quarta-feira, 29 de junho de 2016

FORÇAS PARA CONTINUAR .

-Tema: ESPERANÇA
Atos 23.11

-Introdução: Na caminhada da vida sempre é preciso parar um pouco para se fortalecer e então continuar até o destino. Essa pausa muitas vezes não é intencional. São situações que se levantam como barreiras para nos parar um pouco. Em momentos como num tratamento de saúde, mudança de emprego ou outras crises, pode ser o tempo oportuno para renovar a vida e recomeçar uma nova etapa de maneira diferente.
   Paulo estava vivendo um momento assim. A perseguição contra seu ministério se tornou tão forte que ele foi preso e desta vez parecia que seria o fim. Já tinha enfrentado o sinédrio e sabia o que queriam fazer com ele. Neste momento estava sozinho em uma cela fria e escura de uma fortaleza. Talvez aquela fosse sua última noite de vida.
Aos olhos humanos Paulo estava refém entre os interesses políticos dos romanos e judeus. Mas soube se aproveitar disso usando sua cidadania romana (Atos 22.25-28) visto que os judeus já tinham decido matá-lo (Atos 23.10).


Na verdade Paulo sabia que sua vida não estava nas mãos dos homens e sim nas mãos de Deus. Estava preparado para morrer com Cristo se fosse preciso (Filipenses 1.21). Neste momento em que Paulo pensava ser o fim, Jesus lhe apareceu novamente para fortalecê-lo.
Certamente você já tenha passado por dias assim. São momentos em que não sabemos se teremos forças para continuar. O coração precisa de esperança para viver.

Está precisando de forças pra continuar?

Vamos refletir nas palavras deste versículo e ver como Jesus nos fortalece quando mais precisamos:

1- Jesus está ao seu lado“na noite seguinte, o Senhor, pondo-se ao lado dele”v.11a

No meio da noite, quando estava sozinho na escuridão úmida do calabouço, Paulo sente uma presença diferente com ele. O Senhor Jesus, a quem conheceu no caminho de Damasco, apareceu novamente para ele ali quando mais precisava de um companheiro.
Interessante que Jesus não ficou à sua frente ou acima dele, preferindo estar ao seu lado. Com este gesto, Jesus estava mostrando para Paulo que estava junto com ele, ombro a ombro. Isso é próprio da pessoa de Jesus Cristo que deixou os céus para se tornar humano e morrer pelos pecadores (Filipenses 2.6-8).
Jesus está contigo o tempo todo, mas quando você mais precisa aí que Ele se coloca do seu lado para que “quando passares pelas águas, eu serei contigo; quando, pelos rios, eles não te submergirão; quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem a chama arderá em ti” (Isaías 43.2). Nas oras difíceis Ele está mais perto ainda pra te ajudar.
Você acha que está sozinho?
Jesus está ao seu lado neste momento!

2- Jesus fala com você“e disse: Coragem!” v.11b

Paulo reconheceu aquela voz firme e suave. Talvez sentisse algo como o calor do hálito do Senhor falando ao seu ouvido: CORAGEM! Que som maravilhoso. A voz de Jesus que tem autoridade sobre todas as coisas (Mateus 28.18) neste momento estava lhe dando uma ordem para ter coragem.
O coração de Paulo deve ter se enchido naquele instante. Como um balão de ar que estufa com o sopro, sua alma se recompôs com “alegria do senhor é a nossa força” (Neemias 8.10).  Aquela palavra de Jesus foi a força que Paulo precisava.
Uma só palavra de Jesus é o suficiente para reanimar sua vida. Deus com Sua Palavra criou todas as coisas (Hebreus 11.3). Por isso o que precisamos para ter forças é de ouvir a voz do Senhor.
Você já ouviu a voz do Senhor em seu coração?
Ore e peça ao Espírito Santo para falar com você!

3- Jesus te garante continuar“pois do modo por que deste testemunho a meu respeito em Jerusalém, assim importa que também o faças em Roma” v.11c

Paulo estava em Jerusalém e tinha acabado de dar o testemunho de sua conversão, por isso foi preso (Atos 22). Jesus deu uma garantia para Paulo de que aquela não seria sua última noite de vida. Ele continuaria pregando. Da mesma maneira que Jesus o ajudou quando começou seu ministério, seria até o fim.
O Senhor Jesus apontou para Paulo o seu destino que seria dar testemunho do evangelho em Roma. Talvez nunca pensasse que chegaria tão longe. A promessa de Jesus se cumpriu. Jesus livrou Paulo de uma cilada dos Judeus (Atos 23.12-21) e ele foi protegido por “duzentos soldados, setenta de cavalaria e duzentos lanceiros” (Atos 23.23).  
Em sua caminhada até Roma testemunhou para o governador Félix e sua esposa Drusila (Atos 24.22-27), para o governador Festo (Atos 25.1-12) e para o rei Agripa e a rainha Berenice (Atos 26.1-23). Na viagem sobreviveu a um naufrágio (Atos 27.27-44) e finalmente chegou a Roma onde teve oportunidade de pregar (Atos 28.22-29) e teve uma vida normal “por dois anos, permaneceu Paulo na sua própria casa, que alugara, onde recebia todos que o procuravam, pregando o reino de Deus, e, com toda a intrepidez, sem impedimento algum, ensinava as coisas referentes ao Senhor Jesus Cristo” (Atos 28.30,31).
Jesus tem um plano de paz para você (Jeremias 29.11) e se você viver o propósito Dele em sua vida Ele te garante a vitória. Assim como mostrou para Paulo o que queria dele, também pode revelar a você onde quer que alcance pela fé. E pode te levar muito além do que você imagina porque Ele “é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo quanto pedimos ou pensamos, conforme o seu poder que opera em nós” (Efésios 3.20).
Você Já sabe o propósito de Deus para sua vida?
Vivendo o propósito de Deus, Jesus te garante a vitória!

Jesus te ajuda continuar!

-CONCLUSÃO:

Quando você achar que a caminhada está difícil e estiver desanimado lembre-se que Jesus está ao seu lado, Ele fala ao seu coração te dando coragem e te garante a vitória mostrando o propósito que tem para sua vida. 
Não desanime! Jesus está contigo e te ajudará até o fim!

terça-feira, 28 de junho de 2016

QUANDO VIRA O MEU MILAGRE ?

-Tema: 
Atos 3.1-10

-Introdução: Freqüentemente ouvimos pessoas que falam que estão esperando uma resposta de Deus para suas vidas por algum tempo. Dentre estas pessoas há aquelas que esperam em oração, mas também há aqueles que não fazem nada, nem orar e mesmo assim querem receber.
   Na Bíblia vemos alguns exemplos de pessoas que esperaram muito por um milagre como a mulher do fluxo de sangue por doze anos (Mateus 9.20), outra mulher que andou encurvada dezoito anos (Lucas 13.11 e 16) e em Betesda havia um homem paralítico há trinta e oito anos (João 5.5). O próprio Senhor Jesus esperou completar trinta anos para começar seu ministério (Lucas 3.23). Quando Marta e Maria mandaram chamar Jesus, pensaram que Jesus chegou atrasado quatro dias depois que Lázaro já tinha morrido (João 11.39). Mas Jesus nunca chega atrasado, ele vem no tempo certo, no tempo de Deus (Eclesiastes 3.1). Tudo isso ensina que precisamos aprender a esperar com paciência no Senhor (Salmos 40.1).


Na verdade não somos nós que estamos esperando Deus agir. Deus é quem espera nossa oração de fé para então operar maravilhas. Você acha que Deus está demorando te responder? Talvez você esteja demorando tomar uma posição de fé verdadeira.
Pedro e João encontraram um paralítico à porta formosa do templo. Este homem não podia entrar no templo por que segundo a lei nenhuma pessoa com defeito poderia entrar (Levítico 21.23). Mas na Nova Aliança de Jesus, quem entra doente na igreja sai curado.
Não importa quanto tempo você está esperando, Deus vai operar em sua vida!

Você está esperando o milagre?

Vamos refletir sobre algumas coisas que precisamos fazer para que o milagre venha quando: 

1- Quando você orarv.1

Pedro e João estavam indo para a oração no templo quando encontraram um homem aleijado e ministraram a cura sobre sua vida. Pedro e João entenderam que Deus queria curar aquela vida que há tanto tempo esperava e com ousadia falaram de Jesus àquele homem.
Como diz o hino ‘bendita hora de oração’, o momento de oração é hora mais abençoada de nosso dia, “então, me invocareis, passareis a orar a mim, e eu vos ouvirei”(Jeremias 29.12). Na oração levamos nossas preocupações e problemas e voltamos abençoados pelo Senhor. Mas a oração não é apenas pedir, também é desfrutar de comunhão com Deus, conversar com Jesus, agradecer por tudo e adorar a Ele como Senhor de nossas vidas.
Há pessoas que querem ser abençoadas, mas não estão dispostas a pagar o preço da oração. Querem receber tudo pronto, como um fast food espiritual, como se Deus tivesse um tele-entrega onde você só liga e a pizza chega. Não é assim. Você precisa orar, orar e orar.
O momento da oração é a hora do milagre. Enquanto oramos nossa fé se fortalece para Deus realizar milagres. Quando você vai à igreja, deve estar sensível a tudo o que acontece como possibilidade para que Deus opere maravilhas através de sua vida.
Você tem orado? Tem dedicado tempo em comunhão com o Senhor!
Permaneça em oração, pois quando menos esperar, Deus vai operar!

2- Quando você falarv.6

Ao ver o paralítico caído esperando uma moeda ou pedaço de pão, Pedro não ficou calado. Com autoridade do Espírito Santo, disse para o homem que “Não possuo nem prata nem ouro, mas o que tenho, isso te dou: em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, anda!”.
Possivelmente o pedinte tinha mais que o próprio Pedro, que não tinha nada para dar em dinheiro. Mas Pedro se lembrou de sua maior riqueza que é o nome de Jesus. Neste nome há poder para o impossível (Atos 4.12).
É como se você tivesse um cartão de crédito. As promessas são o crédito e a senha para liberar o crédito é no nome de Jesus. Se você não usar a senha, não terá o crédito aprovado.
Há pessoas que oram, mas não falam palavras de autoridade, profetizando a bênção. Se você orar por uma pessoa ou situação e depois começar a reclamar estará confirmando o problema e perdendo a sua bênção.
Você tem autoridade para declarar a vitória sobre sua vida. Quando aparecer uma situação difícil, não perca a oportunidade de abençoar. Pedro Não confirmou a situação, dizendo que o homem era aleijado e pobre. Ele declarou que Jesus poderia curar.
Você tem declarado a vitória sobre sua vida?
Não perca sua bênção, profetize!

3- Quando você agirv.7

Além de ORAR e FALAR com autoridade, Pedro e João também agiram com intrepidez e amor. Eles estenderam a mão e ergueram o paralítico. Esta atitude foi o complemento para o milagre acontecer. Não adiantaria orar e profetizar sem agir.
Esta atitude foi em conjunto. Pedro e João estenderam a mão e o paralítico se esforçou para levantar. A força que operou o milagre foi “a fé que atua pelo amor” (Gálatas 5.6).
Muitos crentes oram e profetizam, mas ficam só olhando e não fazem nada. Querem receber oração e profecias de bênção, mas não têm atitude de “Confia no SENHOR e faze o bem” (Salmos 37.3). Não adianta confiar em Deus, mas fazer tudo errado ou não fazer nada, “portanto, aquele que sabe que deve fazer o bem e não o faz nisso está pecando” (Tiago 4.17).
Você precisa fazer algo que seja uma atitude de fé. Crer é agir com fé. Então creia por que “se creres, verás a glória de Deus” (João 11.40). Pode ser um gesto simples como estender a mão, mas que seja fruto de sua fé.
Você está disposto a tomar uma atitude de fé?
Tenha coragem de fazer algo que demonstre sua fé.

Seu milagre está chegando!

-CONCLUSÃO:

Muitas pessoas ficam como aquele homem, paralisadas à porta da igreja. Cristãos indecisos, que não tomam posição na presença de Deus, parecendo uma paralisia espiritual onde a vida cristã não progride. Se lugar não é na porta da igreja e sim no altar do Senhor ministrando em sua presença. Levante-se para servir a Deus.
Também há quem peça esmolas para Deus. Mas Deus não tem esmolas, Ele só sabe dar o melhor. Ainda aqueles que só ficam olhando e não oram, não falam, nem tomam atitude de fé.
Deus está esperando você orar para responder sua oração. Quando você começar a profetizar palavras de vida e agir com autoridade no nome de Jesus, seu milagre vai chegar.
Ore, fale e aja em nome de Jesus!

segunda-feira, 27 de junho de 2016

ESPERANÇA EM DEUS .

-Tema: MOTIVACIONAL
“E eu, Senhor, que espero? Tu és a minha esperança”.
Salmos 39.7

-Introdução: Um ditado popular afirma que ‘a esperança é a última que morre’. Embora seja muito bela, a sua mensagem não é verdadeira. A Esperança não morre!
Uma pessoa esperançosa tem motivação para viver, sonha e luta sempre pensando que tudo vai dar certo. Por isso precisamos lutar contra o pessimismo e alimentar nossa alma de esperança para sonhar com um futuro melhor.

Você está sem esperança?

Vamos refletir um pouco sobre a esperança em Deus:



I- O que é esperança?

Algumas palavras nos ajudam a compreender o significado de esperança:
SEGURANÇA: Jó 11.18  “Sentir-te-ás seguro, porque haverá esperança; olharás em derredor e dormirás tranquilo”.
ALEGRIA: Provérbios 10.28 “A esperança dos justos é alegria, mas a expectação dos perversos perecerá”.
FUTURO: Jeremias 31.17 “Há esperança para o teu futuro, diz o SENHOR, porque teus filhos voltarão para os seus territórios”.
LIBERTAÇÃO: Zacarias 9.12 “Voltai à fortaleza, ó presos de esperança; também, hoje, vos anuncio que tudo vos restituirei em dobro”.
CONSOLO: II Tessalonicenses 2.16 “Ora, nosso Senhor Jesus Cristo mesmo e Deus, o nosso Pai, que nos amou e nos deu eterna consolação e boa esperança, pela graça”.
TEMOR DE DEUS: Jó 4.6 “Porventura, não é o teu temor de Deus aquilo em que confias, e a tua esperança, a retidão dos teus caminhos?”.
PERSEVERANÇA: I Coríntios 13.13 “Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três; porém o maior destes é o amor”.
Quando temos esperança sentimos segurança, alegria, pensamos no futuro, somos livres de todo medo, recebemos consolo do Espírito nas horas difíceis (João 14.26), sempre tememos a Deus e conseguimos perseverar esperando a vitória.
Esperança é esperar com fé!

II- Como ter esperança?

Algumas atitudes que nos ajudam a buscar esperança:
LEMBRAR COISAS BOAS: Lamentações 3.21 “Quero trazer à memória o que me pode dar esperança”.
CUIDAR DA MENTE: I Tessalonicenses 5.8 “Nós, porém, que somos do dia, sejamos sóbrios, revestindo-nos da couraça da fé e do amor e tomando como capacete a esperança da salvação”.
ORAR: Lamentações 3.29 “ponha a boca no pó; talvez ainda haja esperança”.
CONFIANÇA EM DEUS: Jeremias 17.7 “Bendito o homem que confia no SENHOR e cuja esperança é o SENHOR”.
SE PURIFICAR: I João 3.3 “E a si mesmo se purifica todo o que nele tem esta esperança, assim como ele é puro”.
FALAR: I Pedro 3.15 “antes, santificai a Cristo, como Senhor, em vosso coração, estando sempre preparados para responder a todo aquele que vos pedir razão da esperança que há em vós”.
CUMPRIR O CHAMADO: Efésios 1.18 “iluminados os olhos do vosso coração, para saberdes qual é a esperança do seu chamamento, qual a riqueza da glória da sua herança nos santos”.
Para buscar esperança é preciso lembrar e cuidar da mente para pensar coisas boas, orar humildemente, confiar em Deus, se purificar dos pecados, falar sobre o que espera e exercer o chamado de Deus para sua vida.
Busque esperança em Deus!

III- Em quê devemos ter esperança?

A direção em que devemos ter esperança:
EM DEUS: Salmos 62.5 “Somente em Deus, ó minha alma, espera silenciosa, porque dele vem a minha esperança”.
CRISTO: Colossenses 1.27 “aos quais Deus quis dar a conhecer qual seja a riqueza da glória deste mistério entre os gentios, isto é, Cristo em vós, a esperança da glória”.
JUSTIÇA: Gálatas 5.5 “Porque nós, pelo Espírito, aguardamos a esperança da justiça que provém da fé”.
SALVAÇÃO: I Coríntios 15.19 “Se a nossa esperança em Cristo se limita apenas a esta vida, somos os mais infelizes de todos os homens”.
VIDA ETERNA: Tito 1.2 “na esperança da vida eterna que o Deus que não pode mentir prometeu antes dos tempos eternos”.
GLÓRIA DE DEUS: Tito 2.13 “aguardando a bendita esperança e a manifestação da glória do nosso grande Deus e Salvador Cristo Jesus”.
PROMESSAS: Hebreus 10.23 “Guardemos firme a confissão da esperança, sem vacilar, pois quem fez a promessa é fiel”.
Devemos ter esperança somente em Deus, através de Jesus Cristo, na sua justiça Divina, na Salvação e na vida eterna, na glória de Deus que cumpre suas promessas em sua Palavra.
Tenha esperança em Deus!

Há esperança pra você!

-Conclusão:
As más notícias fazem as pessoas se tornarem pessimistas. Então devemos anunciar as boas novas do Evangelho para dar esperança a todos que estão desanimados.
O desespero é o contrário de esperança. A esperança sabe esperar e suportar dificuldades. O desespero não consegue enfrentar as dificuldades. Muitas pessoas estão sofrendo e até mesmo doentes porque se decepcionaram com a vida perdendo sua esperança.
Nossa Esperança vem de Deus, está em Deus e vai em direção ao Senhor, que é a nossa única garantia de que podemos vencer.

Seja esperançoso!

domingo, 26 de junho de 2016

OS LIVROS DE DEUS .

-Tema: REVELAÇÃO
“e abriram-se os livros...” Apocalipse 20.12

IntroduçãoO Apocalipse fala de vários livros. Estes livros são registros espirituais. Livros são documentos que testemunham sobre a verdade. Dois tipos de livros estão na terra e outros dois estão no céu.

Quais são os livros de Deus?

Vejamos sobre os livros estão na terra e no céu:


1- Os livros da terra:

Os dois livros citados no Apocalipse, mas que estão na terra, ou seja, à nossa disposição são:

- Livro da REVELAÇÃO: Apocalipse 1.11 e 5.1

A Revelação é a mensagem apocalíptica que o Cordeiro de Deus abriu para a Igreja nos últimos dias. Esta revelação está escrita nas profecias Bíblicas, mas também é registrada diante dos nossos olhos todos os dias. Enquanto as profecias são cumpridas, mais se revela para nós como Palavra de Deus.

- Livro da PALAVRA: Apocalipse 10.2,8-10

A Palavra de Deus é o maná que nos alimenta e nos satisfaz aqui na terra. João vê um livrinho que não estava selado e devia ser comido. Se não estava selado é porque já era conhecido como as Escrituras1. O sabor era doce como o mel porque dava prazer, mas era amargo no ventre devido à seriedade de seu conteúdo. Isso mostra que se trata de uma porção da Palavra de Deus que devemos nos alimentar sempre (Apocalipse 10.2). A Bíblia foi inspirada por Deus (II Timóteo 3.16) e por isso termina com uma declaração severa para não corromper as Escrituras (Apocalipse 22.18,19). Precisamos estudar mais a Bíblia (João 5.39).
Leia mais sobre este ‘livrinho comestível’ no estudo Alimento da Palavra de Deus.

Tanto a Revelação, como a Palavra de Deus, estão unidos num mesmo conteúdo que é a Bíblia. A única diferença é que a Revelação se faz uma mensagem específica sobre os últimos dias e o restante da Palavra de Deus é o alimento espiritual que fortalece a nossa fé. Não existe separação entre estas duas coisas. Apenas uma explicação de que a Palavra de Deus nos revela o fim de tudo.
Os livros da terra são mensagens de Deus para a humanidade!

2- Os livros do céu:

Os outros dois tipos de livros citados no Apocalipse são registros que estão no céu e somente Deus pode conhecer. Os livros do céu são:

- Livro da VIDA: Apocalipse 3.5; 13.8 e 21.27

O Livro da Vida é um volume único que traz os nomes dos servos fiéis a Deus (Êxodo 32.32,33). Como uma lista de chamada para os filhos do Senhor (Malaquias 3.16). Somente Deus pode acrescentar ou tirar nomes deste livro (Daniel 12.1).

- Livros do JUÍZO: Apocalipse 20.12

No Juízo Final, aqueles que não obedecem nem servem ao Senhor serão julgados baseado nos que está registrado nestes livros (Daniel 7.10). Os livros do juízo são citados no plural mostrando que são vários volumes. Mas quando pedimos perdão pelos pecados o escrito a nosso respeito é apagado (Colossenses 2.14). Como se a página que citava nossas más obras fosse rasgada.

Quanto ao Livro da Vida e os Livros do Juízo, não há como uma mesma pessoa ter registros nos dois ao mesmo tempo. Quando pecamos nossas obras são registradas no Livro do Juízo, mas quando nos tornamos filhos de Deus e pedimos perdão pelos pecados, arrependidos, então o registro é apagado e nosso nome é escrito no Livro da Vida.
Os livros do céu são registros sobre a humanidade diante de Deus!

Deus sabe de todas as coisas!

-CONCLUSÃO:

Os livros de Deus que estão na terra são a revelação apocalíptica que acontece diante dos nossos olhos e as Escrituras da Palavra de Deus. Nos céus Deus tem o registro dos nomes de seus filhos e das obras daqueles que serão julgados.
Se os livros da terra, as Escrituras reveladas, estiverem em sua vida, você estará no livro da vida no céu.

sábado, 25 de junho de 2016

SINAIS DO PENTECOSTES .

-Tema: AVIVAMENTO
Atos 2.1-4

-Introdução: O Pentecostes era o dia da festa da colheita. Uma data especial comemorada pelo povo para agradecer a Deus pelo fruto da terra. Acontecia cinquenta dias depois da páscoa. Foi neste dia que a Igreja nasceu revestida do poder do Espírito Santo. Deus mostrou seu plano redentor na páscoa e o estabelecimento de sua Igreja durante a celebração da colheita como símbolo dos frutos alcançados.

Quais são os sinais do Pentecostes?

Vamos refletir sobre três sinais evidentes no Pentecostes que também sinalizam a presença e poder do Espírito Santo na vida do cristão e da Igreja: 


1- VENTOv.2

Os cento e vinte discípulos estavam com medo. Enquanto havia uma grande festa na cidade, eles estavam reunidos com portas e janelas fechadas. E mesmo trancados, um vento entrou ali soprando com um som forte enchendo a casa.
O vento é invisível, mas pode ser sentido. Assim também é a fé que não vemos, mas sentimos e temos certeza (Hebreus 11.1).
Este Vento nos lembra de:
-VIDA: quando Deus formou o homem do pó da terra, soprou sobre ele o fôlego de vida (Gênesis 2.7). Da mesma forma Ezequiel profetizou sobre os ossos secos e o vento do Espírito lhes fez reviver (Ezequiel 37.9,10).
-MUDANÇA: Jesus disse que o Espírito nos guia como um vento que não sabemos “de onde vem nem para onde vai” (João 3.8). O sopro do Espírito Santo conduz e muda as coisas.

Quando o Pentecostes vem, Espírito Santo traz vida e modifica tudo livremente com seu vento. Às vezes as coisas estão pesadas, mas o vento conduz de forma mansa e poderosa.
O Pentecostes traz o Vento do Espírito!

2- FOGOv.3

Os discípulos estavam reunidos obedecendo a ordem de Jesus “ficais em Jerusalém até que do alto sejais revestidos de poder” (Lucas 24.49). Enquanto oravam apareceram línguas de fogo, que eram labaredas sobre cada um dos presentes.
O fogo sempre foi símbolo da presença de “Deus é um fogo consumidor” (Hebreus 11.29). As línguas de fogo comprovaram que o próprio Deus estava presente ali da mesma forma que se manifestou na sarça ardente para Moisés (Êxodo 3.2-4).
Fogo representa:
-LUZ: que ilumina o caminho e dissipa as trevas (Salmo 105.39) fazendo cada um como “luz do mundo” (Mateus 5.14).
-CALOR: o fogo queima e purifica o interior do coração como João Batista profetizou (Lucas 3.16). Como Isaías foi purificado com uma brasa de fogo, assim o Espírito nos limpa (Isaías 6.6,7).

Quando o Pentecostes vem sobre a Igreja e o cristão, então o seu fogo nos ilumina e aquece limpando o interior do coração. Passamos a ter um coração ardente de amor pela Palavra de Deus e pelas almas (Lucas 24.32).
O Pentecostes traz o Fogo do Espírito!

3- LÍNGUASv.4

A festa do Pentecostes era tão conhecida que pessoas de outras nações iam comemorar. O texto de Atos descreve a presença de quinze nações diferentes representadas ali (Atos 2.9-11).
Todos os discípulos ali eram pessoas iletradas, sem estudos e não sabiam outros idiomas (Atos 4.13). Com o dom do Espírito Santo começaram a falar em outros idiomas das quinze nações das pessoas que vieram para a festa evangelizando e falando “das grandezas de Deus” (Atos 2.11) de forma que entendessem.
As Línguas significam:
-UNIÃO: antes os povos falavam um só idioma e na torre de Babel as línguas foram ‘confundidas’ (Gênesis 11.1-9). Através do Espírito Santo acontece a união das pessoas que não se entendiam acabando a confusão (Atos 2.6).
-MISSÃO: aqueles representantes das nações voltaram para suas terras levando a mensagem que ouviram acerca do evangelho. O propósito das línguas era a evangelização destes povos.

Quando o pentecostes vem sobre a Igreja, cada cristão assume seu papel missionário. Segundo John Wesley, “o milagre não estava nos ouvidos dos ouvintes, mas na boca dos falantes”1. Isso ensina que a Igreja precisa comunicar o evangelho de forma que o mundo possa compreender.
A Igreja antes do Pentecostes não há entendimento entre as pessoas, mas com o poder do Espírito começam a falar uma mesma linguagem e realizar sua missão. Lembrando que “a manifestação do Espírito é concedida a cada um visando a um fim proveitoso” (I Coríntios 12.7). O objetivo maior que Deus nos reveste de poder é para salvar vidas.
O Pentecostes traz Línguas que promovem a comunicação!

A Igreja precisa do Pentecostes!

-CONCLUSÃO:

O verdadeiro Pentecostes traz o Vento do Espírito que dá vida e conduz todas as coisas. Também tem o Fogo do Espírito que ilumina e aquece purificando o interior. As Línguas Espirituais ajudam a comunicar de forma eficaz para unidade entre os irmãos e alcance de almas no mundo.
Busque o Vento, o Fogo e as Línguas do Pentecostes!

quinta-feira, 23 de junho de 2016

CONHECENDO JESUS TRANSFIGURADO .

-Tema: CONVERSÃO
 “e foi transfigurado diante deles; o seu rosto resplandeceu como o sol, e as suas vestes tornaram-se brancas como a luz”. Mateus 17.1-8

-Introdução: Durante séculos Jesus foi pintado numa aparência de homem europeu com belos cabelos bem cuidados e olhos azuis. Certamente não era esta a figura de um carpinteiro ou de um profeta que vivia pelos desertos. Também guardamos a imagem do Messias sofredor, quando “estava mui desfigurado” (Isaías 53.2). Mas esta não é a última imagem mostrada sobre Jesus no Evangelho. Ele ressuscitou!
Jesus nem foi reconhecido à primeira vista por vários de seus seguidores porque estava totalmente restaurado (Lucas 24.13-35; João 20.14-16; 27,28 e 21.6,7). Depois Jesus subiu aos céus (Atos 1.9-11) onde está à direita de Deus e voltará em glória (Marcos 13.26). Este é o Cristo Vencedor (Apocalipse 19.11-14).
Muitas pessoas guardam a lembrança do Messias Sofredor e esquecem que Ele se tornou o Cristo Vencedor. Como num álbum de fotografias que mostra o progresso de uma pessoa nas fotos, podemos ver que o Jesus ressuscitado está agora em sua glória que sempre teve (João 17.5). Por isso Jesus mostrou sua aparência glorificada no monte da transfiguração.

Como você imagina Jesus?

Vamos aprender o que acontece conosco quando conhecemos a Jesus verdadeiramente e Ele é transfigurado diante de nós:


1- Vida de Oração:

v.1 “tomou Jesus consigo a Pedro e aos irmãos Tiago e João e os levou, em particular, a um alto monte”.
Tudo começa na oração. Jesus andava cercado de uma grande multidão, muitos escribas e fariseus além de seus seguidores e os doze discípulos. Mas somente três destes puderam ver Jesus como verdadeiramente é num momento especial de oração. Pedro, Tiago e João buscavam maior intimidade com Jesus.
Jesus quer se revelar a nós com sua glória, mas precisamos estar com Ele “em particular” ou como ensinou a orar “em secreto” (Mateus 6.6). Somente quem tem uma vida de oração, conhece a Jesus mais profundamente.
A glória de Jesus se manifesta na oração!


2- Experiência com a Palavra:

v.3 “E eis que lhes apareceram Moisés e Elias, falando com ele”.
Os discípulos sempre ouviram falar dos profetas e da lei. Embora acreditassem em tudo que conheciam sobre as Escrituras, quando viram ali a presença de Moisés e Elias, ficaram impressionados.
Moisés representa a lei (João 1.17) e Elias representante dos profetas (Malaquias 4.6). Moisés foi sepultado pelo próprio Deus (Deuteronômio 34.5,6) e Elias foi trasladado ao céu (II Reis 2.9-14). Deste modo os discípulos tiveram a constatação da realidade da Palavra de Deus.
Quando conhecemos a Jesus verdadeiramente passamos a crer e compreender na Palavra de Deus que penetra profundamente como revelação anos nossos corações (Hebreus 4.12). Muitas pessoas leem a Bíblia apenas como livro ou história porque não conhecem ainda o Verbo que se fez carne (João 1.1 e 14).
Jesus nos faz ter experiências com a Palavra!

3- Prazer na presença de Deus:

v. 4 “Pedro, tomando a palavra, disse a Jesus: Senhor, bom é estarmos aqui; se queres, farei aqui três cabanas, uma para ti, outra para Moisés, e outra para Elias”.
Pedro sentiu-se tão bem quando estava ali com Jesus, Moisés e Elias que não queria mais ir embora. Propôs fazer tendas para eles e permanecer no monte. Sua alegria e disposição são notáveis.
A pessoa religiosa cumpre apenas ritos e cerimônias que pensa ser sua obrigação. Mas quando conhecemos a Jesus verdadeiramente passamos a ter prazer na presença de Deus e rejeitar as coisas do mundo (Salmo 1.1,2). Também aprendemos a amar a Casa de Deus como nossa ‘tenda’ onde desejamos viver (Salmo 84.10). O maior prazer de um cristão é conhecer mais sobre Jesus (Salmo 119.24, 143, 174).
A revelação de Jesus nos dá prazer!

4- Envolvimento com Deus:

v.5ª “Estando ele ainda a falar, eis que uma nuvem luminosa os cobriu...”.
No momento da transfiguração de Jesus eles foram envolvidos na Glória de Deus. A , glória e explendor¹ que se manifestava a Moisés no monte e falava com Ele (Êxodo 24.16). O brilho da glória de Deus estava tão intenso que provavelmente não conseguiam enxergar mais nada além da nuvem.
Toda vez que nos chegamos a Deus, o Senhor também se aproxima de nós (Tiago 4.8). Jesus prometeu sua presença todas as vezes que oramos em seu nome (Mateus 18.19). Quando conhecemos a Jesus verdadeiramente passamos a ser envolvidos na presença de Deus por onde estivermos. Tudo em nossa vida se torna cheio da glória de Deus que enche a terra e os céus (Isaías 6.3). Onde estiver a presença de Deus, tudo se enche de glória (Isaías 60.1).
A glória de Deus se manifesta em quem conhece a Jesus!

5- Ouvir a voz de Deus:

v.5“e dela saiu uma voz que dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo; a ele ouvi”.
Deus falou do meio da nuvem como falava com Moisés no Sinai e os discípulos ouviram o recado que falava sobre Jesus, o amado do Pai a quem deveriam escutar.
A voz de Deus fala ao nosso coração pelo Espírito Santo (Isaías 30.21) nos ensinando tudo que precisamos sobre Jesus (João 14.26). Quando oramos não apenas falamos com Deus, mas também ouvimos a resposta do Senhor.
Quem conhece a Jesus reconhece a voz de Deus!

6- Render-se ao Senhor:

v.6 “Os discípulos, ouvindo isso, caíram com o rosto em terra, e ficaram grandemente atemorizados”.
Os discípulos caíram no chão diante da glória e da voz do Senhor. Não foi somente o susto ou fraqueza que os derrubou. Este foi um ato de reconhecimento e rendição ao poder de Deus. Ninguém consegue ficar em pé diante do poder de Deus.
Quando aceitamos a Jesus como Senhor, nos rendemos ao seu Senhorio “para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho nos céus, na terra e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor” (Filipenses 2.10,11). Quem conhece a Jesus também reconhece o seu poder infinito (Mateus 28.18).
Conhecer a Jesus é render-se ao seu poder!

7- Ser tocado por Jesus:

v. 7 “Chegou-se, pois, Jesus e, tocando-os, disse: Levantai-vos e não temais”.
Jesus tocou nos discípulos para despertá-los. Este toque foi ao mesmo tempo um ato de chamado de atenção e também um fortalecimento. Jesus os mandou levantar-se e disse que não precisavam ter medo.
Quando conhecemos a Jesus verdadeiramente somos tocados por seu poder e erguidos para exercer um ministério em sua obra (Mateus 28.20), além de não ter medo porque recebemos sua autoridade e estamos seguros em sua presença (Lucas 10.19).
Jesus quer te tocar, te erguer e te dar segurança!

Conheça a Jesus Transfigurado!

-CONCLUSÃO

v.8 “E, erguendo eles os olhos, não viram a ninguém senão a Jesus somente”.
Depois que tudo passou não viram ninguém além de Jesus e queriam olhar para Ele o tempo todo. A vida dos discípulos nunca mais foi a mesma depois daquele momento. Embora só tenham relatado este fato após a ressurreição de Jesus (Mateus 17.9), não conseguiam esquecer o que viram. Em suas mentes se lembravam de Jesus em sua glória e isso era a maior prova de seu poder e Divindade. 
O mundo tem uma visão distorcida de Jesus, por isso não o conhecem. Mas Jesus quer mostrar a sua Glória para nós em oração, através de sua Palavra, nos dando prazer em sua presença, nos envolvendo com seu poder, falando ao nosso coração ao ponto de nos rendermos totalmente ao Senhor que nos toca, nos ergue e retira todo o medo.
A religiosidade ofusca a nossa visão de Deus. O mundanismo faz com que a pessoa fique cega para não perceber a presença de Jesus em sua vida. Mas quando conhecemos a Jesus, tudo é transformado e conseguimos ver pela fé a sua glória.
Jesus quer se revelar para você!

quarta-feira, 22 de junho de 2016

A GRAÇA DE DEUS .

-Tema: GRAÇA DIVINA
"Porque todos temos recebido de sua plenitude e graça sobre graça". João 1.16

-Introdução: Muitas coisas dependem do ponto de vista. Cada ponto de vista é visto de um ponto diferente. Como você vê sua vida? Como olha para os problemas? Como encara as pessoas? A Graça é como um ‘óculos’ que nos abre a visão para a realidade, não humano, mas de acordo com a ótica de Deus.
Precisamos aprender a olhar sob a ótica da Graça de Deus. Como uma criança que contempla uma planta crescendo, a Graça de Deus nos permite sonhar com um futuro melhor. Como um pequeno barquinho na imensidão do mar, a Graça de Deus nos faz ver a nós mesmos pequenos diante do infinito amor de Deus. Como uma flor que nasce no chão seco, a Graça de Deus nos faz ver tudo com olhar de esperança.

Você conhece a Graça de Deus?

Vamos aprender algumas características da Graça de Deus:

1- GRATUITA: 

Romanos 3.24 “... sendo justificados gratuitamente, por sua Graça, mediante a redenção que há em Cristo”
Isso é óbvio e redundante. Se é Graça tem que ser de graça.
Nunca podemos esquecer da gratuidade de Deus para conosco. Tudo o que Deus faz é de graça, por amor e misericórdia de nossas vidas.
Quando aprendermos a ver a vida pelo olhar da Graça, passamos a fazer as coisas para as pessoas sem querer nada em troca, sem expectativas de reconhecimento ou recompensa.

2- VIVA: 

Salmos 63.3 “Porque a tua Graça é melhor do que a vida; os meus lábios te louvam”
A vida é um dom gratuito de Deus. A Graça Divina se manifesta em cada suspiro que damos, nos permitindo viver. Quando acordamos ou quando dormimos, tudo é pela Graça. O amor de Deus se manifestou em todas as espécies de seres vivos para revelar Sua grandeza e perfeição. A Graça é viva e doa vida a todos.
Olhar pela Graça de Deus é ver que estamos vivos por permissão do Senhor e que a vida que temos agora pertence a Deus. Por isso precisamos aproveitar cada momento.

3- Para TODOS: 

Tito 2.11 “Porquanto a Graça de Deus se manifestou salvadora a todos os homens”
A Graça de Deus é inclusiva. Se fosse usar qualquer outro critério que não a Graça Divina, alguém poderia ser excluído ou privado do Amor, mas Deus em sua infinita Graça não exclui nenhuma pessoa em toda a terra.
Através da Graça podemos encarar as pessoas não com olhar de superioridade ou inferioridade, mas como iguais diante do Amor de Deus.

4- TRABALHA: 

1 Coríntios 15.10 “Mas, pela Graça de Deus, sou o que sou; e a sua graça, que me foi concedida, não se tornou vã; antes, trabalhei muito mais do que todos eles; todavia, não eu, mas a Graça de Deus”
Deus trabalhou criando todas as coisas e fez isso como e por quê? Somente pela Graça. Não tinha nada. A matéria prima da Graça é o nada, o impossível. Tudo o que temos e fazemos é através da Graça que trabalha realizando tudo em nós e através de nós.
Nossos trabalhos e atividades são melhores quando realizamos sob a Graça.

5- RICA: 

Efésios 2.6,7 “e, juntamente com ele, nos ressuscitou, e nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus; para mostrar, nos séculos vindouros, a suprema riqueza da sua Graça, em bondade para conosco, em Cristo Jesus.”
Deus é o Dono de todas as coisas. Por isso a Graça de Deus é rica, ou seja, tem tudo o que precisamos. Não riqueza monetária, mas de valores eternos que nos realizam plenamente.
Tudo que temos foi Deus que nos permitiu ter. Quando usamos o que temos pela Graça de Deus e reconhecemos que tudo que podemos fazer é fruto de sua Graça, sentimo-nos ricos, conformados e felizes em todas as situações.

6- SUFICIENTE: 

2 Coríntios 12.9 “Então, ele me disse: A minha Graça te basta, porque o poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, mais me gloriarei nas fraquezas, para que sobre mim repouse o poder de Cristo”
A Graça de Deus nunca vai acabar. Ela é suficiente, o bastante e necessário para tudo que precisamos. Principalmente em momentos de dor sabemos que a Graça supera todas as dificuldades.
Ao enfrentar uma dificuldade, sentimos a força especial da Graça de Deus superando as limitações humanas. A graça nos satisfaz plenamente.

7- MULTIFORME: 

1 Pedro 4.10 “Servi uns aos outros, cada um conforme o dom que recebeu, como bons despenseiros da multiforme graça de Deus”
Deus é criativo e fez cada coisa com particularidades únicas. A diversidade na natureza é prova disso. Da mesma forma a Graça se manifesta em cada pessoa ou momento de uma maneira nova e diversificada. À vezes queremos que Deus faça conosco a mesma coisa que fez com outra pessoa e se Ele não fizer achamos que é injusto. Mas Deus não faz igual, Ele faz sempre melhor!
Quando olhamos pela ótica da Graça aceitamos as diferenças nas pessoas.Passamos a ver nossos próprios erros e destacar as qualidades do nosso próximo.

8- SUPERABUNDANTE: 

2 Coríntios 9.8 e 14 “Deus pode fazer-vos abundar em toda Graça, a fim de que, tendo sempre, em tudo, ampla suficiência, superabundeis em toda boa obra,”“enquanto oram eles a vosso favor, com grande afeto, em virtude da superabundante Graça de Deus que há em vós”.
Deus é maior do que todo o universo. A Graça transborda incessantemente sobre nós por que Ela nunca acaba. A Graça é infinita. Não há limites para o amor de Deus. Quando pensamos que está quase no fim, Deus renova tudo e recomeça de novo nos dando outras oportunidades para realizar nossos sonhos.
A paciência e amor humano se esgotam facilmente, mas a Graça aumenta a cada instante. Por isso através do olhar da Graça somos renovados em nosso afeto pelas pessoas.

9- JUSTIFICA: 

Tito 3.7 “a fim de que, justificados por Graça, nos tornemos seus herdeiros, segundo a esperança da vida eterna”.
Jesus morreu para nos perdoar gratuitamente, só por amor. Pela Graça somos perdoados de nossos pecados e nos tornamos justos para Deus. A justiça humana não apaga o erro, apenas condena. A justiça de Deus purifica o pecador fazendo-o voltar a ser limpo como antes de cometer o pecado.
Quando conhecemos o perdão incondicional de Deus aprendemos a perdoar as pessoas e não cobrar por seus erros. A Graça nos permite esquecer o que alguém tenha feito de ruim para nós.

10- CAPACITA: 

Romanos 12.6 “... tendo, porém, diferentes dons segundo a Graça que nos foi dada: se profecia, seja segundo a proporção da fé...”
‘Deus não chama capacitados, mas capacita os chamados’.
Os dons, talentos e capacidades são doados de graça para todas as pessoas. Todo mundo tem um dom, por que Deus distribuiu talentos a todos. Quando recebemos o Espírito Santo, Ele nos capacita com dons espirituais que não são apenas habilidades humanas.
Tudo o que fazemos para Deus é parte de Sua Graça que nos capacita. Se Deus te chamar para exercer um ministério em Sua obra, creia que Ele te capacitará.
Com o olhar da Graça podemos ver o que as pessoas fazem com admiração especial por ser algo permitido por Deus para mostrar sua Glória e não com algo para aparecer e engrandecer o homem.

11- CRESCE: 

II Pedro 3.18 “antes, crescei na Graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. A ele seja a glória, tanto agora como no dia eterno”
Tudo que Deus faz é par continuar, permanecer e aumentar. O homem faz muitas coisas, mas estas têm início, meio e fim. Muitas coisas que fazemos começam bem e terminam mal. A Graça começa bem e termina melhor ainda.
Precisamos crescer na Graça. Deus quer que aumentemos o conhecimento que temos e não que fiquemos acostumados com o que já sabemos como se fosse o bastante. Deus sempre tem mais para nos dar.
Com a percepção da Graça podemos olhar para o futuro não como finalização, mas como continuação de um processo dirigido por Deus. Pela Graça podemos sonhar com a realização de nossos sonhos.

12- FIRME: 

Hebreus 13.9 “Não vos deixeis envolver por doutrinas várias e estranhas, porquanto o que vale é estar o coração confirmado com Graça e não com alimentos, pois nunca tiveram proveito os que com isto se preocuparam”
O ser humano é inconstante por natureza. Por isso precisamos da Graça de Deus. Deus é uma Rocha eterna que não vacila nem se abala e quem confia no Senhor está firmado sobre esta fé inabalável (Salmos 125.1).
Através do olhar da Graça podemos ter convicção do que queremos e confiar que tudo vai dar certo, pois não está estabelecido sobre a fragilidade humana, mas sobre o poder de Deus. Olhando pela Graça conseguimos permanecer amando as pessoas.

Olhe tudo sob a Graça de Deus!

-CONCLUSÃO

Romanos 6.14 “Porque o pecado não terá domínio sobre vós; pois não estais debaixo da lei, e sim da graça”
Precisamos ter sempre em mente que sobre nossas vidas está a Graça de Deus. A única coisa que domina e dirige nossas vidas é a Graça.
Deus em sua grandeza, poderia olhar para nós com rigidez e superioridade, mas quis descer à terra e viver entre nós na pessoa de Jesus para ver nos olhos das pessoas e sentir em sua pela as necessidades humanas.
O único momento que Jesus se colocou acima dos outros foi quando estava pendurado na cruz. Dali de cima daquela cruz Jesus olhou com dor, mas sob a Graça de Deus Ele teve forças para ir até o fim motivado somente pelo Amor gratuito de Deus.
Não olhe para as pessoas ou situações apenas com a ótica humana.
Exercite usar mais os óculos da Graça de Deus e você verá tudo diferente!