quinta-feira, 31 de março de 2016

CAMINHO DO CÉU .

Marcos 12.28-34

Aproximou-se dele um dos escribas que os tinha ouvido disputar, e sabendo que lhes tinha respondido bem, perguntou-lhe: Qual é o primeiro de todos os mandamentos?
E Jesus respondeu-lhe: O primeiro de todos os mandamentos é: Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor.
Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento.
E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes.
E o escriba lhe disse: Muito bem, Mestre, e com verdade disseste que há um só Deus, e que não há outro além dele;
E que amá-lo de todo o coração, e de todo o entendimento, e de toda a alma, e de todas as forças, e amar o próximo como a si mesmo, é mais do que todos os holocaustos e sacrifícios.
E Jesus, vendo que havia respondido sabiamente, disse-lhe: Não estás longe do reino de Deus. E já ninguém ousava perguntar-lhe mais nada.
-Introdução: É interessante notar em todo o capítulo 12 de Marcos como Jesus era questionado pelas pessoas e tentado a entrar em contradição. Mas Jesus sempre respondia bem e sabiamente. Mais impressionante ainda e perceber que hoje em dia as pessoas têm uma tendência muito grande para questionar ou duvidar de Deus, de sua Palavra e da Igreja, ou até mesmo esta, também questiona muito.
As pessoas questionam a Deus, mas o mundo não é questionado. Suas músicas, costumes, o que passa na TV, a moda, tudo é aceito sem perguntas. Isso é incoerente. Devemos ser como uma criança que pergunta o porquê de tudo o que vemos no mundo, mas que aceita inquestionavelmente a Deus como Pai pela fé.
Neste texto bíblico, aquele homem queria saber como chegar até Deus, qual e o caminho do céu. Na verdade o céu era muito longe e a humanidade nunca conseguiu chegar até Deus, a partir de Jesus esta distância foi diminuída e agora é fácil chegar ao céu por meio de JESUS CRISTO.
Você sabe o caminho do céu?
A resposta de Jesus nos ensina três passos para alcançar a Deus:
1- Saber que Deus é o único SENHOR: v.29
Não podemos servir a dois Senhores, Jesus disse que e ‘o’ Caminho, ‘a’ Verdade e ‘a’ vida e que ninguém vai ao Pai senão por Ele somente (João 14.6).
Muitos querem chegar a Deus, mas procuram outras pessoas e intermediários para alcançar a Deus. Vão pelo endereço errado.
Podemos ir direto a Ele pela fé por meio da Graça de Jesus Cristo.
Antes de Jesus morrer por nós havia uma separação no santuário que impedia as pessoas de irem até o Senhor. Mas na cruz de Cristo o céu do santuário foi rasgado e o acesso a Deus é livre e completo pelo Espírito Santo.

2- Amar a Deus acima de tudo: v.30
Deus não nos quer pela metade!
Como amar a Deus acima de tudo?
“todo o coração”: os sentimentos e emoções;
“toda a alma”: toda a vida, existência;
“todo o entendimento”: a mente, o pensamento;
“toda a força”: a ação, a energia, esforço.
Quando conhecemos a Deus vemos que nada e maior do que Ele e nada está acima Dele. Dentro do Homem há um vazio tão grande que cabe Deus dentro e nada pode preencher senão Deus.

3- A prática do amor ao próximo: v.31
Deus nos usa para mostrar amor àqueles que estão longe de Seu amor e o desprezam.
A cruz tem este exemplo porque mostra no sentido vertical o amor de Deus para a humanidade e dando a esta a capacidade de corresponder a Deus em amor. E também no sentido horizontal o amor de cada pessoa ao seu próximo.
 O perfeito amor vem de Deus para nós e como resposta a esse amor nós vamos a Deus e depois neste amor podemos alcançar outras pessoas levando-as a Deus.
Sem o amor de Deus não há como amar nem a nós mesmos, quanto mais ao próximo. Por isso muitos destroem as suas vidas e dos outros, por falta de amor.
-CONCLUSÃO: v.34
Os v.32 e 33 dizem que aquele homem concordou com Jesus e queria alcançar a Deus e Jesus lhe disse no v.34“não estás longe do Reino de Deus”.
A que distância você está de Deus?
Entramos no Reino de Deus quando deixamos Deus reinar em nossas vidas.
Certa vez Pedro e João iam ao templo para orar e perto da porta estava um homem paralítico pedindo esmolas. Pedro chamou a sua atenção e lhe disse: “em nome de Jesus levanta e anda” (Atos 3.6). E aquele homem começou a saltar e louvar a Deus. Este homem esta perto da porta formosa e queria ir até Deus, mas não podia. Através de Jesus, a Porta da Vida, ele entrou no Reino de Deus.
Porque existem pessoas que vão a vida inteira na Igreja e não mudam?
Estas pessoas não aceitam a Jesus nem se comprometem com a Igreja porque existe um espírito de religiosidade que faz com que as pessoas se sintam satisfeitas e religiosas e resistentes a aceitar a Jesus.
O diabo nos provoca para darmos 3 passos para trás para nos afastar de Deus:
1° nos distrai para não vermos que Deus é o único Senhor.
2° tenta endurecer nosso coração, cega o entendimento, tira as forças com o desânimo e o comodismo para não amarmos a Deus.
3° esfria o amor ao próximo e depois o amor próprio fazendo cair em paralisia espiritual.
Receba a Jesus como Senhor e Salvador de sua vida e conhecerás o caminho do céu!

quarta-feira, 30 de março de 2016

CRISTO REJEITADO

E desde a hora sexta houve trevas sobre toda a terra, até à hora nona.
Mateus 27:45
Este texto incrível narra o início da morte de Jesus. O Salvador foi entregue nas mãos de pecadores, foi condenado injustamente e sentenciado a morte. Sua morte seria de uma das maneiras mais cruéis da época – a “crucificação” – a sentença era morrer pregado em uma cruz romana!
Depois de sentenciado e condenado, depois de ter carregado o próprio objeto de execução – “a cruz” – Cristo é despido e pregado na cruz ainda na posição horizontal.  Após ser pregado com cravos de ferro, Ele é erguido – ficando pendurado – protagonizando um espetáculo diante de numerosa multidão de testemunhas. Naquele local Ele permanece pendurado três horas seguidas até Sua morte! Das 12:00h (a “hora sexta”) até às 15:00h (a “hora nona”).
É nesse intervalo de tempo que ocorre um misterioso fenômeno na natureza – houve trevas – uma espécie de eclipse! Por três horas houve trevas (escuridão). Notem, esse é o período do dia que o sol está em sua força máxima, das 12:00h às 15:00h, porém foi nesse exato momento que ocorreu o fenômeno: “E desde a hora sexta houve trevas sobre toda a terra, até à hora nona”. Por que esse fenômeno ocorreu? Qual foi a causa dele? Quem provocou esse fenômeno?
Há uma infinidade de interpretações para esse “eclipse”, todavia o que desejo sublinhar a você é: não era qualquer pessoa que estava ali morrendo de forma tão brutal e sanguinária; não era uma grande figura religiosa apenas; não era um “deus barato e pagão” ali representado… Aquele que sob a cruz tombava era o Filho de Deus, o Santo – sem pecado – o Rei da glória, o Unigênito do Pai, o Rei dos Reis e Senhor dos Senhores!
A morte na cruz significou a rejeição do Filho de Deus por parte dos homens: eles o escarneceram, zombaram, repudiaram e o rejeitaram até a morte. As trevas (escuridão), no entanto, foram uma manifestação vinda da parte de Deus. Era um protesto de Deus, um sinal de juízo sobre a Terra pelo que os homens fizeram com Seu Filho. Era o bufar das narinas de Deus! A escuridão tipificou a revolta, a ira, o juízo de Deus! Por isso fizeram trevas!
Ainda hoje, os homens rejeitam a Deus: Sua oferta de salvação, Sua bondade, Seu amor expresso no ato de enviar Seu Filho, o fato de nos entregar Sua Palavra, de usar diuturnamente de graça e misericórdia com todos.
Pois eu digo: o que resta para aqueles que rejeitam o Filho de Deus são densas trevas no abismo! Ira, protesto e o juízo de Deus – que já pairam sobre este mundo caído! Há pessoas dentro da própria igreja que rejeitam o Filho de Deus ao desobedecer a Sua Palavra e rejeitar os alertas do Espírito Santo!
Peço a você, querido irmão – e também a todos quantos lerem esse texto: se arrependam! Não rejeitem mais do que já rejeitaram o Filho de Deus! Pelo contrário, receba-O – não só como o Salvador da sua vida, enviado como obra da graça de Deus por nós pecadores – mas receba-O como Senhor de sua vida, Senhor de todo seu ser! Senhor a quem você deve absoluta obediência!
Prostremo-nos diante de Cristo, pois Ele não está mais naquela cruz. Ele ressuscitou dos mortos e está na mais alta posição que um ser pode estar! Ele é o Rei do universo, o Rei da glória! Bendito seja o senhor!

terça-feira, 29 de março de 2016

CAMINHOS TORTOS

Reconhece o Senhor em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas
Provérbios 3:6
Veredas sinuosas. Caminhos tortos. Vida desajustada.
Quem é que não se encontra assim hoje em dia? Essa é a condição da humanidade sem Deus: uma vida toda problemática, confusa e desequilibrada! Nós também – os cristãos – nos encontramos assim.
Há períodos de nossa vida que falhamos em obedecer a Deus, negligenciamos o estudo da Palavra, abandonamos o hábito da oração e não mais nos esforçamos para aplicar cada detalhe das Escrituras em nosso viver diário. Começamos a cair em alguns pecados, deixando aquele rastro doloroso para trás, ou seja, nossos caminhos, nossa vida, se torna toda torta: dívidas, casamento em crise, enfermidades no corpo e na alma, problemas com os filhos, pendências de todos os lados. Isso invariavelmente acontece!
Entretanto, o texto de Provérbios apresenta uma solução para aqueles que estão com a vida toda sinuosa: “Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas”. Você precisa reconhecer o Senhor em “todos” os seus caminhos, isto é, “Deus requer obediência e rendição absoluta em todas as áreas de sua vida”! Volte-se para sua Santa Palavra, submeta sua vida – em todos os aspectos – aos mandamentos do Senhor. Deixe que Seu Senhorio conduza sua vida!
Logo após essa rendição a Deus, vem a promessa: “Ele endireitará as tuas veredas”. Uma vez que o Senhor Tem a condução da sua vida, Ele mesmo é quem a ajustará! Querido irmão, ninguém melhor que o Senhor para arrumar a bagunça que fizemos, a lambança que causamos, o caminho devastado que criamos!
Apesar dos nossos tropeços o Deus amoroso tem poder, graça e amor suficientes para restaurar nosso caminho! O que você está esperando? Submeta-se, o quanto antes, ao Senhorio do Senhor, reconheça-o em “TODAS” as áreas da sua vida! Tema-O, obedeça-O, Honre-O, suplique a Ele em oração! Então você verá todos esses caminhos sinuosos, tortos, toda essa lambança e estragos que você mesmo causou, sendo por Ele restaurados. Dessa maneira você poderá glorificá-Lo, gozar de paz e alegria nesse mundo caído!

segunda-feira, 28 de março de 2016

VIVER NO ESPIRITO.

“andai no Espírito” Gálatas 5.16


-INTRODUÇÃOÉ indispensável buscar viver no Espírito a cada dia para conseguir permanecer na caminhada de fé, pois viver na carne e “sem fé é impossível agradar a Deus” (Hebreus 11.6), correndo o risco de estar servindo a dois senhores.
Espírito Santo é Deus presente em nossas vidas. Viver no Espírito é negar a carne, a vontade pessoal e deixar Cristo viver em nossas vidas, levando a sua cruz (Gálatas 2.20).
Ascendendo ao céu, Jesus disse que estaria conosco “todos os dias até a consumação dos séculos” (Mateus 28.20) e realmente Ele tem estado conosco através de seu Espírito.
Como posso viver no Espírito?
Vamos aprender um pouco sobre a vida no Espírito:
I- Esvaziar-se de si mesmo: Filipenses 2.7 “antes, a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se em semelhança de homens; e, reconhecido em figura humana”

O maior exemplo de vida no Espírito é a pessoa do Senhor Jesus. Contudo Ele se esvaziou de si mesmo, ao contrário de muitas pessoas que quanto mais pensam ser espirituais, mais estão cheias de si.
Estar cheio do Espírito de Deus é uma experiência pessoal e para isso é preciso esvaziar-se de si mesmo, porque não há como estar cheio de si e de Deus ao mesmo tempo.
É importante ter um relacionamento com Deus. Falar, orar, meditar, ler, louvar, ouvir, entender e sentir o que o Senhor fala a nossas vidas, usando nossa consciência, a Bíblia, as pessoas, os dons espirituais ou a forma como quiser falar, podendo ser até mesmo audível.
O consolador veio para convencer o mundo do pecado, do juízo e da justiça. A obra do Espírito Santo transforma o pecador em salvo, o salvo em santo e o santo em servo.
Você está cheio de suas opiniões?
Esvazie-se de si mesmo!

II – Encher-se de Deus: Efésios 5.18 “não vos embriagueis com vinho, no qual há dissolução, mas enchei-vos do Espírito”
O Espírito de Deus é Santo e santificador, portanto viver a vida no Espírito é ser guiado por Deus em tudo, tendo a Bíblia como orientação, como luz para o caminho (Salmo 119.105) com o fim de alcançar a santidade bíblica.
Viver no Espírito não nos leva a uma vida só espiritual e esotérica, mas nos conduz à plenitude cristã nos relacionamentos com o próximo e com o mundo, principalmente levando-nos a desejar para as outras pessoas esse viver no Espírito Santo de Deus.
Deus mandou seu Espírito para todos os que creem como uma bênção sem acepção de pessoas, bastando querer, pois “todos quantos creram em seu nome, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus”(João 1.12). Somos um reino de sacerdotes (II Pedro 2.9), temos acesso direto a Deus e a seu poder, não precisando de intermediários (II Timóteo 2.5).
Sabemos quem é um/a lavrador/a quando o/a vemos trabalhando e ao vermos os seus frutos. Assim também podemos saber que uma pessoa vive a vida no Espírito, quando a vemos fazendo as obras e colhendo os frutos do Espírito de Deus. Alguém que diz ter o dom de plantar, mas não planta e não colhe, não é um lavrador. É preciso demonstrar visivelmente aquilo que somos, porque “pelos frutos conhecereis” (Mateus 7.20).
Você deseja ser cheio da presença do Espírito Santo?
Deixe o Senhor preencher sua vida até transbordar!
           
Chega de viver na carne!
-CONCLUSÃOViver a vida no Espírito é viver com Deus e viver com Deus é muito bom. Por isso precisamos chegar ao conhecimento dessa boa notícia. Os discípulos ao receber a virtude do Espírito Santo, receberam o poder para testemunhar de Cristo, levando à salvação muitas vidas. Essa é a consequência de se viver a vida no Espírito de Deus: levar pessoas a conhecer Jesus.
Você tem vivido na carne ou no Espírito?
Viver no Espírito é muito melhor que na carne!

domingo, 27 de março de 2016

A VIRADA DA MINHA VIDA .

Marcos 5.24-34
-Introdução: A mulher que foi curada do fluxo de sangue é conhecida pelo seu exemplo de fé. Tudo era contrário a ela, mas persistiu e conseguiu alcançar seu objetivo de tocar em Jesus. O milagre aconteceu porque Jesus sentiu o toque dela (v.29). É maravilhoso saber que Jesus sente nossas vidas. Creia que Jesus está sentindo seu sofrimento junto contigo, para chorar com você e te devolver a alegria.
Você precisa de uma virada em sua vida?
Vamos aprender como esta mulher conseguiu vencer:
1- A Multidão que te aperta
“grande multidão” v.23, 31-34

A primeira barreira que a mulher enfrentou foi uma multidão de pessoas que apertava sua vida. Não havia como alcançar Jesus sem passar por aquela multidão. O caminho estava muito apertado e seria difícil para chegar, mas ela insistiu. Por maior que fosse a multidão, não era tão grande quanto sua vontade de vencer.
Muitas pessoas estão vivendo apertadas e oprimidas por muitas dificuldades e não conseguem visualizar a esperança. É preciso muita coragem para prosseguir até conseguir uma saída no meio de tudo.
Qual seria a multidão que está oprimindo sua vida? Uma multidão de problemas, pensamentos, sofrimento, dores, desafios...
Sua vida está apertada por uma multidão de problemas?
Prossiga até Jesus que te dará a vitória!
2 – O que você vem Arrastandov.25,26
A segunda dificuldade que a mulher enfrentou foi em si mesma, porque já estava fraca e provavelmente tinha que se arrastar no meio do povo. Por doze anos vinha sofrendo com aquela hemorragia. Quem está sangrando tem pressa. Mas ela não conseguia mais correr de tanto cansaço.
Mesmo se arrastando, a mulher fez três coisas:
       -OUVIU: v.27
Passou a andar na direção que ouviu falar que Jesus estava. Agora não se arrastava mais aos médicos e sim até ao Senhor Jesus que poderia curar suas dores.
-FALOU: v.28
Mesmo que muitas vezes já tivesse se lamentado das dores, agora passou a declarar palavras de fé e esperança de sua cura.
       -AGIU: v.29
Sua atitude seria simples, mas poderosa. Bataria um toque de fé para ser curada. Ela se esticou o máximo e conseguiu encostar a mão nas vestes de Jesus.
Muitas vezes lutamos tanto que nos sentimos cansados e não conseguimos mais lutar como antes. Passamos a arrastar nossas vidas com muita dificuldade. Não adianta lamentar e reclamar. É preciso ouvir palavras de fé que fortaleçam. Também é necessário declarar a fé como Jesus ensinou “se disser” (Marcos 11.23). Então é só agir pela fé que conseguimos a vitória.
O que você está arrastando em sua vida? Você tem arrastado dores, relacionamentos, vida profissional, casamento, ministério...
Você tem se arrastado por causa de problemas?
Se arraste até Jesus que te restaura!

3- A hora da Virada: “Jesus ... virando-se” v.30
O curso da multidão seguia até o momento que Jesus sentiu “que dele saíra poder”. Neste momento Jesus se virou para o lado oposto da multidão em direção àquela mulher. O caminho se abriu para ela passar e receber a palavra de cura de Jesus. Agora tudo que era contrário a ela se tornou a seu favor. Nada mais impediria a sua felicidade. Ela se ergueu no meio de todos e saiu andando.
A hora da virada em nossas vidas acontece quando nós não conseguimos mais vencer as multidões e nos arrastamos, mas Jesus vem e muda tudo. O que não conseguimos em toda nossa vida, Jesus faz com uma virada apenas.
Se você não consegue mudar a situação que vive e tudo é contra você, peça ao Senhor Jesus que dê uma virada em sua vida. Ele vai te restaurar e você vai se levantar diante de tudo e todos para receber a bênção do Senhor.
O que precisa ser mudado em sua vida?
Jesus pode mudar que ninguém consegue!

Jesus vai dar uma Virada radical em sua vida!

Aquela mulher sofreu doze anos. Mas com apenas um toque e uma palavra de Jesus foi curada.
Um minuto, hora, dia, semana, mês ou ano passa rápido para quem não está sofrendo. Porém, um segundo de dor parece que nunca vai terminar. Talvez você esteja sofrendo muito e o tempo que não passa de tanta angústia.
A solução é enfrentar a multidão de dificuldades e se for preciso, arrastar-se até Jesus que pode mudar tudo em sua vida.
Há quanto tempo você está sofrendo?
Apenas um toque em Jesus pode mudar tudo!


sábado, 26 de março de 2016

A VOZ DO SENHOR .

Salmos 29
-Introdução: Vivemos em um mundo tumultuado de atividades e sons que se misturam numa verdadeira poluição sonora. No meio de tudo isso fica difícil reconhecer a voz de alguém nos chamando. Mas a voz de Deus é mais forte do que tudo que já pudemos ouvir. O Senhor fala no profundo do coração, além de nos fazer sentir ou ouvir o som de seu falar. Deus sempre fala conosco. Nós é que muitas vezes não estamos atentos para ouvir. 

O salmista Davi demonstra neste texto que vivenciou uma forte tempestade onde viu raios, trovões e chuva forte que fez enxurradas correrem, árvores serem derrubadas e animais se esconderem. Para alguém que viveu numa região deserta esta cena deve ter sido apavorante. Ainda assim, Davi sentiu o poder de Deus naquele fenômeno, comparando com a força da voz de Deus.
Você já ouviu a voz de Deus?
Vamos refletir no Salmo 29 como Davi descreve a voz de Deus e como devemos ser quisermos ouvir ao Senhor:
1- Para ouvir a voz de Deus é preciso: v.1-5
Deus quer falar com seus servos, mas estes precisam estar prontos a ouvir. Davi descreve o que é necessário para ouvir a voz de Deus:
-ENTREGA: “Tributai ao SENHOR, filhos de Deus, tributai ao SENHOR glória e força” (v.1). Devemos entregar a Deus tudo o que lhe é devido como tributo merecido, nossas vidas pertencem ao Senhor.
-ADORAÇÃO: “Tributai ao SENHOR a glória devida ao seu nome, adorai o SENHOR na beleza da santidade”(v.2). Quando adoramos a Deus estamos invocando a sua presença e então somos preparados para ouvir a sua voz.
-SENSIBILIDADE: “Ouve-se a voz do SENHOR sobre as águas; troveja o Deus da glória; o SENHOR está sobre as muitas águas (v.3). A voz do Senhor é agradável aos ouvidos e principalmente ao coração de quem é sensível a ouvi-lo.
-SUBMISSÃO: “A voz do SENHOR é poderosa; a voz do SENHOR é cheia de majestade (v.4). Deus é o Senhor e merece nossa atenção, então devemos ser submissos ao seu falar como súditos que se calam diante do Rei.
-QUEBRANTAMENTO: “A voz do SENHOR quebra os cedros; sim, o SENHOR despedaça os cedros do Líbano (v.5). A dureza de nosso coração ou mente tem que ser quebrada para aprendermos a ouvir o Senhor.
Se você deseja ouvir a voz do Senhor precisa entregar sua vida a Deus para viver uma vida de intimidade com Ele (Salmos 25.14). Quando precisar ouvir o que Deus tem a te dizer, comece adorando e louvando ao Senhor. Com o tempo você vai se tornando mais sensível a perceber Deus falando em seu coração. Também precisará estar disposto a obedecer, tornando-se submisso ao que Deus te falar. Então você terá um coração quebrantado e disposto a ser sondado por Deus (Isaías 57.15).
Prepare-se para ouvir a voz de Deus!
                              
2- Quando ouvimos a voz de Deus recebemos: v.6-11
A mesma voz Divina que ordenou que tudo fosse criado, também nos abençoa e transforma nossas vidas. Quando Deus fala, Ele nos dá:
-ALEGRIA: “Ele os faz saltar como um bezerro; o Líbano e o Siriom, como bois selvagens” (v.6). Ficamos contentes quando o Senhor fala conosco trazendo paz e consolo ao coração.
-PODER: “A voz do SENHOR despede chamas de fogo” (v.7). O Espírito Santo nos enche de seu fogo e unção quando ouvimos Deus falar em nosso coração.
-TEMOR: “A voz do SENHOR faz tremer o deserto; o SENHOR faz tremer o deserto de Cades” (v.8). Tornamo-nos mais tementes a Deus quando ouvimos Deus falar nos ensinando o que devemos fazer,
-VIDA: “A voz do SENHOR faz dar cria às corças e desnuda os bosques; e no seu templo tudo diz: Glória!”(v.9). Nossa vida se torna abundante ao reconhecer a voz do Senhor (João 10.10).
-REINO: “O SENHOR preside aos dilúvios; como rei, o SENHOR presidirá para sempre (v.10). Um dos sinais do Reino de Deus em nossas vidas é ouvir as ordens do Rei dos reis.
-PAZ: “O SENHOR dá força ao seu povo, o SENHOR abençoa com paz ao seu povo” (v.11). A voz de Deus traz alento a nossa alma e paz ao coração.
A consequência de ouvir a voz do Senhor é receber alegria em seu coração, além de ser fortalecido pelo poder de Deus que se manifesta no seu falar. Então ficamos cheios de temor a Deus passando a viver conforme a vontade do Senhor que vem reinar em nosso coração nos trazendo sua paz.
O melhor prazer que existe é ouvir a voz de Deus!

Deus está falando com você!
-CONCLUSÃO:
Deus fala no meio da tempestade. Como Davi conseguiu sentir a presença e ouvir a voz de Deus no meio do temporal, assim também temos o conforto de saber que quando estamos em tribulação, Deus fala ao nosso coração.
A voz de Deus está falando o tempo todo, mas só ouve quem está pronto a perceber o que é espiritual. Para quem já conhece como Deus fala, até em mínimas coisas consegue perceber a mensagem do Senhor. Este é um exercício que devemos fazer todos os dias, mantendo atenção a tudo que pode ser um recado de Deus.
Fique atento: Deus quer falar com você!

sexta-feira, 25 de março de 2016

A FAMILIA DE DEUS .

   
“Assim, já não sois estrangeiros e peregrinos, mas concidadãos dos santos, e sois da família de Deus
Efésios 2.19

-Introdução: A Igreja é a família de Deus. Cada um de nós tem sua própria família, mas também precisamos de uma comunidade de fé que seja como uma família acolhedora. A Igreja é a extensão de nossa casa e o lar a continuação da igreja.
Os modelos de estruturas eclesiásticas fazem as igrejas se parecerem mais com um clube ou uma instituição qualquer como uma escola ou exército cheio de normas e rituais. A Igreja precisa ser mais parecida com uma família para ser modelo e abençoar todas as famílias da terra (Gênesis 12.3).
Como é a Família de Deus?
Vamos refletir na igreja comparando com os membros da família:
1- O Pai > DEUS: Hebreus 12.7 “É para disciplina que perseverais (Deus vos trata como filhos); pois que filho há que o pai não corrige? Mas, se estais sem correção, de que todos se têm tornado participantes, logo, sois bastardos e não filhos”
Deus é o grande Pai da Igreja Família. Numa comunidade que vive como uma família, os laços de união veem de Deus que aproxima as pessoas através de seu grande amor. Muitos filhos estão sem pai porque não aceitam a correção preferindo ser filhos pródigos e se perdem pelo mundo. A prova de que Deus é Pai está em sua correção amorosa para com seus filhos.
Um pai exerce autoridade superior na família tradicional, sustenta, abençoa, ensina e corrige. O povo de Deus na Bíblia vivia unido pela concepção de que serviam a um mesmo Deus. Assim a igreja precisa fortalecer a sua fé num mesmo Senhor deixando suas opiniões e vontades para obedecer a Deus.
Deus deve ser o Pai, autoridade suprema da Igreja!
                              
2- A Mãe > IGREJA: II João 1.1 e 4 “O presbítero à senhora eleita e aos seus filhos, a quem eu amo na verdade e não somente eu, mas também todos os que conhecem a verdade, ... Fiquei sobremodo alegre em ter encontrado dentre os teus filhos os que andam na verdade, de acordo com o mandamento que recebemos da parte do Pai”
A comunidade de fé deve ser como uma mãe para quem congrega. Uma mãe aceita seus filhos mesmo com seus defeitos. Deste modo a igreja deve ser acolhedora com todas as pessoas. O ambiente da igreja deve ser tão receptivo como a casa da mãe de cada um, onde o filho sempre sabe que ali está o seu lugar. Se a igreja estiver mais preocupada com normas e rituais, torna-se madrasta e não mãe.
A segunda carta de João é dirigida a uma comunidade que o apóstolo chama de “senhora” (v.1 e 4). Talvez fosse para uma mulher que exercesse liderança naquela comunidade. Parece que devido às perseguições da época o autor escolheu esta linguagem para que sua carta não fosse presa caso passasse por uma fiscalização, fazendo pensar que seria para uma mulher mesmo. Mas esta figura de linguagem ensina que a igreja deve ser um ambiente maternal para todos.
A Igreja deve ser uma mãe acolhedora para todos!

3- Irmãos > MEMBROS: I João 3.16 “Nisto conhecemos o amor: que Cristo deu a sua vida por nós; e devemos dar nossa vida pelos irmãos”
A convivência na igreja deve ser como irmãos de fé. De fato somos irmãos de sangue, pelo sangue de Jesus (I Pedro 1.2). Embora a convivência entre irmãos muitas vezes seja difícil, isso também nos ensina a aceitar os irmãos. A palavra irmão significa que são da mesma origem e por isso são semelhantes.
Na hierarquia da igreja os títulos podem fazer com que as pessoas sintam-se superiores umas às outras e isso não é muito positivo. Mesmo que alguém tenha uma formação superior, dentro da comunidade todos são irmãos. Ninguém deve ser tratado diferente por causa de um título seja interno ou externo à igreja.
Os membros da igreja devem ser tratados com irmãos!

4- Filhos > NOVOS CONVERTIDOS: Gálatas 4.19 “meus filhos, por quem, de novo, sofro as dores de parto, até ser Cristo formado em vós”
Uma família precisa de filhos que deem continuidade à sua geração. Na igreja os novos convertidos trazem a alegria e ocupam nosso tempo assim como uma família que tem crianças que exigem toda atenção. Assim como não podemos exigir de uma criança mais do que consegue fazer, não devemos cobrar dos novos convertidos que mudem tudo de uma vez, pois vão aprendendo aos poucos como uma criança onde tudo é novidade.
Infelizmente muitas pessoas têm desistido de congregar e até mesmo de exercer sua fé por que se tornaram órfãos, filhos sem pai, não encontraram o cuidado que precisavam. Alguns começam a vir e antes mesmo de nascerem de novo são abortados e não querem mais saber de igreja. Outros nascem e começam a ser cuidados, mas depois se tornam bastardos abandonados pelas exigências doutrinárias que não conseguiram cumprir.
Os novos convertidos devem ser muito bem cuidados pela igreja. Cada cristão deve gerar filhos espirituais e depois discipular. Paulo tratava seus discípulos “como pai a seus filhos, a cada um de vós” (II Tessalonicenses 2.11), chamando-os de “filhos amados ... filhos da luz” (Efésios 5.1 e 8). Fomos chamados por Deus “a fim de que recebêssemos a adoção de filhos” (Gálatas 4.5) então devemos viver como filhos de Deus em uma comunidade que gera filhos espirituais. Se todos que chegarem à igreja sentirem-se como filhos, logo voltarão à casa do Pai.
Os novos convertidos são filhos espirituais!

Venha para a Família de Deus!
-CONCLUSÃO: Romanos 8.29 “para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos”
Muitas pessoas estão à procura de uma família espiritual. Se nossas comunidades de fé se tornassem mais parecidas com a família do que com uma instituição eclesiástica, a Igreja seria muito mais agradável. Foi Deus quem nos deu este modelo de vida, pois Ele é o Pai desta grande família e Jesus é o filho“unigênito” do Pai (João 3.16), o primeiro a herdar para nós a salvação, pois “se somos filhos, somos também herdeiros, herdeiros de Deus e co-herdeiros com Cristo” (Romanos 8.17). Esta é uma família rica de bênçãos de Deus e ainda há muitas vidas que precisam saber que fazem parte da Família de Deus.
A Igreja deve ser mais família do que organização religiosa!

quinta-feira, 24 de março de 2016

QUEM É SATANÁS

“Para isto se manifestou o Filho de Deus:
para destruir as obras do diabo”
I João 3.8
Talvez você pense: ‘pra quê saber quem é Satanás?’, mas isso é importante, pois precisamos conhecer um inimigo para vencê-lo “para que Satanás não alcance vantagem sobre nós, pois não lhe ignoramos os desígnios” (II Coríntios 2.11). O inimigo não quer que saibamos quem Ele é para que continue se escondendo e enganando a muitos. Mas a Bíblia ensina muito sobre ele para dar entendimento ao povo de Deus.
Você conhece seu inimigo?
Vamos ver o que a Bíblia diz sobre Satanás:

1- Os nomes de Satanás:
A Bíblia traz vários nomes para explicar bem quem é Satanás:
SatanásApocalipse 2.9; I Crônicas 21.1; Jó 1.6; Mateus 4.10; Lucas 13.16;
A palavra “satanás” é de origem hebraica e aparece 59 vezes (23 no AT  e 36 no NT). Satanás  tanto no hebraico (שָטָן) como no grego (Σατανάς) significa Adversário[1].
Diabo ou DemônioMateus 4.1 e 25.41; Apocalipse 2.10 e 12.9; João 13.2; Atos 13.10; Efésios 6.11;
A palavra "diàbolos" (diabo/demônio) é grega e aparece 37 vezes apenas no Novo Testamento. 
BelzebuMateus 10.25 e 12.24; Marcos 3.22; Lucas 11.18
       A expressão se origina do nome cananeu Baal Zebub, considerado Príncipe dos Demônios, Senhor das Moscas e da pestilência por ser o terceiro demônio mais poderoso do inferno[2].
Belial: II Coríntios 6.15
Este nome era usado para se referir a pessoas consideradas malignas ou inúteis, como ‘filhos de Baal’ ou que não serve para nada. Veja um estudo completo sobre o termo em Os Filhos de Belial.
Abadon ou ApolionApocalipse 9.11
As duas expressões vêm de um termo hebraico que significa "Destruidor" [3].

Está muito claro que Satanás é uma personalidade do mal. Precisamos nos defender dele como uma pessoa perigosa. Ele é o adversário de Deus e tem seus demônios que atuam no reino das trevas para combater contra a humanidade.
Satanás é a personificação da maldade!
                              
2- Títulos de Satanás:
Os títulos dados a Satanás na Bíblia são:
Serpente: Gênesis 3.1-15; Apocalipse 20.2
Satanás usou uma serpente para engar Adão e Eva e desde então tem seduzido a humanidade sorrateiramente (II Coríntios 11.3).
Anjo do abismo: Apocalipse 9.11
Desde que foi expulso dos céus, Satanás foi lançado no abismo (II Pedro 2.4).
Maioral dos demônios: Mateus 9.34, Marcos 3.22
Satanás se rebelou contra Deus e levou consigo outros anjos caídos que se tornaram seus demônios.
Príncipe da potestade do ar: Efésios 2.2
O exército do mal tem Satanás como seu principal mentor.
O deus deste século: II Coríntios 4.4
Os ídolos e deuses deste mundo são tributos ao inimigo.
Príncipe deste mundo: João 12.31
Desde que o homem deu poder a Satanás, ele começou a dominar sobre o mundo onde tiver legalidade por causa do pecado.
DragãoApocalipse 12.9 e 20.2
A antiga serpente se revela como um dragão com poder devorador.

O inimigo se escondeu através de uma serpente, depois foi lançado no abismo e organizou seu exército para tentar enganar e dominar o mundo, mas será desmascarado como na verdade é um dragão maligno.
Satanás se manifesta através da maldade!

3- Caráter de Satanás:
A Bíblia revela o caráter de Satanás como:
Adversário: I Pedro 5.8
O significado literal de Satanás é adversário ou opositor, que se coloca contra. Ou seja, luta para nos prejudicar.
Inimigo: Mateus 13.25
Satanás sempre é inimigo de todos os seres humanos e mostra sua presença colocando inimizade entre as pessoas.
Maligno: Mateus 13.19; II Coríntios 6.15; I João 2.13
Em tudo que Satanás faz sempre tem um propósito maligno e prejudicial.
Acusador: Apocalipse 12.10
Satanás tenta acusar os servos de Deus para incriminar por seus pecados.
Homicida: João 8.44
O propósito de Satanás é matar a pessoa e tragar sua alma para o inferno.
Ladrão: João 10.10
Satanás não é dono de nada, por isso sempre está tentando roubar algo, desde bens materiais até sentimentos como a alegria das pessoas.
Tentador: Mateus 4.3; I Tessalonicenses 3.5
Como um insistente vendedor, Satanás tenta o tempo todo convencer a pessoa a pecar.
Mentiroso e pai da mentira: João 8.44
Tudo que Satanás fala é mentira e nunca podemos acreditar em suas dúvidas que tenta nos enganar.

A personalidade de Satanás é marcada por tudo que é ruim, como malícia, mentira, roubo, homicídio e acusação. Não é possível encontrar nada de bom em sua pessoa, mesmo que ele tente se disfarçar e iludir a muitos.
A essência de Satanás é a maldade!

Não deixe o inimigo te enganar!

Reconhecer quem é nosso inimigo nos ajuda a nos proteger contra ele. Já sabemos o fim de Satanás “a quem o Senhor Jesus matará com o sopro de sua boca e o destruirá pela manifestação de sua vinda” (II Tessalonicenses 2.8).
Mais importante ainda que saber quem é Satanás é conhecer a Jesus e se entregar totalmente a Cristo. Se você já pertence a Jesus o inimigo não tem poder contra você, pois “Deus o guarda, e o Maligno não lhe toca” (I João 5.18).
Não tenha medo, pois Jesus é maior que Satanás!