Romanos 4
Que diremos, pois, ter alcançado Abraão, nosso pai segundo a carne?
Porque, se Abraão foi justificado pelas obras, tem de que se gloriar, mas não diante de Deus.
Pois, que diz a Escritura? Creu Abraão a Deus, e isso lhe foi imputado como justiça.
Ora, àquele que faz qualquer obra não lhe é imputado o galardão segundo a graça, mas segundo a dívida.
Mas, àquele que não pratica, mas crê naquele que justifica o ímpio, a sua fé lhe é imputada como justiça.
Assim também Davi declara bem-aventurado o homem a quem Deus imputa a justiça sem as obras, dizendo:
Bem-aventurados aqueles cujas maldades são perdoadas,E cujos pecados são cobertos.
Bem-aventurado o homem a quem o Senhor não imputa o pecado.
Vem, pois, esta bem-aventurança sobre a circuncisão somente, ou também sobre a incircuncisão? Porque dizemos que a fé foi imputada como justiça a Abraão.
Como lhe foi, pois, imputada? Estando na circuncisão ou na incircuncisão? Não na circuncisão, mas na incircuncisão.
E recebeu o sinal da circuncisão, selo da justiça da fé quando estava na incircuncisão, para que fosse pai de todos os que crêem, estando eles também na incircuncisão; a fim de que também a justiça lhes seja imputada;
E fosse pai da circuncisão, daqueles que não somente são da circuncisão, mas que também andam nas pisadas daquela fé que teve nosso pai Abraão, que tivera na incircuncisão.
Porque a promessa de que havia de ser herdeiro do mundo não foi feita pela lei a Abraão, ou à sua posteridade, mas pela justiça da fé.
Porque, se os que são da lei são herdeiros, logo a fé é vã e a promessa é aniquilada.
Porque a lei opera a ira. Porque onde não há lei também não há transgressão.
Portanto, é pela fé, para que seja segundo a graça, a fim de que a promessa seja firme a toda a posteridade, não somente à que é da lei, mas também à que é da fé que teve Abraão, o qual é pai de todos nós,
(Como está escrito: Por pai de muitas nações te constituí) perante aquele no qual creu, a saber, Deus, o qual vivifica os mortos, e chama as coisas que não são como se já fossem.
O qual, em esperança, creu contra a esperança, tanto que ele tornou-se pai de muitas nações, conforme o que lhe fora dito: Assim será a tua descendência.
E não enfraquecendo na fé, nào atentou para o seu próprio corpo já amortecido, pois era já de quase cem anos, nem tampouco para o amortecimento do ventre de Sara.
E não duvidou da promessa de Deus por incredulidade, mas foi fortificado na fé, dando glória a Deus,
E estando certíssimo de que o que ele tinha prometido também era poderoso para o fazer.
Assim isso lhe foi também imputado como justiça.
Ora, não só por causa dele está escrito, que lhe fosse tomado em conta,
Mas também por nós, a quem será tomado em conta, os que cremos naquele que dentre os mortos ressuscitou a Jesus nosso Senhor;
O qual por nossos pecados foi entregue, e ressuscitou para nossa justificação
Porque, se Abraão foi justificado pelas obras, tem de que se gloriar, mas não diante de Deus.
Pois, que diz a Escritura? Creu Abraão a Deus, e isso lhe foi imputado como justiça.
Ora, àquele que faz qualquer obra não lhe é imputado o galardão segundo a graça, mas segundo a dívida.
Mas, àquele que não pratica, mas crê naquele que justifica o ímpio, a sua fé lhe é imputada como justiça.
Assim também Davi declara bem-aventurado o homem a quem Deus imputa a justiça sem as obras, dizendo:
Bem-aventurados aqueles cujas maldades são perdoadas,E cujos pecados são cobertos.
Bem-aventurado o homem a quem o Senhor não imputa o pecado.
Vem, pois, esta bem-aventurança sobre a circuncisão somente, ou também sobre a incircuncisão? Porque dizemos que a fé foi imputada como justiça a Abraão.
Como lhe foi, pois, imputada? Estando na circuncisão ou na incircuncisão? Não na circuncisão, mas na incircuncisão.
E recebeu o sinal da circuncisão, selo da justiça da fé quando estava na incircuncisão, para que fosse pai de todos os que crêem, estando eles também na incircuncisão; a fim de que também a justiça lhes seja imputada;
E fosse pai da circuncisão, daqueles que não somente são da circuncisão, mas que também andam nas pisadas daquela fé que teve nosso pai Abraão, que tivera na incircuncisão.
Porque a promessa de que havia de ser herdeiro do mundo não foi feita pela lei a Abraão, ou à sua posteridade, mas pela justiça da fé.
Porque, se os que são da lei são herdeiros, logo a fé é vã e a promessa é aniquilada.
Porque a lei opera a ira. Porque onde não há lei também não há transgressão.
Portanto, é pela fé, para que seja segundo a graça, a fim de que a promessa seja firme a toda a posteridade, não somente à que é da lei, mas também à que é da fé que teve Abraão, o qual é pai de todos nós,
(Como está escrito: Por pai de muitas nações te constituí) perante aquele no qual creu, a saber, Deus, o qual vivifica os mortos, e chama as coisas que não são como se já fossem.
O qual, em esperança, creu contra a esperança, tanto que ele tornou-se pai de muitas nações, conforme o que lhe fora dito: Assim será a tua descendência.
E não enfraquecendo na fé, nào atentou para o seu próprio corpo já amortecido, pois era já de quase cem anos, nem tampouco para o amortecimento do ventre de Sara.
E não duvidou da promessa de Deus por incredulidade, mas foi fortificado na fé, dando glória a Deus,
E estando certíssimo de que o que ele tinha prometido também era poderoso para o fazer.
Assim isso lhe foi também imputado como justiça.
Ora, não só por causa dele está escrito, que lhe fosse tomado em conta,
Mas também por nós, a quem será tomado em conta, os que cremos naquele que dentre os mortos ressuscitou a Jesus nosso Senhor;
O qual por nossos pecados foi entregue, e ressuscitou para nossa justificação
-Introdução:
Abraão era o pai da fé. Por quê? Porque foi o primeiro a crer antes de ver.
-Ilustração: História do cavalo que caiu no poço e o dono não tinha como tirá-lo, por isso resolveu enterrá-lo, então o cavalo sacudia o pó que caia em cima dele e subia em cima até chegar ao alto. Aplicação: a Fé não se conforma com as más notícias e supera tudo.
-Ilustração: História do cavalo que caiu no poço e o dono não tinha como tirá-lo, por isso resolveu enterrá-lo, então o cavalo sacudia o pó que caia em cima dele e subia em cima até chegar ao alto. Aplicação: a Fé não se conforma com as más notícias e supera tudo.
Qual a diferença entre crer e fé? Fé é crer naquilo que não vemos (Hebreus 11.1) e crer é agir pela fé.
Relembrar a história de Abraão que pela fé saiu de sua terra, esperou ter um filho e o entregou ao Senhor.
Você tem fé? Como ter uma fé poderosa?
1- A FÉ nos dá direito à bênção: v.1-5
Abraão sem ter praticado obra alguma da lei, mas agindo por fé recebeu a bênção com direito.
Como um trabalhador que recebe seu salário, a bênção é o resultado da fé.
2- Pela Graça recebemos a promessa: v.13-16
Tudo que Deus faz é de Graça. Não há nada que possamos fazer além de crer na promessa da Graça de Deus.
Muitas pessoas querem pagar algo que já está pago por Cristo na cruz. (Ilustração: homem que estava carregando um peso e ganhou uma carona e continuou carregando dentro do carro).
3– Pela fé até o que não exisitia passa a existir: v.17
Deus criou o mundo pela sua palavra quando não existia nada – esta é a matéria prima de Deus – e Jesus nos ensiou a crer que já recebemos (Marcos 11.24).
Precisamos chamar à existência aquilo que nos falta. Como fé, perdão, libertação, paz, alegria, etc.
4- A fé espera contra a esperança: v.18
Nadamos contra a correnteza e não somos levados pela enxurrada da vida. Muitas vezes não podemos ouvir o que nos falam de mal e apenas crer como fez Saul quando zombaram dele ser rei (I Samuel 10.26,27).
O que é ESPERANÇA?
É esperar confiando, credo, a continuação da fé.
5- A fé admite as dificuldades sem desanimar:v.19-22
A fé não ignora os problemas, mas leva mais em consideração o que crê do que o que vê.
Abraão e Sara sabiam que era difícil, mas fortaleceram sua fé ‘dando glóra a Deus’ com convicção de que se cumpriria a promessa.
5- A promessa da fé é para todos nós: v.23-25
A mesma promessa serve par todos nós e Deus pode fazer o impossível em sua vida.
Creia nisso.
-CONCLUSÃO:
Para crescer é preciso se alimetar e se exercitar. Busque uma fé poderosa alimentando-se da Palavra de Deus e exercitando.
Você tem uma fé viva e poderosa?
-Oração: altar ou de joelhos.
“Por isso, vos digo que tudo o que pedirdes, orando, crede que o recebereis, e tê-lo-eis” Marcos 11.24
“Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam,
e a prova das coisas que se não vêem” Hebreus 11.1
e a prova das coisas que se não vêem” Hebreus 11.1
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deus te abençõe sempre !!