quinta-feira, 31 de dezembro de 2015

UMA VISITA MUITO ESPECIAL .

Marcos 1.29-31
E logo, saindo da sinagoga, foram à casa de Simão e de André com Tiago e João.
E a sogra de Simão estava deitada com febre; e logo lhe falaram dela.
Então, chegando-se a ela, tomou-a pela mão, e levantou-a; e imediatamente a febre a deixou, e servia-os.

-Introdução: Jesus operou muitos milagres, mas cada um deles aconteceu de maneira específica e com propósito. Depois de uma rotina de curas por onde quer que passem Jesus e seus discípulos foram para a casa de Simão e André para descansar. Aquela simples visita seria marcada na história daquela família.
   Quando alguém entram em sua casa provavelmente chega na sala ou varanda da casa, se não for alguém muito conhecido, dali mesmo você despede a pessoa. Mas se for uma pessoa amiga, você mostra o quarto e outros cômodos da casa. Caso seja alguém realmente querido certamente será conduzido à cozinha ou copa para servir um lanche. Deste modo os cômodos da casa demonstram o nível de intimidade que temos com quem recebemos.
Seguindo esta linha de pensamento Jesus chegou àquela casa e logo em seguida lhe falaram que a mulher estava com febre, o que nos leva a entender que estaria deitada num quarto. Após curar a sogra de Pedro, ela passou a servir-lhe (v.31) provavelmente uma refeição que pela lógica foi numa cozinha. Então da sala Jesus foi levado ao quarto para curar a enferma e depois convidado a cozinha para comemorar.
Jesus não quer ser apenas uma visita que chega e sai rapidamente de nossas casas. Também não quer ser um hóspede que fica apenas alguns dias. Jesus diz “eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele, comigo” (Apocalipse 3.20). À medida que Jesus vai entrando em nossas vidas ele vai operando milagres.
Precisa de um milagre em sua casa?
Vamos refletir sobre o que aconteceu naquela casa e como acontece um milagre em nossas casas:
1- Quando você orav.30 “logo lhe falaram a respeito dela”
A primeira coisa que fizeram quando Jesus entrou naquela casa foi contar sobre a sogra de Pedro que estava enferma. Até então ela estava quieta em sua cama, mas através do pedido de outras pessoas ela foi curada por Jesus. Eles poderiam ter ficados quietos sem falar nada para não incomodar o Mestre, contudo preferiram lhe falar porque sabiam que a curaria.
Muitas pessoas recebem Jesus em suas vidas, mas como uma visita que chega à casa e nãoé conduzido para dentro da intimidade da família. Quando Jesus chega à sua casa ele quer entrar e fazer parte de sua vida. Jesus pergunta ‘o que queres que eu te faça?’ e deseja ouvir o que está acontecendo com você ou com sua família.
Como a letra de um antigo hino que diz:
Conta pra Jesus aonde é a tua dor
Ele é o remédio, confia no Senhor
Não te desanimes, tome a tua cruz
O que tu precisas, conta pra Jesus!
Orar é conversar com Jesus. Ao orar falamos com Ele tudo o que está acontecendo em nossas vidas. Como um grande amigo que desabafamos todos os nossos problemas.
Você já recebeu Jesus? Já contou o que acontece em sua vida?
Receba a Jesus e conte o que está acontecendo em sua casa!
                              
2- Quando você ministrav.31a “aproximando-se, tomou-a pela mão”
Jesus entrou naquele quarto e pegou a sogra de Pedro pela mão. Com este gesto estava mostrando seu carinho e atenção por ela. Como um médico que toca seu paciente para saber como está. Jesus tocou nela para lhe curar.
Há pessoas nas famílias que precisam de uma ministração especial. Não um toque qualquer, mas um toque de poder. Os pais têm autoridade para tocar seus filhos ministrando em suas vidas. O casal além de se tocar carinhosamente, precisa ter um momento para receber o toque de ministração em oração um pelo outro.
Aprenda a ministrar a bênção sobre sua família em qualquer situação difícil que você passar. Ao invés de levantar o problema, declare a vitória através do poder de Deus em sua vida. Não ponte o dedo! Por isso Paulo orientou que levantemos “mãos santas” (I Timóteo 2.8) para abençoar.
Você tem ministrado à sua família?
Erga sua mão e abençoe sua casa!

3- Quando você servev.31b “a febre a deixou, passando ela a servi-los”
A primeira reação daquela mulher quando viu que estava sã, foi se levantar e como dona da casa, receber bem seu ilustre visitante. Era uma maneira de demonstrar gratidão pelo que Jesus fez por ela.
Quando alguém está doente, não consegue trabalhar. A prova de que foi curada é que tem condições de servir. Muitos crentes querem receber a bênção da cura, mas não estão dispostos a servir, por isso permanecem doentes.
Jesus nos deu exemplo de serviço quando disse que “o próprio Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos” (Marcos 10.45). Então se Jesus te curou, levante-se e sirva a Ele. Faça o seu melhor para Deus. E declare sempre que “eu e minha sua casa serviremos ao Senhor” (Josué 24.15).
Você tem servido a Jesus ou ainda está doente?
Se Jesus te curou, você pode servi-lo!

Jesus quer fazer um milagre em sua casa!
-CONCLUSÃO:
A visita de Jesus é inesquecível! Quando Ele entra em nossas casas é tão maravilhoso que não queremos que saia nunca mais. Falamos como os discípulos em Emaús que pediram “fica conosco” (Lucas 24.29) mesmo sem saber que era Jesus até que Ele se revelou no partir do pão (Lucas 24.30,31).
Convide Jesus para entrar em sua casa não apenas como uma visita que fica por alguns minutos ou um hóspede que fica apenas alguns dias. Jesus quer morar em sua casa.
Você já recebeu Jesus em sua casa?
Deixe Jesus ser o Senhor de sua família!

quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

TRANSFORMANDO PEDRAS EM BENÇÃOS .

Gênesis 28.10-19
Partiu, pois, Jacó de Berseba, e foi a Harã;
E chegou a um lugar onde passou a noite, porque já o sol era posto; e tomou uma das pedras daquele lugar, e a pôs por seu travesseiro, e deitou-se naquele lugar.
E sonhou: e eis uma escada posta na terra, cujo topo tocava nos céus; e eis que os anjos de Deus subiam e desciam por ela;
E eis que o Senhor estava em cima dela, e disse: Eu sou o Senhor Deus de Abraão teu pai, e o Deus de Isaque; esta terra, em que estás deitado, darei a ti e à tua descendência;
E a tua descendência será como o pó da terra, e estender-se-á ao ocidente, e ao oriente, e ao norte, e ao sul, e em ti e na tua descendência serão benditas todas as famílias da terra;
E eis que estou contigo, e te guardarei por onde quer que fores, e te farei tornar a esta terra; porque não te deixarei, até que haja cumprido o que te tenho falado.
Acordando, pois, Jacó do seu sono, disse: Na verdade o Senhor está neste lugar; e eu não o sabia.
E temeu, e disse: Quão terrível é este lugar! Este não é outro lugar senão a casa de Deus; e esta é a porta dos céus.
Então levantou-se Jacó pela manhã de madrugada, e tomou a pedra que tinha posto por seu travesseiro, e a pôs por coluna, e derramou azeite em cima dela.
E chamou o nome daquele lugar Betel; o nome porém daquela cidade antes era Luz.
-Introdução: Certa vez ouvi alguém dizer que ‘quando Deus não muda as coisas, Ele nos muda em relação a elas’. Quando oramos para que as coisas mudem, muitas vezes nós é que precisamos mudar interiormente.
   Em muitas situações, tentamos fazer concertos e remendos em nossas vidas, mas na verdade é preciso recomeçar. Não adianta mudar de emprego, casa, cidade, médico, relacionamentos, e tudo o mais sem mudar interiormente nosso viver.
Jacó estava vivendo um momento muito difícil em sua vida. Ao mesmo tempo em que começava um novo tempo de mudanças (v.10). Havia se desentendido com seu irmão Esaú e este queria mata-lo (Gênesis 27.42). Por isso fugiu para a casa de seus parentes e quis encontrar uma esposa para recomeçar sua vida (Gênesis 28.1,2).
Jacó caminhava e estava tão cansado e preocupado que não tinha nem mesmo onde dormir, por isso, quando estava exausto, dormiu sobre uma pedra como travesseiro no meio do caminho (v.11).
Jacó havia recebido a bênção de seu pai Isaque (Gênesis 28.3,4), mas agora receberia a bênção do próprio Deus (Gênesis 28.14).
Muitas vezes estamos como Jacó, fugindo dos problemas, dificuldades na família, carentes da bênção do Senhor, cansados e precisando começar tudo de novo.
Existem pedras tão grandes em nossas vidas que não conseguimos tirar de nosso caminho. É preciso transformar estas pedras para que deixem de ser problemas e se tornem bênçãos.
Como transformar as pedras em minha vida?
Vamos aprender com Jacó, como transformou as pedras de sua vida:
1- Transforme sua pedra em um TRAVESSEIRO“tomou uma das pedras do lugar e fê-la seu travesseiro” v.11
A primeira coisa que aprendemos com Jacó é que em tempos difíceis precisamos encontrar um tempo para descansar no Senhor. Para mudar é preciso parar. Se eu quiser mudar minha direção, devo primeiro parar e então retornar. Não adianta prosseguir se está dando tudo errado.
Jacó descansou no meio da tribulação. Reconheceu que não adiantaria prosseguir cansado como estava, mas precisava parar um pouco antes de continuar e recompor suas energias.
Você está fugindo de seus problemas e cansado como Jacó? Jesus diz para você: “vinde a mim todos os que estais cansados e sobrecarregados e eu vos aliviarei” (Mateus 11.28). 
Se você for olhar suas contas, as obrigações mensais, os impostos que vencerão, as coisas que deseja comprar e tudo o que as pessoas querem que você faça, você fica sufocado. Jesus sabia que o pior mal dos últimos tempos seria a ansiedade e a depressão (Mateus 6.25). O ser humano não foi criado por Deus para viver sob pressão e estresse, por isso Jesus mandou olhar para os lírios e passarinhos para aprender sobre o cuidado de Deus sobre nós (Mateus 6.26 e 28).
Se você prosseguir cansado como está, não conseguirá alcançar seu objetivo, por isso “descansa no Senhor e espera nele” (Salmos 37.7). Então tire um tempo para refletir e descansar. Apresente todas as suas ansiedades a Deus em oração (Filipenses 4.6).
Existem pedras no seu caminho? Está difícil continuar sua caminhada?
Descanse no Senhor e Ele vai restaurar a sua vida novamente!
                               
2- Transforme sua pedra em um SONHO“e sonhou” (v.12)
No meio desta dificuldade toda Jacó teve um lindo sonho. Ele viu que aquela pedra seria o primeiro degrau de uma grande escada que de tão alta atingia até o céu. Nesta escada havia um grande movimento de anjos subindo e descendo.
Este sonho seria a força que precisava para inspirar sua vida dali para frente. Sua vida que parecia um pesadelo, agora se transformaria em um sonho de Deus.
Os sonhos se tornam como ideais para nossa vida. Uma razão de acordar, levantar e lutar. Como é triste quando vemos pessoas que desistiram de seus sonhos. Quando encontram uma pedra no caminho, pensam em desistir por que não conseguem mais sonhar. Há muito tempo alguém me ensinou que ‘um homem sem sonho é um homem morto’.
No sonho de Jacó “os anjos de Deus subiam e desciam” (v.12). Isso significa que enquanto descansamos Deus continua trabalhando por nós. Muitas vezes ficamos apavorados pensando o que fazer e queremos resolver tudo do nosso jeito, mas não adianta. Por isso é importante descansar e deixar Deus agir.
Quando oramos existe uma grande movimentação de anjos em nossas vidas, pois os anjos são espíritos ministradores, enviados para servir a favor daqueles que hão de herdar a salvação” (Hebreus 1.14).
Você tem um sonho?
Deus quer trabalhar em sua vida e realizar seus sonhos!
3- Transforme sua pedra em um ALTAR“tomou a pedra que havia posto por travesseiro e a erigiu em coluna sobre cujo o topo entornou azeite. E ao lugar, cidade que outrora se chamava Luz, deu o nome de Betel” v.18-19
Aquela mesma pedra que antes era um problema, Jacó a transformou em um travesseiro para descanso e ali sonhou, agora ele se levanta e transforma a pedra em um altar para adorar a Deus. Aquele lugar foi marcado por aquela pedra e ganhou o nome de Betel que significa ‘casa de Deus’ (v.17).
Muitas pessoas, quando passam por problemas, a primeira coisa que deixam de fazer é orar, ir ao culto e louvar a Deus. Neste momento é que mais precisamos de Deus e devemos orar mais, ler mais a palavra e nos consagrar inteiramente ao Senhor. O diabo gosta de colocar umas pedras no caminho do crente e fica mais alegre ainda quando vê que isso o impede de orar.
Deus não tem culpa de nossos problemas. Muitas vezes as dificuldades que enfrentamos são consequências de outras coisas que fizemos e não podemos culpar Deus por isso. Contudo podemos buscar sua face pedindo sua misericórdia e esperando sua salvação para mudar a nossa sorte.
Como transforme as pedras em um altar para Deus? Um pregador dizia que ‘crente não tem problemas e sim motivos de oração’. Quando fazemos de nossos problemas em motivos de oração, os problemas deixam de ser problemas e se transformam em bênçãos porque vemos Deus agir em nosso viver.
Você está passando por tribulações?
Quanto mais pedras encontrar, adore mais ao Senhor!
Quando houver pedras no caminho, descanse, sonhe e adore!
-CONCLUSÃO“na verdade o Senhor está neste lugar e eu não sabia” v.16
Jacó pensava que estava sozinho e que aquele lugar não tinha a bênção de Deus. Pensou que nunca mais voltaria ali, mas Deus lhe prometeu dar aquela terra (v.15) e que sua família que Jacó pensara que tinha acabado, seria abençoada pelo Senhor (v.14). Aquele lugar difícil foi onde Jacó mais foi abençoado (v.17).
Não adianta fugir de seus problemas. No lugar onde está Deus pode te abençoar, bem como sua família. Se tiver uma pedra aqui e você fugir dela, haverá outras pedras mais adiante. Quando pensamos que tudo está acabado, Deus se levanta para recomeçar por nós e fazer tudo melhor ainda. De tão atribulados pensamos às vezes que Deus não está conosco. Mas você não está sozinho. Deus está contigo!
Aquela pedra que era um problema na vida de Jacó virou um travesseiro para ele descansar em Deus, foi um sonho para ele ver Deus trabalhar em sua vida e também um altar de adoração ao Senhor. Lembre-se que quando encontrar uma pedra em seu caminho e não puder removê-la de tão cansado que estiver ou de tão grande que ela seja você pode descansar em Deus, pode sonhar e adorar ao Senhor!

terça-feira, 29 de dezembro de 2015

ESPIRITO DE ENTENDIMENTO .

Isaías 11.2
E repousará sobre ele o Espírito do Senhor, o espírito de sabedoria e de entendimento, o espírito de conselho e de fortaleza, o espírito de conhecimento e de temor do Senhor.

-Introdução: O termo ‘Espírito de Entendimento’ é outra designação para o Espírito Santo e sua obra. Isso acontece através de uma capacitação espiritual para o cristão entender a vontade de Deus para sua vida.
Certamente você já passou por situações em que não entendia o que estava acontecendo. Certa confusão ronda a mente humana quando não há o Espírito de entendimento que só pode ser dado por Deus.
Na linda cena do Batismo de Jesus, quando o Espírito Santo veio sobre Ele que depois foi para o deserto, vemos que o Senhor tinha o entendimento de que estava sendo levado pelo Espírito Santo (Mateus 3.13-17). Graças ao Espírito de Entendimento, Jesus pode suportar a fome, frio, calor, sede, solidão, tempestades, feras e a tentação demoníaca.
Como posso receber o entendimento espiritual?
Vamos aprender um pouco sobre buscar o Espírito de Entendimento:
I - Renovando a mente:
 Romanos 12.1-2
Pessoas incrédulas, ou cegas espiritualmente são transformadas imediatamente quando em suas mentes recebem a ação do Espírito Santo. Todo cristão precisa manter sua mente renovada por Deus para não se deixar levar pelo velho homem e voltar ao pecado. Nunca podemos esquecer que quando aceitamos a Jesus, nós temos a mente de Cristo” (I Coríntios 2.16) e devemos deixar nossos pensamentos humanos para aceitar a vontade de Deus levando cativo todo o entendimento à obediência de Cristo” (II Coríntios 10.5).
Para proteger sua mente renovada, Deus supriu com o “capacete da salvação” que impede toda interferência mundana na cabeça do servo de Deus (Efésios 6.17).
Quando o mundo tentar sujar seus pensamentos com o velho pecado, peça ao Senhor para proteger sua cabeça com o capacete da salvação, “resisti ao diabo e ele fugirá de vós” (Tiago 4.7) e quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai” (Filipenses 4.8).
Você já passou por uma renovação em sua mente?
Deixe Jesus renovar sua mente!

II - Crendo nas palavras de Jesus: João 14.25-29
Jesus avisou que enviaria o Seu Espírito, mas os discípulos não entenderam estas palavras enquanto isso não aconteceu. Quando ocorreu a descida do Espírito Santo no pentecostes, foram cheios de poder e entenderam o que Jesus havia falado (Atos 2 e 3). A transformação em suas vidas foi tão grande que numa só pregação de Pedro, mais de três mil pessoas se converteram.
Jesus também disse que não podia falar tudo de uma vez e que ainda tenho muito que vos dizer, mas vós não o podeis suportar agora” (João 14.12) e que no momento certo revelaria sua vontade quando vier aquele Espírito de verdade, ele vos guiará em toda a verdade; porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e vos anunciará o que há de vir” (João 14.13).
Precisamos crer nas palavras de Jesus que são promessas garantidas para nossas vidas. Quando não entendermos o que o Senhor está nos falando, precisamos ao menos aceitar sua vontade e pedir ao Espírito de Entendimento que nos ajude.
Você crê nas palavras de Jesus para sua vida?
Aceite a vontade de Deus para você e peça a Deus que o ajude a entender!

III - Buscando porção dobrada do Espírito: II Reis 3.9-14
Porção dobrada significa que é o bastante par encher o interior e o exterior da vida. O profeta Eliseu pediu isso ao seu mestre Elias quando estava para tomado ao céu e lhe disse “pede-me o que queres que eu te faça” (v.9) e Eliseu disse imediatamente que desejava “porção dobrada do teu espírito” (v.9b).
A condição de Elias foi “se me vires... assim te farei...” (v.10). E assim aconteceu quando um “carro de fogo os separou...” (v.11) e Eliseu, que estava atento e “vendo...” (v.12) Elias subir para o céu como disse, “tomou o manto...” (v.14). A partir deste momento o mesmo Espírito que estava sobre Elias passou a usar Eliseu como profeta.
Em seguida vários milagres aconteceram. Eliseu tornou as águas saudáveis (II Reis 2.19-22), os rapazinhos que lhe zombam morrem (II Reis 2.23-25) e o azeite da viúva foi multiplicado (II Reis 4.1-7), um menino foi ressuscitado (II Reis 4.8-37). Enquanto Elias fez 13 milagres, Eliseu fez 26. Exatamente o dobro para mostrar que havia recebido porção dobrada do Espírito.
Naquele tempo, o Espírito Santo repousava sobre uma pessoa de cada vez. Agora quando o Jesus enviou o Espírito para sua Igreja, esta unção repousa sobre todos os servos do Senhor que se abrem à Sua presença. Hoje podemos receber uma porção maior ainda para receber milagres como Jesus garantiu que “aquele que crê em mim também fará as obras que eu faço, e as fará maiores do que estas; porque eu vou para meu Pai” (João 14.12).
Como fez Eliseu, devemos pedir a Deus que nos dê seu Espírito, “pois se vós, sendo maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais dará o Pai celestial o Espírito Santo àqueles que lho pedirem?” (Lucas 11.13).
Você já pediu ao Espírito Santo para encher sua vida?
Peça ao Senhor e receba o poder de Deus ungindo você!

IV - Buscando um dom espiritual: I Coríntios 12.1-11
Além de renovar sua mente, crer nas palavras de Jesus e receber porção dobrada do Espírito Santo, todo crente deve buscar um dom espiritual. Os dons são capacidades espirituais que completam nossa vida. Aquilo que não conseguimos fazer naturalmente é possível realizar através do poder sobrenatural do Espírito.
Na Igreja primitiva todos os crentes receberam o Espírito Santo com dons espirituais diversificados, pois a manifestação do Espírito é dada a cada um, para o que for útil” (I Coríntios 12.7) e isso não diferencia as pessoas, porque um só e o mesmo Espírito opera todas estas coisas, repartindo particularmente, a cada um, como quer” (I Coríntios 12.11).
Segundo o texto de I Coríntios 12, que traz um tratado sobre dos espirituais, o dom do Espírito é dado a alguém que tenha aceitado a Jesus Cristo como Senhor (v.3), é multiforme (v.4), tem como objetivo servir ao próximo de todas as maneiras possíveis através de ministérios [serviços] (v.5), cooperam para a unidade da Igreja, de maneira que um membro complete o outro (v.6-26), pois Deus distribui os dons a cada um como lhe apraz (v.27-31) e nos ensina a “procurai com zelo os melhores dons” (v.31).
Você já encontrou o seu dom espiritual?
Peça ao Senhor e busque os melhores dons!

-CONCLUSÃO:
Como uma pessoa no escuro é quem não tem entendimento espiritual. Vive uma vida confusa sem saber para onde está indo. Quando conhecemos a Jesus, recebemos um novo coração que transforma nossas vontades e emoções carnais de acordo com a vontade de Deus. Nossa mente é renovada, aprendemos a crer nas palavras de Jesus através das Escrituras, recebemos uma porção dobrada do Espírito Santo e temos o privilégio de dons espirituais que nos capacitam para a vida cristã.
Quando passar por uma situação que não consegue compreender o que está ocorrendo ou o motivo dos acontecimentos, peça ao Espírito Santo que te dê entendimento espiritual sempre que precisar. O Espírito Santo é conselheiro quando precisamos de orientação (Isaías 30.21) e quando não temos condições de entender, Ele é consolador quando precisamos de conforto (João 16.9).

segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

NUNCA DESISTA .

Tiago 1.2-4,12
Meus irmãos, tende grande gozo quando cairdes em várias tentações;
Sabendo que a prova da vossa fé opera a paciência.
Tenha, porém, a paciência a sua obra perfeita, para que sejais perfeitos e completos, sem faltar em coisa alguma.

Tiago 1:2-4

Bem-aventurado o homem que sofre a tentação; porque, quando for provado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor tem prometido aos que o amam.
Tiago 1:12


-IntroduçãoPerseverança é vencer obstáculos. Viver sem problemas para resolver não é ser perseverante. Quando nos convertemos o inimigo faz de tudo para nos atrapalhar e interromper nossa caminhada com Jesus. Os convites do mundo tentam muitas vezes nos fazer desviar do caminho (I Timóteo 4.12) e a perseguição as vezes nos enfraquece. Infelizmente as pessoas têm mania de começar e não continuar. 
Como ser perseverante?
Vamos aprender algumas lições sobre perseverança: 
1- As lutas: II Coríntios 4.8-9
Passamos por tribulações, mas não somos angustiados, por causa da paz de Deus em nossos corações. Ficamos perplexos porem não desesperados porque Deus é a nossa esperança.
Somos perseguidos pelo mundo, mas amparados pelos irmãos na fé. Ficamos cansados e abatidos, mas nunca destruídos roque Deus renova nossas forças.
Jó foi um homem que passou por tudo isso, perdeu tudo e todos, mas permaneceu e teve vitória.

2- A vitória: Romanos 5.3-5
As tribulações produzem perseverança porque vencemos os obstáculos e continuamos a caminhar.
A perseverança nos da experiência porque experimentamos bênçãos a cada luta.
A experiência nos dá esperança porque vemos o que Deus já nos fez e temos esperança do que ainda fará. Esperança é a continuação da fé, porque cremos e continuamos esperando em Deus.
Neemias foi um grande exemplo de pessoa perseverante. Começou a obra de reconstrução dos muros de Jerusalém, fizeram de tudo para impedi-lo, atrapalhar, mas ele não parou e os trabalhadores tinham uma arma na mão e a ferramenta na outra para trabalhar e se defender ao mesmo tempo.

3- A chave: Salmo 43.4e5
A chave da vitoria e a oração. O endereço certo, ou a fechadura certa é o altar de Deus.
Um certo Juiz achou difícil julgar uma mulher viúva, mas ela foi perseverante e foi a porta dele todos os dias para insistir na sua necessidade. Precisamos ser insistentes na oração e acreditar que na hora da angústia Deus nos socorre.
"Deus e o nosso refugio e fortaleza, socorro bem presente na hora da angustia" Salmos 46.1
Daniel também foi perseverante por 21 dias e orou a Deus em jejum até vencer. Se tivesse desanimado até no dia 20 não teria vencido.
Continue mais um pouco e vencerás!
-CONCLUSÃO:
É preciso perseverar e não deixar que a semente morra em nossos corações por estar a beira do caminho, entre espinhos ou pedras.
MOTIVOS PARA SER PERSEVERANTE:
Aquele que perseverar até o fim será salvo. Mateus 24.13
Sê fiel até a morte e dar-te ei a coroa da vida! Apocalipse 2.10
Mas o justo viverá da fé; e, se ele recuar, a minha alma não terá prazer nele. Nós, porém, não somos daqueles que se retiram para a perdição, mas daqueles que crêem para a conservação da alma. Hebreus 10.38,39

domingo, 27 de dezembro de 2015

SEDENTOS DE DEUS

II Reis 3.4-24
Então Mesa, rei dos moabitas, era criador de gado, e pagava de tributo, ao rei de Israel, cem mil cordeiros, e cem mil carneiros com a sua lã.
Sucedeu, porém, que, morrendo Acabe, o rei dos moabitas se rebelou contra o rei de Israel.
Por isso Jorão ao mesmo tempo saiu de Samaria, e fez revista de todo o Israel.
E foi, e mandou dizer a Jeosafá, rei de Judá: O rei dos moabitas se rebelou contra mim; irás tu comigo à guerra contra os moabitas? E disse ele: Subirei; e eu serei como tu, o meu povo como o teu povo, e os meus cavalos como os teus cavalos.
E ele disse: Por que caminho subiremos? Então disse ele: Pelo caminho do deserto de Edom.
E partiram o rei de Israel, o rei de Judá e o rei de Edom; e andaram rodeando com uma marcha de sete dias, e não havia água para o exército e nem para o gado que os seguia.
Então disse o rei de Israel: Ah! o Senhor chamou a estes três reis, para entregá-los nas mãos dos moabitas.
E disse Jeosafá: Não há aqui algum profeta do Senhor, para que consultemos ao Senhor por ele? Então respondeu um dos servos do rei de Israel, dizendo: Aqui está Eliseu, filho de Safate, que derramava água sobre as mãos de Elias.
E disse Jeosafá: Está com ele a palavra do Senhor. Então o rei de Israel, Jeosafá, e o rei de Edom desceram a ter com ele.
Mas Eliseu disse ao rei de Israel: Que tenho eu contigo? Vai aos profetas de teu pai e aos profetas de tua mãe. Porém o rei de Israel lhe disse: Não, porque o Senhor chamou a estes três reis para entregá-los nas mãos dos moabitas.
E disse Eliseu: Vive o Senhor dos Exércitos, em cuja presença estou, que se eu não respeitasse a presença de Jeosafá, rei de Judá, não olharia para ti nem te veria.
Ora, pois, trazei-me um músico. E sucedeu que, tocando o músico, veio sobre ele a mão do Senhor.
E disse: Assim diz o Senhor: Fazei neste vale muitas covas.
Porque assim diz o Senhor: Não vereis vento, e não vereis chuva; todavia este vale se encherá de tanta água, que bebereis vós, o vosso gado e os vossos animais.
E ainda isto é pouco aos olhos do Senhor; também entregará ele os moabitas nas vossas mãos.
E ferireis a todas as cidades fortes, e a todas as cidades escolhidas, e todas as boas árvores cortareis, e entupireis todas as fontes de água, e danificareis com pedras todos os bons campos.
E sucedeu que, pela manhã, oferecendo-se a oferta de alimentos, eis que vinham as águas pelo caminho de Edom; e a terra se encheu de água.
Ouvindo, pois, todos os moabitas que os reis tinham subido para pelejarem contra eles, convocaram a todos os que estavam em idade de cingir cinto e daí para cima, e puseram-se às fronteiras.
E, levantando-se de madrugada, e saindo o sol sobre as águas, viram os moabitas, defronte deles, as águas vermelhas como sangue.
E disseram: Isto é sangue; certamente que os reis se destruíram à espada e se mataram um ao outro! Agora, pois, à presa, moabitas!
Porém, chegando eles ao arraial de Israel, os israelitas se levantaram, e feriram os moabitas, os quais fugiram diante deles e ainda entraram nas suas terras, ferindo ali também os moabitas.

-Introdução: A bíblia conta muitas histórias de guerras que para nós parece às vezes estranho ou difícil de entender, mas servem para nos ensinar muito sobre nossas batalhas. Esta história nos fala sobre nossas lutas exteriores e ao mesmo tempo dos conflitos internos.
Neste tempo Israel estava dividida em duas partes, norte e sul. Vejamos um pouco sobre os personagens desta batalha:
Jorão era rei da nação de Israel, governando em Samaria, ao norte. Filho de Jezabel e Acabe, não servia ao Senhor embora nem de longe alcançasse a perversidade de seus pais. Jorão era o tipo de pessoa que não busca a Deus, mas que quanto ‘a barriga dói’, procura ajuda de todos os lados.

Mesa era o rei de Moabe, uma nação gentílica ao sul, próximo a Judá. Mesa devia ao pai de Jorão e quando Acabe morreu, Mesa se rebelou contra Israel e além de não pagar sua dívida, resolveu combater contra a nação.
Josafá era o rei de Judá ao sul de Israel. Homem temente a Deus. Não tinha nada a ver com o problema de Mesa rei de Moabe contra Jorão rei de Israel. Entrou nesta batalha pra ajudar a nação irmã.
Sobre o rei de Edom não há muitas informações, nem mesmo o seu nome. Edom entrou na peleja também para ajudar Jorão e porque escolheram usar sua fronteira ao sul de Moabe para atingir esta nação.
A guerra começou quando Mesa, rei de Moabe se rebelou contra Jorão rei de Israel e este pediu ajuda de Josafá rei de Judá e também do rei de Edom. Então foram três reis com seus exércitos contra um. Parecia que a batalha já estaria ganha, mas não foi tão fácil assim.
Como vencer as batalhas da vida?
Vamos comparar esta guerra com as lutas que vivemos no dia a dia e aprender como vencer:
1- A Luta Interior:
Eram três reis contra apenas um, de maneira que aos olhos humanos a batalha já estava ganha. Contudo quando ficaram sem água pra beber se enfraqueceram. Além da guerra exterior também tinham uma luta interior dentro de suas vidas. Com isso podemos aprender o que fazer para vencer nossa luta interna antes de enfrentar os desafios que estão diante de nós:
a)      Peça ajuda, mas não confie no homem: “serei como tu és, o meu povo como o teu povo, os meus cavalos como os teus cavalos” v.7
O rei Jorão chamou outros reis para guerrear com ele e foi o primeiro a desanimar (v.10) colocando a culpa em Deus. Isso acontece porque “Assim diz o SENHOR: Maldito o homem que confia no homem, faz da carne mortal o seu braço e aparta o seu coração do SENHOR!” (Jeremias 17.5). Também nunca culpe a Deus por seus problemas “Ninguém, ao ser tentado, diga: Sou tentado por Deus; porque Deus não pode ser tentado pelo mal e ele mesmo a ninguém tenta” (Tiago 1.13).
Por outro lado também não podemos nos isolar de tudo e de todos achando que podemos lutar sozinhos. Precisamos procurar reforços com pessoas próximas ou mais preparadas “porque se caírem, um levanta o companheiro; ai, porém, do que estiver só; pois, caindo, não haverá quem o levante” (Eclesiastes 4.10)“um ao outro ajudou e ao seu próximo disse: Sê forte” (Isaías 41.6).
Você tem confiado no homem ou em Deus?
Peça ajuda das pessoas, mas confie plenamente em Deus!
b)      Cuidado com as escolhas erradas: “então perguntou Jorão: Por que caminho subiremos? Respondeu ele [Josafá] pelo caminho do deserto de Edom” v.8
Josafá sugeriu ir pelo deserto de Edom porque seria o caminho mais perto para ele, mas na verdade seria o mais difícil. Foram combater em terreno do inimigo, uma terra estranha para eles e quando estavam já há sete dias de caminhada e não tinham mais forças para voltar atrás, começaram a desfalecer no deserto.
As escolhas determinam o futuro. Nem sempre o caminho mais perto é o melhor. Jesus disse “entrai pela porta estreita porque larga é a porta, e espaçoso, o caminho que conduz para a perdição, e são muitos os que entram por ela” (Mateus 7.14). Por isso também é preciso tomar cuidado com que procura para pedir opinião, porque a pessoa pode falar do seu problema de forma que seja mais favorável a ela e não a você.
Suas escolhas têm sido direcionadas por Deus?
Ore antes de tomar qualquer decisão!
c)      Reconheça suas fraquezas: “após sete dias de marcha, não havia água para o exército” v.9
Os três exércitos estavam equipados com armas, cavalos, carruagens, soldados treinados e tudo o mais que um exército precisa, mas esqueceram de preparar água. Eles estavam com sede no meio do deserto. Não poderiam enfrentar seus inimigos porque estavam enfraquecidos de sede.
Que coisa terrível é sentir sede! Ninguém vive sem água, por isso Jesus disse “aquele, porém, que beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede; pelo contrário, a água que eu lhe der será nele uma fonte a jorrar para a vida eterna” (João 4.14). Assim como não existe vida sem água, também não podemos viver sem Jesus.
Muitas pessoas não conseguem vencer suas lutas porque sentem uma sede interior, um vazio, insatisfação e carências emocionais que fragilizam a vida. È muito importante reconhecer as fraquezas para buscar forças para vencer, tapar as brechas e ser dependente de Deus que nos fortalece “porque, quando sou fraco, então, é que sou forte” (II Coríntios 12.10).
Você tem reconhecido suas fraquezas?
Reconheça suas limitações e seja fortalecido por Deus!
                              
2- A saída:
No meio do deserto e sem água, não sabiam o que seria pior: voltar pra traz ou enfrentar o inimigo mesmo sabendo que não tinham condições. Foi nesta encruzilhada que eles procuraram uma saída. Sempre há uma saída! Se a solução não estiver de um lado nem de outro, certamente estará lá no alto, vindo da presença de Deus. Por isso é importante saber como encontrar esta saída:
a)      Procure servos de Deus: “perguntou, porém Josafá: não há, aqui, algum profeta do Senhor, para que consultemos ao SENHOR por ele?” v.11
Jorão procurou o rei Josafá pra ajudá-lo e quando perceberam que tomaram uma decisão sem consultar a Deus, por isso tudo estava dando errado, Josafá resolveu buscar ao Senhor em oração antes de continuar. Ele perguntou se ali havia algum profeta de Deus para interceder por eles. Jorão não gostava do profeta Eliseu e este lhe resistiu por saber que seguia a maldade de seus pais (v.13-14), mas por casa do rei Josafá que era temente a Deus, o profeta intercedeu por eles e Deus respondeu com sua misericórdia.
È muito importante saber com quem anda e “não vos enganeis, as más conversações corrompem os bons costumes” (I Coríntios 15.33). O discipulado é uma forma de preparar o cristão para ser imitador de Cristo (I Coríntios 11.1) e nunca “se assenta na roda dos escarnecedores” (Salmos 1.1). Se você estiver com pessoas de Deus, certamente tudo o que fizerem juntos será abençoado pelo Senhor. Procure alguém mais preparado ou experiente na fé para te aconselhar (Tiago 5.16).
Você tem andado com servos de Deus?
Seja um discípulo e procure pessoas que te edificam!
b)      Adore ao Senhor: “quando o tangedor tocava, veio o poder de deus sobre Eliseu” v.15
Eliseu poderia ter feito várias outras coisas como orar, jejuar, clamar ou sacrificar, mas resolveu louvar a Deus. O louvor torna a alma sensível ao poder de Deus O louvor é uma arma poderosa para curar e libertar vidas. Deus habita entre os louvores (Salmos 22.4).
Josué adorou ao Senhor com o povo tocando trombetas ao redor de Jericó e as muralhas caíram (Josué 6.1-17), Gideão tocou trombetas e venceu a batalha (Juízes 7.19), Davi tocava a harpa e o espírito mau saída de Saul (I Samuel 16.23), Isaías viu os serafins adorando ao Senhor no Templo (Isaías 6.3) e Paulo e Silas cantaram na prisão e foram libertos (Atos 16.25,26).
A adoração pode ser usada em nossas batalhas como arma que derrota os maiores inimigos e fortalece os que estão fracos espiritualmente. Quando estiver passando por um momento difícil, tire um tempo de adoração a Deus. Ministre na presença do Senhor. Ouça e cante louvores.
Você tem adorado a Deus mesmo em meio a suas lutas?
Quando não houver nada que possa fazer, adore ao Senhor e deixe o Senhor te defender!
c)      Esvazie-se para receber: “fazei neste vale covas e covas... este vale se encherá de tanta água...” v.16,17
O profeta Eliseu disse para o povo fazer muitos buracos no chão do deserto para armazenar a água que seria enviada. Se não houvesse lugar para as águas, seriam desperdiçadas.
Deus quer agir, mas é preciso fazer a sua parte e dar lugar para o Senhor. É preciso buscar ao Senhor de“todo o coração” (Jeremias 29.13) e não apenas em parte ou com o coração cheio de ansiedades. Por isso é preciso se esvaziar. Um copo, por exemplo, se estiver cheio de água, precisa primeiro ser esvaziado para depois ser preenchido com outro conteúdo. Do mesmo modo é preciso se esvaziar de si mesmo para então ser cheio da presença do Senhor.
Muitas vezes a manifestação do Senhor é conforme sua “multiforme Graça” (I Pedro 4.10) e não conforme a vontade do homem, por isso o profeta disse que “não sentireis vento, nem vereis chuva, todavia este vale se encherá de tanta água que bebereis vós, o vosso gado e vossos animais” para mostrar que Deus age como, onde e como quiser. É preciso aceitar a vontade do Senhor como Jesus ensinou (Mateus 26.42) e não desejar ver para crer (João 20.29).
Peça ao Espírito Santo que te convença para se arrepender de seus pecados (João 16.8-11), então confesse seus pecados ao Senhor (I João 1.9) e receba o perdão. Depois “vá e não peques mais” (João 8.11) procurando fugir de toda forma de mal (I Tessalonicenses 5.22) e negando a si mesmo para tomar a sua cruz (Mateus 16.24) e “Fazei, pois, morrer a vossa natureza terrena” (Colossenses 3.5) sabendo que “se viverdes segundo a carne, caminhais para a morte; mas, se, pelo Espírito, mortificardes os feitos do corpo, certamente, vivereis” (Romanos 8.13).
Você tem se esvaziado continuamente ou está cheio de si?
Esvazie-se e seja cheio da presença do Senhor!

3- A Vitória:
Depois de resolver seu pior problema que era a falta de água, faltava ainda enfrentar seus inimigos. Para isso também precisavam de ajuda Divina. Semelhante aqueles reis em combate, também precisamos saber algumas coisas para lutar confiantes na vitória:
a)      Deus tem mais pra você: “isto é ainda pouco aos olhos do Senhor, de maneira que também entregará Moabe nas vossas mãos” v.18
Primeiro Deus resolveu o problema interior para depois ajudar na batalha. Muitos pedem uma bênção ou vitória, mas não cuidam da vida espiritual. Muito mais que isso, Deus quer que você seja uma bênção (Gênesis 12.2).
O Senhor não te abençoa segundo seus merecimentos ou necessidades apenas, Ele tem vida abundante pra você te abençoa “segundo a sua riqueza em glória” (Filipenses 4.19) e “com toda sorte de bênçãos” (Efésios 1.3). Creia que independente de qualquer situação, Deus é sua fonte inesgotável e sempre terá muito mais pra realizar em sua vida!
Você tem vivido a vida abundante que Jesus de oferece?
Creia que Deus sempre tem o melhor pra sua vida!
b)      A oração flui: “pela manhã, ao apresentar-se a oferta de manjares, eis que vinham as águas pelo caminho de Edom e a terra se encheu de água” v.20
No momento em que ofereciam a Deus uma oferta de louvor, o Senhor operou o milagre. Seria uma coincidência? Não. Deus flui na hora da oração!
Quando louvamos, servimos na sua obra ofertando a vida em consagração pela fé Deus opera o milagre. Jesus disse que “Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva”(João 7.38).
Só existe um segredo pra ser abençoado pelo Senhor que é viver em oração constante. Deus quer fluir em sua vida, mas precisa que você ore. Por isso Jesus sempre perguntava “que queres que eu te faça?”(Marcos 10.51). Deus tem prazer em ouvir nosso pedido de oração.
Você tem orado incessantemente?
Permaneça em oração, que o Senhor fluirá em sua vida!
c)      O sangue de Jesus te protege: “em saindo o sol sobre as águas viram os moabitas defronte deles as águas vermelhas como sangue” v.22,23
Os inimigos acharam que o povo de deus tinha morrido e cantaram a vitória antes da hora. Viram os poços de água no deserto e com o reflexo do sol nascente avermelhado pensaram que era sangue e que os três reis tinham se destruído. Mas tiveram que correr do povo de Deus.
Este sinal simboliza que quando o inimigo olha para o servo de Deus, ele vê sobre nós o SANGUE DE JESUS! Este sangue foi derramado para perdão, cura, libertação e principalmente salvação de todas as pessoas. Quando você reconhece a presença de Deus fluindo em sua vida, o inimigo não pode te derrotar porque você está protegido pelo sangue de Jesus!
Se estiver no meio de uma batalha, não lute com armas carnais, com sua capacidade e vontade apenas,“porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes” (Efésios 6.12). Não combata as pessoas, ore, interceda e profetize sobre suas vidas. Lembre-se que você tem uma arma poderosa que é o sangue de Jesus.
A batalha está difícil demais?
Clame o sangue de Jesus sobre sua vida!

O Senhor te dá vitória nas batalhas!
-CONCLUSÃO:
Muitas lutas que enfrentamos e não conseguimos vencer é porque há dentro de nós um problema, uma sede interior que só pode ser saciada por Deus. Por isso é importante procurar ajuda de pessoas sem confiar no homem, tomar cuidado com as escolhas erradas e reconhecer as fraquezas. Procure ajuda de servos do Senhor para edificar sua vida, adore ao Senhor de todo o seu coração e esvazie-se para receber o que Deus tem pra te dar. Você pode confiar que Deus tem mais pra você, na hora da oração Deus fluirá em sua vida e o sangue de Jesus te protege completamente.
Não desista de lutar. Você não está sozinho. Creia que Deus quer saciar sua sede interior, te cobrir com o sangue de Jesus e te dar a vitória.