraçando-nos de todo peso e do pecado que tenazmente nos assedia” (Hebreus 12.1). Não podemos ter tolerância com o pecado (Apocalipse 2.20).
Não deixe Saul atrasar sua vida!


2- Deus tem um novo temo pra sua vida

v.1“havendo-o eu rejeitado, para que não reine sobre Israel?”.
O profeta Samuel recebeu uma ordem clara de deixar Saul para trás e ungir um novo rei para o povo de Deus. Era chegado um novo tempo para Israel. Saul estava em decadência e Davi viria com uma unção de vitória.
Terminou o tempo da rebeldia, da vaidade, do orgulho e desobediência que Saul cometia. A partir de Davi seria o tempo de um homem segundo o coração de Deus (Atos 13.22).
Deus quer te dar uma nova oportunidade e um novo tempo para sua vida espiritual. Chega de carnalidade e pecado. É preciso se consagrar e buscar a presença do Espírito Santo que te conduz em triunfo.
Viva o novo tempo de Deus para você!

3- Busque a unção que te capacita

v.1c “Enche um chifre de azeite e vem; enviar-te-ei a Jessé, o belemita; porque, dentre os seus filhos, me provi de um rei”.
A primeira atitude para mudar tudo seria o profeta encher o seu chifre ou vaso com azeite para ministrar a unção sobre um novo escolhido de Deus. Através desta unção Davi foi fortalecido por Deus para vencer todos os seus inimigos.
Somente através da unção de Deus somos capacitados para vencer. Sem a unção estamos fragilizados e desprotegidos. A unção de nos dá conhecimento (I João 2.20) e nos ensina o que precisamos saber (I João 2.27). Esta unção nos protege contra nossos inimigos espirituais (Salmos 23.5).
O poder do Espírito Santo é a força que precisamos para vencer todas as coisas. Por isso devemos buscar o poder de Deus que nos capacita espiritualmente (Efésios 5.18).
Busque a unção do Espírito Santo!

Receba a unção do Espírito Santo!

-CONCLUSÃO:
Não deixe que Saul segure você tente te atrasar espiritualmente. Rasgue de sua vida tudo que te impede de prosseguir para o projeto de Deus. Creia que Deus tem um novo tempo de vitórias para te levantar e abençoar tudo que tiver. Para isso você precisa buscar a unção do Senhor que te enche de poder.

Deus quer te encher do Espírito Santo!