sábado, 31 de outubro de 2015

NOCAUTEANDO O INIMIGO .

“quando, pois, Jesus lhes disse: 
sou eu, recuaram e caíram por terra”
João 18.1-11

-Introdução: As lutas marciais têm ganhado destaque nos últimos tempos. Parece que os espectadores sentem necessidade de ver o inimigo ser derrotado, canalizando sua vontade de lutar e vencer para as cenas assistidas no combate. Esta é uma grande ilusão e um desvio de comportamento que só gera ira e violência, que são obras da carne (Gálatas 5.19,20).
Na verdade, vivemos grandes batalhas em nosso dia a dia. Porém a“nossa luta não é contra o sangue e a carne” (Efésios 6.12). Precisamos aprender a lutar como Jesus que não combateu as pessoas e sim ao verdadeiro inimigo espiritual. Quando foram prender Jesus no jardim do Getsêmani, com apenas uma palavra “eu sou”,  (Êxodo 3.14), os soldados caíram em terra como que nocauteados fortemente. Isso mostra o poder de Jesus para derrubar todo mal, bem como seu amor em se entregar por nós.
Como derrubar o inimigo?
Vamos utilizar a sigla UFC* para descrever três coisas que derrubam o inimigo:
1- UNIÃOv.2 “Judas, o traidor, também conhecia aquele lugar, porque Jesus ali estivera muitas vezes com seus discípulos”
A primeira coisa que derruba o inimigo é a união.
Jesus sempre estava junto com seus discípulos. Sua união com eles era tão intensa que Judas precisou usar um beijo com código para mostrar quem era Jesus (Lucas 22.47-48), de tão parecido que estava com seus seguidores.
O diabo luta para enfraquecer uma família e a igreja, lançando confusão para ficarem divididos. Desta forma não têm condições de lutar juntos porque estão na carne (Gálatas 5.19). Então é preciso ter muita vigilância e discernimento.
Quando uma família é unida, consegue alcançar seu objetivo com maior facilidade. O mesmo se aplica à igreja, porque “se um reino estiver dividido contra si mesmo, tal reino não pode subsistir” (Marcos 3.24). Por isso Jesus orou pelos seus discípulos pedindo que “sejam um ... para que o mundo creia” (João 17.21).
A união derruba o inimigo!
2- FIDELIDADEv.4 e 9“Sabendo, pois, Jesus todas as coisas que sobre ele haviam de vir, adiantou-se e perguntou-lhes: A quem buscais?” “para se cumprir a palavra que dissera: Não perdi nenhum dos que me deste”
A segunda coisa que derruba o inimigo é a fidelidade.
Jesus não se preocupava muito com o que estava acontecendo porque conhecia a fidelidade de Deus em cumprir suas promessas. Também tinha certeza que havia sido fiel até o fim e teria recompensa por isso.
A fidelidade de Deus é infalível porque “se somos infiéis, ele permanece fiel, pois de maneira nenhuma pode negar-se a si mesmo” (II Timóteo 2.13). Contudo, Deus só age com Sua fidelidade a nosso favor quando também somos fiéis para com Ele (Salmos 18.25,26) e Deus garante nos honrar.
A fidelidade traz força para derrotar o inimigo, mas “quem é fiel no pouco também é fiel no muito; e quem é injusto no pouco também é injusto no muito” (Lucas 16.10). Se não formos fiéis até nas pequenas coisas, perdemos forças e o inimigo se fortalece contra nós.
Um cristão fiel é como uma rocha que não se abala facilmente (Salmos 125.1). Já a pessoa infiel é como o homem que construiu sua casa na areia e foi derrubada pela primeira tempestade (Marcos 7.24-27).
Com a fidelidade o inimigo será derrotado!
3- CARÁTERv.11 “Jesus disse a Pedro: Mete a espada na bainha; não beberei, porventura, o cálice que o Pai me deu?”
A terceira coisa que derrota o inimigo é o caráter.
Pedro era impulsivo e tinha um caráter defensivo não aceitando afrontas. Jesus mostrou sua personalidade divina e autocontrole para ensinar que não adianta brigar ou defender a reputação diante de um inimigo desleal. A atitude de Jesus foi se entregar confiando na justiça de Deus porque sabia quem ele era e o propósito Divino para sua vida.
O nosso inimigo é “mentiroso e pai da mentira” (João 8.44) e suas estratégias de luta são desonestas. Por isso o que o diabo quer é que o cristão deixe sua posição de obediência e passe a lutar de maneira carnal, então devemos “resisti ao diabo e ele fugirá de vós” (Tiago 4.7). O diabo sabe que já foi derrotado na cruz e será exterminado no julgamento final, mas seu desejo é lutar contra vidas para causar o maior prejuízo de almas possível.
Quando o cristão tem o caráter de Cristo, o inimigo percebe que é semelhante a Jesus e cai por terra. Não se preocupe com o que estão falando ou fazendo contra você. Cuide de sua vida, como o apóstolo Paulo sempre orientava ao jovem Timóteo diante das circunstâncias, dizendo “tu porém” (II Timóteo 6.10,14 e 4.5). Não se rebaixe ao nível que o inimigo quer te humilhar, mas creia que “o Deus da paz, em breve, esmagará debaixo dos vossos pés a Satanás” (Romanos 16.20).
O caráter cristão lança por terra o inimigo!
Derrube o inimigo de uma vez por todas!
-CONCLUSÃO:
Toda vez que o diabo se levantar contra sua vida ele deve ser derrotado.
Muitas vezes estamos como os discípulos no jardim orando com Jesus e o inimigo vem com beijos e ataques contra nossas vidas. Mas com apenas uma palavra de Deus, o diabo cai por terra. Então procure manter a unidade com os irmãos, seja fiel em tudo e procure ter um caráter cristão.
Derrube todo mal em sua vida!

sexta-feira, 30 de outubro de 2015

INTENÇÕES E REAÇÕES


João 18.1-12
 
-Introdução: Em muitas situações temos boas intenções, mas não temos boas reações. Por quê? Alguém já dizia que de ‘boas intenções o inferno está cheio’ para mostrar como muitas pessoas têm boa intenção, mas não sabem controlar seus impulsos, reagindo de maneira negativa à provocações ou imprevistos do dia a dia. Intenção é a vontade ou propósito da pessoa. Reação é a atitude que a pessoa tem em resposta à situação presente.




O inimigo sabe que você não erraria por intenção, mas pode cair por reação negativa. Certamente você já deve ter caído em alguma armadilha para reagir negativamente colocando ‘a faca e o queijo’ na sua mão para você errar. Por isso precisamos aprender como determinar nossas intenções e controlar nossas reações.

Jesus orou no Getsêmani e logo em seguida teve o seu último combate com os seus inimigos antes de se entregar à cruz. Este momento foi crucial para o sacrifício de Jesus ser perfeito. Se Ele reagisse negativamente ficaria maculado e seu sacrifício não seria perfeito.

Este momento de tumulto ilustra muitas situações em nossa vida que trazem à tona nossas verdadeiras intenções e revelam as reações que temos diante de imprevistos. Há um combate dentro de cada um de nós, em nossa mente e coração. Uma luta interior que eclode quando enfrentamos situações de conflito.

Quais são as suas intenções e como você tem regido?

À luz desta passagem, vamos ver as intenções e reações de Jesus e dos homens ao seu redor:
1- INTENÇÕES:

Vejamos as intenções Humana e Divina neste texto:

a   )      Humana:

-Judas tinha má intenção, pois sabia onde Jesus estava e foi para lá com a intenção de surpreendê-lo (v.2);

-os soldados tinham apenas a intenção de defender seu povo e obedecer a seus líderes (v.3);

-Pedro tinha intenção de estar com Jesus até o fim mesmo que tivesse que dar a vida por amor a Jesus (João 13.36,37). Mas também tinha má intenção, por que estava armado. Por outro lado tinha intenção de defender Jesus, uma boa intenção equivocada.



b   )     Divina:

-Jesus tinha a intenção de orar (v.1) no jardim como sempre fazia junto com seus discípulos;

-Jesus sabia todas as coisas (v.4) mesmo assim tinha intenção de deixar as coisas acontecerem;

-Jesus se entregou voluntariamente, pois tem poder para vencer todos eles com uma só palavra (v.6,8).

-Jesus tinha intenção de salvar todos os discípulos “para se cumprir a palavra que dissera: não perdi nenhum dos que me deste” (v.9).



versículo 6 diz que “quando pois, Jesus lhes disse: Sou eu, recuaram e caíram por terra”. Isso é impressionante. Jesus mostrou todo o seu poder. Ao dizer ‘sou eu’ Jesus estava usando o nome de Deus  ‘EU SOU’. Isso nos mostra o poder do nome do Senhor sobre as circunstâncias que enfrentamos. Todos os inimigos caem por terra com o poder do nome de Jesus.

Não importa a circunstância tenha boas intenções sem medo de armadilhas do inimigo. Jesus disse que devemos fazer aos outros aquilo que gostaríamos que fosse feito a nós (Mateus 7.12) e que na medida em que medirmos as pessoas seríamos medidos (Mateus 7.2).

Ninguém pode dizer qual é a intenção dos outros, mas podemos ver em nós mesmos qual a nossa própria intenção se é boa ou má.

O coração humano é enganoso (Jeremias 17.9) e suas intenções nem sempre são boas (Marcos 7.21). Contudo Deus sempre terá um bom plano para nós (Jeremias 29.11) e sua vontade é “boa, perfeita e agradável” (Romanos 12.2). Seja qual for a má intenção humana, Deus sempre quer o melhor para seus filhos.

Você tem tido boas intenções?

Queira o melhor e Deus te defenderá!

                              

2- REAÇÕES:

Vejamos as reações Humana e Divina neste texto:

c)      Humana:

-Judas agiu friamente como tinha planejado. Poderia ter uma reação diferente se arrependendo ao ver o olhar de amor de Jesus, mas manteve-se em seu propósito maligno (v.3);

-Os soldados caíram por terra com medo ao ouvir a voz poderosa de Jesus (v.6);

-Pedro reagiu cortando a orelha do soldado Malco (v.10);

d)     Divina:

-Jesus se adiantou a perguntar o que queriam por que queria ter o controle da situação evitando os erros dos homens (v.4);

-Jesus manda Pedro guardar sua espada com intenção de protegê-lo (v.11);

-Jesus se entregou voluntariamente, pois poderia se defender, além de ter oportunidade de fugir quando os soldados caíram, mas não quis (v.12);

-Jesus curou o soldado, mostrando até em sua morte sua intenção de amar todas as pessoas até quem lhe fazia mal (v.11) “Mas Jesus acudiu, dizendo: Deixai, basta. E, tocando-lhe a orelha, o curou” (Lucas 22.51);



O ser humano quase sempre cai em reações negativas quando está em uma situação de risco ou se sente pressionado. Mas a Bíblia nos ensina “Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem” (Romanos 12.21).

Deus sempre reage com o bem para vencer o mal. Jesus nos ensinou a dar a outra face, caminhar a segunda milha e além da capa dar a túnica (Lucas 6.29).

Não importa a reação que você já teve e foi negativa, lembre-se que Deus sempre te amará e reagirá com amor.

Como posso vencer as reações negativas? A bíblia ensina “andai no Espírito e jamais satisfareis à concupiscência da carne” (Gálatas 5.16). À medida que somos guiados pelo Espírito Santo passamos a ter os frutos do “amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade,mansidão e domínio próprio” (Gálatas 5.22).

Por isso há situações que é melhor não fazer nada, somente orar e deixar Deus agir por nós.

 Você tem tido boas reações?

Busque o Espírito Santo e terá suas reações controladas por Deus!



Cuide de suas intenções e reações!

-CONCLUSÃO:

Meu pai dizia que ‘num minuto de bobeira você perde a vida inteira’.

Deus quer nos capacitar para não somente ter boas intenções, mas também reagir positivamente e não cair nas armadilhas do inimigo para nos derrubar.

Devemos nutrir nossa alma de amor e paz fugindo de intenções como ira e mágoa que podem causar reações perigosas.

O autor Augusto Curi fala em seus escritos sobre a ‘ditadura da resposta’ como um pensamento interior das pessoas de que tem que responder à quem nos provoca. Muitas vezes temos o direito de reagir a uma provocação, mas podemos renunciar este direito como Jesus que ficou calado quando era interrogado por seus acusadores.

Peça perdão ao Senhor por intenções negativas. Não permita que cresça em você raízes de amargura (Hebreus 12.15). Busque ser semelhante a Jesus e não caia naquela ‘se eu fosse você’ faria isto ou aquilo, por que isso é provocação de pessoas que querem te ver fazer coisas erradas, gostam de ‘ver o circo pegar fogo’ e você fica sendo marionete.

O ser humano nem sempre tem intenções e reações boas, mas Deus sempre quer e faz o melhor “porque Deus é quem efetua em vós tanto o querer como o realizar, segundo a sua boa vontade” (Filipenses 2.13).

Entregue suas intenções ao Senhor, e agrade ao Senhor (Salmos 37.4,5) e deixe o Espírito Santo controlar suas reações e tudo dará certo.

Guarde sua espada! Use o nome de Jesus!


quinta-feira, 29 de outubro de 2015

CASA ABENÇOADA POR DEUS .

 “Sê, pois, agora, servido de abençoar a casa de teu servo, a fim de permanecer para sempre diante de ti, pois tu, ó SENHOR, a abençoaste, e abençoada será para sempre”
I Crônicas 17.27

-Introdução: Este texto é uma oração pedindo a bênção de Deus para a casa. Este é um exercício que precisamos fazer todos os dias em nosso lar. Além disso, também devemos evitar tudo que não traga coisas boas para a família.
Quando mudamos para uma casa nova nos preocupamos com cada detalhe e não podemos esquecer que o mais importante é “o reino de Deus e a sua justiça e as demais coisas serão acrescentadas” (Mateus 6.33). Por isso, antes de qualquer outra coisa precisamos buscar a presença abençoadora do Senhor dentro de casa.
Como é uma casa abençoada por Deus?
Vamos refletir em algumas casas que foram abençoadas por Deus no Antigo Testamento:
1- Casa de Noé - SALVAÇÃO: Gênesis 7.1
A família de Noé foi escolhida por Deus para ser salva no dilúvio. Através da geração de Noé, Deus renovou a humanidade (Gênesis 10.32). Seus filhos, nora e esposa, acreditaram na Palavra do Senhor, trabalharam na “arca para a salvação de sua casa”(Hebreus 11.7) e foram testemunhas do livramento que Deus lhes deu. Posteriormente seus netos e demais descendentes saberiam que foram escolhidos por Deus.
Sua família também foi escolhida para receber a salvação. Então creia nisso e trabalhe na casa de Deus buscando a conversão de seus familiares. A salvação é a maior bênção que a família precisa.
Numa Casa Abençoada as pessoas são SALVAS!
                              
2- Casa de Abraão - ABENÇOADA: Gênesis 12.1-3
Deus deu a Abraão uma bênção sobre sua família que deveria ser estendida não somente para seus familiares e sim para “todas as famílias da terra” (Gênesis 12.3). Mas antes de abençoar alguém ele precisava ser uma pessoa abençoada, por isso Deus lhe disse “sê tu uma bênção” (Gênesis 12.2).
Precisamos parar de reclamar dos problemas familiares e começar a abençoar nossa casa. Muitas vezes queremos que os outros mudem primeiro para depois fazer algo, mas é preciso ser uma bênção para então abençoar.
Uma Casa Abençoada tem pessoas que são uma BÊNÇÃO!

3- Casa de Arão - MINISTÉRIO: Salmos 115.10 e 12
A família de Arão foi escolhida para exercer o sacerdócio. Todos os seus descentes tinham o privilégio de servir a Deus como sacerdotes e “o ofício destes no seu ministério era entrar na Casa do SENHOR, segundo a maneira estabelecida por Arão, seu pai, como o SENHOR, Deus de Israel, lhe ordenara” (I Crônicas 24.19). A geração de Arão foi abençoada com este ministério especial de interceder pelo povo e viver em adoração a Deus.
Deus quer abençoar a sua família, mas também pode usar sua casa para que outras famílias sejam alcançadas. Uma casa escolhida por Deus se torna um lugar para receber pessoas carentes da bênção de Deus. Não podemos querer a bênção de Deus apenas para embelezar nossa casa e sim para servir ao Senhor.
Uma Casa Abençoada tem o MINISTÉRIO de servir a Deus!

4- Casa de Josué - DECISÃO: Josué 24.15
Diante da escolha entre servir a Deus ou aos ídolos Josué se mostrou irredutível e decidido. Mesmo que todos hesitassem, ele sabia que não poderia deixar de servir ao Senhor e por isso deixou a célebre declaração “eu e minha casa serviremos ao Senhor” (Josué 24.15).
Cabe a nós decidirmos se vamos ou não servir a Deus em nossas casas. Muitos ídolos ou ‘coisas vãs’ entram em nossa casa para roubar a bênção de Deus, mas devemos estar convictos de que o Senhor tem o melhor para nossa família.
Uma Casa Abençoada é onde se DECIDE servir a Deus!

5- Casa de Obede - PROSPERIDADE: 2 Samuel 6.11-12
O período em que a Arca da Aliança foi roubada pelos filisteus marcou um tempo de tragédias para o povo de Deus. Tudo isto foi fruto de sua desobediência à Palavra de Deus. Quando a Arca foi devolvida, ficou na casa de Obede por três meses e o resultado foi que aquela família prosperou durante este tempo.
Prosperidade não é somente bênçãos materiais, mas sim uma vida abundante (João 10.10). Quando nossa casa se torna um lugar de adoração ao Senhor, logo tudo prospera o que fazemos. A consequência de desobedecer é a desgraça, mas a bênção persegue quem serve ao Senhor.
Uma Casa Abençoada recebe de Deus a PROSPERIDADE!

6- Casa de Ezequias - ORGANIZAÇÃO: Isaías 38.1
Ezequias não gostava de bagunça e por isso promoveu uma reforma espiritual em Israel assim que começou a reinar, retirando tudo o que não era de Deus (II Reis 18.1-12). Quando o rei Ezequias recebeu a mensagem do profeta Isaías de que morreria, então tinha que colocar a sua casa em ordem para deixar tudo em dia. Ezequias se colocou em oração no mesmo momento entregando sua vida ao Senhor e foi abençoado com mais quinze anos de vida.
Precisamos cuidar de nossa família para que tudo esteja correto não deixando brechas ou lugar para o inimigo em nossa casa (Efésios 4.27). Deus não gosta de bagunça, por isso uma casa abençoada deve ser marcada pela devida ordem e decência.
Numa Casa Abençoada tudo está ORGANIZADO!

7- Casa de Davi - PROMESSA: II Samuel 7.26
A família de Davi recebeu uma promessa de sempre reinar sobre o povo de Deus. Como toda promessa está condicionada à obediência, os descendentes de Davi se afastaram do Senhor e perderam o reinado. Contudo Deus tinha um propósito muito maior para a família de Davi (Isaías 55.3). Através desta geração é que Jesus veio como “filho de Davi” (Mateus 1.1) cumprindo o propósito do Senhor não somente para a família de Davi e sim para toda a humanidade.
Deus tem promessas grandiosas para sua família e as palavras de Deus não falham jamais nem “voltará vazia, mas fará o que me apraz e prosperará naquilo para que a designei” (Isaías 55.11). Busque viver o propósito de Deus para sua casa e nunca se afaste dos caminhos do Senhor. Acredite que tudo o que Deus te prometeu Ele é fiel em cumprir (Atos 13.34).
Uma Casa Abençoada tem a PROMESSA de Deus!

Deus abençoa sua casa!
-CONCLUSÃO:
A casa abençoada por Deus recebe a bênção da Salvação, cada membro da família se tornam pessoas Abençoadas, passando a servir ao Senhor em Ministérios especiais, com uma vida Decidida a abrir mão de tudo que não for bom, mas como resultado recebe a Prosperidade em tudo o que faz, além de que tudo está sempre Organizado sem deixar brechas porque esta família tem Promessas do Senhor.
Busque a bênção de Deus para sua casa!